Boi de Máscaras concorre no Amazonas

Publicado em 21 de outubro de 2011

 

O documentário “Toda Qualidade de Bicho”, dos paraenses Angela Gomes e Cezar Moraes, é um dos selecionados para a competitiva da V Mostra Amazônica do Filme Etnográfico, que acontece em Manaus (AM). A mostra inicia nesta sexta-feira, 21 de outubro.

O curta “Toda Qualidade de Bicho”, de 10 minutos, mostra o trabalho, história de vida e sabedoria do “Mestre Dorrês” (foto abaixo) , o principal artesão que confecciona os bois usados na manifestação boi de máscaras de São Caetano de Odivelas, nordeste do Pará. A manifestação é uma espécie de boi-bumbá, criada há quase um século por pescadores do município, que todo mês de junho enche a cidade de festa, cor, alegria e autêntica cultura popular. Seu Antônio dos Reis, hoje com 82 anos e com a saúde frágil, enfrenta o dilema de como e para quem passar a paixão e a técnica que desenvolveu ao fazer bois, e outros bichos, desde a adolescência.

Gravado em 2010, o curta foi finalizado em 2011 e teve pré-estreia em São Caetano de Odivelas em maio. Já é a segunda vez que o filme participa de uma competição cinematográfica. A primeira foi na última semana de setembro quando participou da mostra competitiva do III Festival do Filme Etnográfico de Recife (PE), sendo um dos 18 selecionados entre mais de 200 documentários nacionais e internacionais de cunho etnográfico, ou seja, que abordam aspectos da cultura de um povo ou comunidade.

Desta vez, está entre os 26 filmes que participam do evento no Amazonas, dos quais serão selecionados três filmes pelo corpo de jurados. A V Mostra também premiará o filme escolhido em júri popular e o melhor documentário amazonense. O júri é composto pelo cineasta Andrea Tonacci, pelo coordenador nacional do festival Etnodoc, Cristiano Mota, pelos antropólogos Junia Torres e Cristian Pio Avila e a realizadora audiovisual Cristiane Garcia.

A mostra é promovida pelo Núcleo de Antropologia Visual da Universidade Federal do Amazonas, sendo um dos importantes eventos do calendário cinematográfico do Amazonas.

O documentário “Toda Qualidade de Bicho” vai ser exibido no dia 24 (segunda-feira), a partir das 19h. O trailler pode ser visto em http://vimeo.com/27063928.

A programação completa da mostra pode ser acessada no site do evento: http://navi.ufam.edu.br.