DMTU supera metas de intervenção no trânsito

 

FOTO EMMET 02Durante 2014, o DMTU superou metas previstas de intervenção no trânsito de Marabá, realizando  centenas de ações nas zonas urbana e rural do município.

“Embora tenhamos atuado de forma consistente, visando melhorar o fluxo do tráfego e suas consequências para a segurança da comunidade, grande parte da população não tomou  conhecimento de nossas intervenções”, lamenta o diretor geral do Departamento Municipal de Trânsito de Marabá, capitão Emmett Alexandre (foto).

Como uma das principais ações,  Emmett destaca o  mapeamento dos   principais pontos críticos dos bairros Nova Marabá, Marabá Pioneira, Cidade Nova, Novo Horizonte, Laranjeiras, Liberdade, São Felix e Morada Nova.

O órgão municipal de trânsito realizou outras dezenas de operações, durante todo o ano, nas datas de grande afluência de público, como no carnaval, Semana Santa, Festejos Juninos, Copa do Mundo,  Expoama, Veraneio,  Semana da Pátria, Fecam (Festival da Canção em Marabá), Círio, Eleição, Dia da Criança, Marcha Profética, Dia de Finados,  Festejos São Félix do Valois (padroeiro do município), e operações no final de ano.

Sob o comando de seu diretor geral, capitão Emmett  Alexandre, o DMTU  desenvolveu também ações de educação e cidadania para o trânsito, através da distribuição de cartilhas e realização de blitzen de orientação de pedestres sobre as formas de atravessar nas faixas de pedestres

Em Setembro, o órgão  direcionou aos motociclistas a chamada  Multa Educativa.

Nesta atividade,  equipes abordaram  diversos condutores orientando-os e convidando-os a participarem de  palestras educativas sobre os perigos presentes no trânsito. Quem participou das palestras recebeu como bonificação o arquivamento de  multas pendentes junto ao órgão.

Também o DMTU ofereceu palestras com Teatro de Fantoches, Artes cênicas e Mini Palestras durante todo o ano que passou.

Capitão Emmett esclarece que no “ Dia Mundial em Memória às Vítimas de Acidentes de Trânsito, levamos  a presença do órgão aos  bares existentes na Orla Sebastião Miranda, onde foram realizados testes com bafômetros descartáveis nas pessoas presentes nos locais, além de efetivar a exposição de um copo gigante com uma moto acidentada dentro do mesmo”.

Destaca, também, a atuação da Equipe de Engenharia do DMTU.

“Durante 2014,através daquele departamento, implantamos sinalização em áreas escolares próximo às escolas  Gaspar Viana, Jonathas Pontes Athias, Augusto Morbach, Salomé Carvalho, Albertina Sandra Moreira e Gente Importante (Nova Marabá);  Irmã Theodora, Raimundo José de Souza, Elcione Barbalho, Francisco de Souza Ramos, Avanir Tenório Ramos, Darcy Ribeiro, Maria Amélia, Professor Raimundinho, SESI( Núcleo Cidade Nova); Escola Pequeno Pajé (bairro São Félix)”, relata o oficial.

Implantação de semáforos em  áreas consideradas pontos críticos  como na folha 27;  BR-230 com a Avenida Nagib Mutran/Posto do Bolinha no Bairro Cidade Nova;  e na Avenida Antonio Vilhena cruzamento com a Avenida Paraíso,  no Bairro Liberdade.

Foram efetivadas revitalizações periódicas da sinalização existente (placas sinalizadoras, faixas de pedestres, etc) nas seguintes vias em diversos pontos das zonas urbanas e rural.

Foram processados 18.167 autos de infração de trânsito;

O DMTU realizou ainda em 2014, de janeiro a outubro,  a denominada Operação Calçada Livre destinada a fiscalizar, orientar e ordenar os passeios públicos e calçadas.

Também foi  incrementada, a Operação Lei Seca através de fiscalização e orientação em parceria com os demais órgãos de segurança, visando coibir o uso do álcool ao volante prevenindo acidentes de trânsito por motivo de embriaguez;

 

DMTU dedicou-se também a ações de cidadania, oferecendo palestras  sobre Direitos dos Idosos no Transporte, conscientizando os participantes a respeito do Cartão Para Vaga Especial de Estacionamento. Referida palestra teve como público alvo os idosos e a comunidade local,  presentes no Posto de Saúde Amadeu Vivácqua,  localizado no Bairro São Félix, visto que se tratava de um evento previsto para a Semana Nacional do Idoso.

Foi desenvolvida,  pela Divisão de Apoio ao Usuário com Gratuidade, uma caminhada em função da divulgação dos direitos da pessoa idosa durante a Semana Nacional do Idoso.

Foi concluída a elaboração da proposta que visa alterar o regulamento dos serviços de táxi convencional, bem como instituiu-se o padrão visual para veículos de transporte de escolares.

Designou-se  novo itinerário para circulação do ônibus coletivo  até a Cidade Jardim, para beneficiar universitários da Unifesspa.

.

Em cumprimento ao decreto que regulamenta o serviço de táxi lotação, foram realizadas vistorias  em 74 veículos, com o intuito de garantir a segurança, higiene e conforto na prestação dos serviços à sociedade.

Em cumprimento à Lei que regulamenta o serviço de Moto Táxi, foram realizadas duas  vistorias durante o ano, abrangendo setecentos mototaxistas, juntamente com suas motocicletas, coletes e capacetes.

Através da Operação Combate aos Clandestinos, realizou-se fiscalização, durante  três dias em todos os núcleos da cidade, com  objetivo fr conscientizar  condutores infratores,  e apreender veículos utilizados para o transporte clandestino durante o período diurno.

Aplicação da  Operação Transporte Seguro, voltada para a prevenção de infrações relacionadas ao transporte.

Durante os meses de janeiro a junho foram realizadas 18 operações, com o objetivo de fiscalizar e apreender veículos que estivessem efetuando transporte de pessoas clandestinamente no período noturno.

“Para a realização de suas ações externas, o DMTU contou  com parcerias importantes, destacando-se as presenças da Postura, Guarda Municipal, Polícia Militar, Exercito Brasileiro, Detran, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros e Secretaria Municipal de Segurança Institucional “, finaliza Emmett Alexandre.