Dicas sobre os principais balneários do Pará

 

Agência Pará está publicando dicas sobre os principais balneários do Estado, para quem vai curtir férias, fora de seu município.

Nesta semana, além de indicar Marabá como  local ideal para veranistas, a publicação cita também os atrativos de Curuçá, Salinópolis , Salvaterra e Soure.

Anote aí:

Município: Curuçá

Resize

Distância da capital: 136 km (aproximadamente 2 horas e 15 minutos de carro)

Como chegar: Carro particular ou coletivo (há linhas que saem do Terminal Rodoviário de Belém com destino ao município)

Sobre Curuçá: Localizada no nordeste paraense, a cidade de Curuçá é considerada um dos polos turísticos mais promissores da região. Com 119 anos de emancipação política, o município fascina por sua história, cultura e belezas naturais. Curuçá tem como um dos principais eventos do calendário municipal o Carnaval, que tem como principal destaque o bloco ecológico “Pretinhos do Mangue”, que arasta uma multidão de pessoas pelas ruas, fantasiada apenas com a lama retirada dos próprios manguezais da cidade.

Imperdível: Visita à praia da Romana

Programação:

XXXVIII Festival do Folclore de Curuçá: 18 a 20 de julho, na Praça Matriz

– Dia 18/07: Cerimônia de abertura do Festival no palco dos Grupos Folclóricos com o Balé Folclórico da Amazônia-Brasil, a partir das 19 horas. Às 21 horas, shows com Banda Zona 5, Skema Embaloê, Gilson Neves, Durval Henrique e Solano, Pegada Nativa, Bosco Guimarães, Banda Karisma e aparelhagem Intersom.

– Dia 19/07: Apresentação de grupos folclóricos a partir das 17h30 no palco dos grupos folclóricos. A partir das 23h50, shows com a banda Trilha Colateral e Tropa do Forró e, encerrando a noite, aparelhagem “Intersom”. No barracão do carimbó, a programação começa às 10 horas e segue até as 3h do domingo com o conjunto de carimbó de Curuçá “Raio de Sol”.

– Dia 20/07: Apresentação de grupos folclóricos, a partir das 16 horas. Às 18h50, show com o Arraial do Pavulagem. Às 00h30, show da banda ARK e, encerrando a festa, aparelhagem “Intersom”. No barracão do carimbó, a programação começa às 10 horas e segue até 3h de segunda, com o conjunto de carimbó de Curuçá “Explode Coração”.

Verão na Comunidade Abade: 11 a 27 de julho

– Dia 11/07: Abertura do Verão Curuçaense na Comunidade do Abade, a partir das 17 horas, com aulão de eletro-ritmo animado por Paulinho Rocha. Às 19 horas, show de Calouros infantil e adulto, e às 22h, show com a Banda Bom de Farra.

– De 12 a 24/07: Diversas programações esportivas e culturais

– Dia 25/07: Desfile Garota Mirim, a partir das 16 horas. Às 19 horas, desfile fashion e, às 22 horas, show Banda Travel Time.

– Dia 26/07: Desfile Garoto Bronze, às 16 horas. Às 19 horas, Desfile Garota Molhada e, às 22 horas, show de Marcelo Aguiar.

– Dia 27/07: Às 16 horas, concurso Garota Verão. Encerrando a noite, a partir das 22 horas, show com a Banda Forró do Bacana.

Mais informações: https://www.facebook.com/prefeituradecuruca.

—————

Município: Marabá

Distância da capital: 500 km (aproximadamente 7 a 10 horas em ônibus executivo e de seis a oito horas em carro particular)

Como chegar: Carro particular, coletivo ou via aérea (companhias de grande e médio porte realizam voos comerciais diários para o município)

Sobre Marabá: Encravada no coração do sudeste paraense, Marabá é, hoje, um dos principais polos de desenvolvimento econômico do Estado. Grandes obras e um contingente populacional que aumenta a cada ano – atraído justamente por essa abundância de investimentos – marcam o cenário da cidade, que também se destaca pela variedade de atrativos turísticos, principalmente as praias, que nesta época do ano recebem centenas de turistas de todo o Pará e até de Estados vizinhos, como Tocantins, Maranhão e Goiás

Imperdível: Visita à praia do Tucunaré, que neste ano, além de toda a exuberância natural – a praia emerge da vazante do rio Tocantins –, realiza, pela primeira vez, o “Comida de Barraca”, um concurso gastronômico que vai eleger o prato preferido dos veranistas que frequentam o local.

