Do megabyte ao yotabyte

Publicado em 4 de agosto de 2014

 

O volume de dados no mundo poderá alcançar 35 zettabytes.

Esse novo cálculo feito pela Consuloria IDC para prever o  espaço de armazenamento de dados, nos computadores.

Você tem noção do que isso representa,  comparando-o aos atuais limites de discos rígidos, medidos em Terabytes?

A seguir, o blog oferece a dimensão atual dos medidores de dados e o que nos guarda, no futuro:

Megabyte

Lembra daquele disquete (ou disco flexível) que costumávamos usar para guardar dados? O de maior capacidade podia armazenar até 5,76 MB: daria para salvar só 5 fotos digitais ou ouvir um arquivo de música em mp3 com aproximadamente 5 minutos de duração.

Gigabyte

Usar pendrives para guardar arquivos e levá-los onde você quiser já é algo bem comum. Num dispositivo de 1 GB, daria para gravar 320 fotos digitais (.jpg), mas com resolução bem maior do que no exemplo anterior. Se fosse guardar só músicas, você gastaria 16 horas para ouvir toda a lista (dá para ir de avião de São Paulo a Moscou durante esse tempo).

Terabyte

Para aqueles que precisam de mais espaço, já existem HDs (discos rígidos) externos, que bem como pendrives tem a facilidade de serem portáteis. Um HD externo de 1 TB pode armazenar cerca de 40 filmes em alta definição ou 500 jogos. Já em fotos digitais de alta resolução, seriam 320 mil e em músicas, 16,6 mil horas (666 dias ou quase 1 ano e 9 meses).

Petabyte

Para armazenar 1 PB em dados, seria necessário um data center (local projetado especialmente para guardar dados de empresas) que ocuparia uma área total de 1.000 m2, com 4.000 máquinas (entre servidores e estações de trabalho)

Exabyte

Para armazenar 1 EB em dados, seriam necessários 71 data centers que, juntos, ocupariam 9 campos de futebol. Se cada homem, mulher e criança do planeta guardasse consigo 1 pacote de arquivos de 2,5 GB (entre fotos, músicas, documentos, vídeos e outros) conseguiriam alcançar 1 EB – considerando que a população geral é de 6,9 bilhões de pessoas.

Zettabyte

Para guardar 1 ZB em volume de dados, seriam necessários 73 mil data centers que, juntos, ocupariam toda a área da Cidade de São Paulo ou 9 mil campos de futebol. Essa é a demanda aproximada de armazenamento no mundo.

Yotabyte

Por fim, temos 1 YB, uma quantidade gigantesca de dados: para você ter ideia, seriam necessários 75 milhões de data centers, que ocupariam toda área do Estado de São Paulo.