Dia mundial contra o câncer

Publicado em 4 de fevereiro de 2013

 

 

Hoje, 04 de fevereiro, comemora-se com reverência, o dia mundial de luta contra o câncer. Um dia em que o mundo pára, e, em um só clamor, duela contra as tantas mortes de números catastróficos, através de reuniões governamentais, campanhas publicitárias e palestras educativas com a sociedade. Enfim, trata-se de uma educação voltada para a conscientização dessa enfermidade, trazendo esclarecimentos sobre prevenção, tratamento e cura.

Tais informações nos tiram do escuro, permitem que a sociedade avalie fatores de riscos sob os quais vive, muitas vezes ignorados por tantos por mera falta de informação. Também, instigam o desejo de buscar, preventivamente, uma vida mais saudável, sendo esta conscientização, a mais louvável, para nós e em nome daqueles que já se foram. Afinal, é fazer valer a pena ainda estarmos aqui!

Câncer vai além da saúde. Gera ímpetos sociais e econômicos, bem como, afoita as políticas públicas. Portanto, esse ônus de orientar, prevenir e tratar é de todos. Aqui somos um só.  Embora seja um desafio mundial, o resultado depende sim do esforço e interesse de cada um de nós. Logo, sociedade e seus representantes devem unir forças e estratégias corretas em prol dessa luta.

 

cancer
Foto da campanha do Instituto Nacional do Câncer (Brasil)