Conteúdo do post E aí, deputados? gera comentário do deputado João Salame (PPS), a seguir transcrito:
Estou viajando muito pelos municípios do sul do Pará e tive pouco tempo pra acessar o seu blog.
Agora me dou conta da notícia que a deputada Bernadete estaria lutando pelo fim do monopólio da Tansbrasiliana.
É fácil. No caso do transporte coletivo urbano de Marabá basta a prefeitura abrir licitação para novas linhas. No caso das linhas existentes, se o contrato tiver expirado, abrir para elas também.
O prefeito Maurino Magalhães, que foi meu adversário, tem o meu apoio para adotar essa medida.
No caso das linhas estaduais basta o governo do Estado, através da Arcon, fazer o mesmo. A deputada Bernadete, que é do PT, mesmo partido da governadora, certamente tem força para convencer o governo a adotar tal medida. De igual modo tem desde já o meu apoio.
Já está provado que o monopólio é ruim até para quem o detém, pois a empresa perde competitividade e deixa de se preparar para a concorrência que mais cedo ou mais tarde virá.
Passos concretos. É o que precisamos nessa questão. No município e no Estado, prefeito e deputada podem contar comigo.
Atenciosamente
João Salame
João Salame
4 de setembro de 2009 - 03:45Em abosoluto tentei desqualificar a iniciativa da deputada. Disse apenas, e repito, que sua condição de parlamentar do mesmo partido da governadora, lhe dá maior condição política pra levar adiante luta tão difícil. Se é o Executivo que tem o poder de modificar uma situação como esta, é muito mais fácil que um parlamentar da base aliada convença o governo a caminhar nessa direção do que um parlamentar de oposição. Senão, aí sim, não passa de discurso. E discurso, apenas, é coisa que cai bem num deputado de oposição. Tenha certeza que não é preciso nenhum "debate amplo" com a sociedade para se constatar que este monopólio de uma empresa não é bom para os usuários do tarnsporte coletivo. É simples assim, o que eu disse. A capacidade de ilação do anônimo acima é que parece muito complexa.
Atenciosamente
João Salame
Anonymous
2 de setembro de 2009 - 09:51João,
O mérito da deputada está em deennciar publicamente a questão da precariedade e do monopólio no serviço de transporte coletivo.
O fato de ela pertencer ao partido da Governadora não facilita nem dificulta as medidas que melhorem o serviço, pois o deputado sabe muito bem que decisões políticas, na grande maioria das vezes, se sobrepõem às vontades individuais dos governantes.
O debate amplo com a sociedade em geral é que vai garantir a pressão política necessária que garantirá a solução do problema.
Tentar desqualificar a iniciativa da deputada Bernadete é atitude que não esperava do deputado Salame