Mais informações: http://maraba.pa.gov.br/

———————-

Município: Salinópolis

Salinas

Distância da capital: 220 km (aproximadamente 3 horas e 30 minutos de carro)

Como chegar: Carro particular ou coletivo (há linhas que saem do Terminal Rodoviário de Belém com destino ao município)

Sobre Salinópolis: Banhada pelo Oceano Atlântico, Salinópolis – chamada pelos paraenses apenas de Salinas – é um dos mais belos e concorridos balneários do Pará. Com clima agradável o ano inteiro, a cidade oferece ao veranista belas praias de águas salgadas e cristalinas, como Corvina, Farol Velho, Maçarico, Marieta e Atalaia. Além de banhistas, o município também atrai muitos praticantes de esportes aquáticos, como o surfe e o wakeboard.

Imperdível: Visita ao “Lago da Coca-Cola” (foto abaixo), local rodeado por dunas e que possui águas limpas, negras e geladas.

Coca Cola

Programação:

– Dia 10/07: Grupo de Carimbó Ritmo Salinense na Ponte do Caranã

– Dia 11/07: Grupo de Carimbó União na Ponte do Caranã

– Dia 11/07: Banda Irreverência e Jeito Inocente no palco da Orla, a partir das 21h

– Dia 12/07: Grupo de Carimbó Revelação do Zimba na Ponte do Caranã

– Dia 12/07: Show Nacional com Jamil e Uma Noites, Viviane Batidão e Banda Anjos do Melody no palco da Orla, a partir das 21h

Mais informações: http://www.salinopolis.pa.gov.br/

——————

MARAJÓ

Município: Salvaterra

Distância da capital: 77 km (aproximadamente 4 horas de barco até o Porto Camará, em Salvaterra)

Como chegar: Embarcações que fazem o trecho Belém-Porto de Camará (Salvaterra).

Sobre Salvaterra: Só em 1961, Salvaterra deixou de ser distrito de Soure e foi elevado à categoria de município. Conhecido como “Princesa do Marajó”, Salvaterra oferece aos visitantes lindas praias de água doce, igarapés e fazendas. Uma das praias mais charmosas é Água Boa, um paraíso escondido e tranquilo. Outra marca registrada do município é o abacaxi. Salvaterra é um dos maiores produtores da fruta no país.

Imperdível: Joanes, uma das mais belas praias do Marajó, a 17 km do município.

Programação:

– 12/07: Etapa Salvaterra (região Marajó) na praça Magalhães Barata

—————–

Município: Soure

Soure

Distância da capital: 87 km (aproximadamente 4 horas de barco até o Porto Camará, em Salvaterra, e 20 minutos de ônibus ou van até a sede da cidade. De lá, mais dez minutos de travessia até Soure)

Como chegar: Embarcações que fazem o trecho Belém-Porto de Camará (Salvaterra). De lá, a travessia para Soure dura apenas 10 minutos, de balsa ou barco.

Sobre Soure: Conhecida como a “Pérola do Marajó”, Soure oferece opções para todos os gostos, com praias de águas doces e salgadas, campos naturais e uma fauna riquíssima. Entre as belezas naturais, as praias são o destaque. A do Pesqueiro, por exemplo, possui dunas espalhadas por quase toda a sua extensão. Já a de Araruna revela o lado selvagem do município. A praia fica próxima a uma área de mangue e atrai muitos turistas por causa dessa peculiaridade. Em Soure, também é possível encontrar grande variedade de objetos fabricados com couro de búfalo, animal típico do arquipélago do Marajó, com inúmeras utilizações pela população local. Sua carne é um dos ingredientes mais apreciados na região, por moradores e turistas.

Imperdível: Vila do Pesqueiro, onde o visitante pode conhecer mais de perto o dia a dia dos moradores da cidade

Mais informações: http://www.soure.pa.gov.br/