Dia de Campo: quando a reciclagem de produtores rurais melhora a qualidade do gado produzido no Pará

Publicado em 1 de abril de 2021

Na Fazenda Sororó, da RR Agropecuária, empresa que congrega o Grupo Zucatelli, no último sábado, 27, foi realizado mais uma edição do Dia de Campo, simpósio que reuniu palestras, workshop, novas tecnologias agrícolas e  atividades práticas.

Os eventos da RR Agropecuária têm possibilitado a transferência de novas técnicas e ferramentas àqueles que fazem da terra uma atividade produtiva voltada para alimentar a população.

A diretoria do Grupo Zucatelli não tem medido valores para investir na reciclagem de pequenos, médicos e grandes produtores rurais, reciclando-os e qualificando a produção de animais bovinos.

No Dia de Campo do último final de semana, a primeira  palestra denominada “Nutrição com Precisão, mais resultados na Produção com Lucro”, proferida pelo zootecnista Leonardo de Gouveia, acrescentou muitas informações. A troca de informações entre palestrante e produtores se estendeu por bom tempo, dirimindo dúvidas e  esclarecendo sobre novas tendências da tecnologia no setor.

Depois da palestra de Leonardo, o diretor-presidente do Grupo Zucatelli, Reinaldo Zucatelli, convidou seus amigos agropecuaristas para conhecerem o plantio  de sorgo chileno gigante, uma das culturas mais utilizadas hoje para a produção de forragem.

Em campo, participantes do Dia do Campo conheceram a produção de forragem da Fazenda Sororó, como plantio e sua colheita (fotos abaixo).

 

A apresentação do plantio de sorgo gigante chileno  demonstrou o quanto a RR Agropecuária se desenvolve como um laboratório a céu aberto procurando, com isso, dar apoio para o desenvolvimento de pesquisas agrícolas.

As palestras ministradas no Dia de Campo mostraram também que é possível adequar as atividades dentro do zoneamento proposto pela área, produzindo ciência, tecnologia e inovação.

Por cerca de uma hora, os visitantes percorreram o Shopping Nelore Zucatelli, aprofundando-se nos investimentos na área.

“O foco da capacitação é o planejamento da produção de forragem em propriedades de gado. Com um bom planejamento, o pecuarista tem condições de enfrentar contratempos e minimizar os riscos do negócio. Portanto,  é preciso fazer planejamento macro da fazenda, caso contrário o produtor não terá como prever a demanda de alimento para os animais”, disse Reinaldo Zucatelli.

Em seguida ao giro pela área do Shopping Nelore Zucatelli, os pecuaristas retornaram ao tartesal da Fazenda Sororó para prosseguimento do painel de palestras, que foi encerrada pelo agrônomo  Luís Caires,  consultor agropecuário  do Grupo Irmãos Quagliato e de outras empresas do agronegócio,  ministrando o tema  “Sistema Diamantino & Integração Lavoura-Pecuária”.

O Dia de Campo é uma iniciativa que aproxima os pequenos, médios e grandes produtores rurais no aprendizado de novas tecnologias  e aquisição de conhecimentos que nos levam a melhorar a nossa forma de gerir  a terra, os animais que criamos, enfim, nos tornando gestores eficientes”, disse o agrônomo  Luís Caires

 

Os cuidados da RR Agropecuária com o respeito aos protocolos sanitários foram muito elogiados pelos participantes do Dia de Campo.

Pra início de conversa, Reinaldo Zucatelli limitou convites a número reduzido de participantes.

Ao contrário do que se via em edições passada do Dia de Campo, antes da pandemia, quando a fazenda recebia centenas de pessoas, no último final de semana o universo de participantes ficou restrito a três dezenas.

Logo na entrada da estrada que dá acesso à sede da Fazenda Sororoó, à margem da BR 155, a empresa de agronegócio disponibilizou orientações sobre o uso de máscara, com distribuição de máscara e álcool em gel, exigência de distanciamento e cumprimento a distância, sem toque das mãos, etc.

No tartesal, os convidados ficaram em mesas onde sentavam-se apenas duas pessoas, todos usando máscaras.

Na hora do lanche e refeição (um churrasco foi oferecido), todos tiveram que usar luvas.

A cada ponto que se andava na sede da fazenda, avisos eram vistos orientando sobre os protocolos de segurança sanitária.

Show de bola dos organizadores do Dia de Campo.

A Rádio KlickNews, segmentada apenas em notícias, fez a sua primeira transmissão ao vivo direto da fazenda, em áudio e vídeo.