Deputado explica aprovação de projeto que cria Unifesspa

 

 

No blog do deputado federal Cláudio Puty, texto explicativo sobre a aprovação, na Comissão de Finanças e Tributação, do projeto que cria a Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará – UNIFESSPA.

 

Nesta quarta-feira (31), foi aprovado, na Comissão de Finanças e Tributação, o projeto de iniciativa do Executivo que cria a Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará – UNIFESSPA.

O relator da proposição, deputado federal Cláudio Puty (PT-PA) comemorou a votação: “A UNIFESSPA será criada por meio de um desmembramento da Universidade Federal do Pará, onde sou professor. Esta nova instituição de ensino ficará na região de Carajás, em um local muito importante para o estado, pois cresce muito e precisa desenvolvimento em pesquisa e extensão para poder acompanhar a dinâmica econômica que não espera”.

No relatório de Puty foi acrescentado o núcleo de Parauapebas, além do campus de Marabá que constava no projeto original, para integrar a nova universidade. Foram criados, ainda, os campi de Rondon do Pará, Santana do Araguaia, São Félix do Xingu e Xinguara.

Para compor o quadro de pessoal da nova Universidade, propõe-se redistribuir cargos vagos e ocupados do quadro de pessoal da UFPA, além da criação de 1.101 cargos, sendo: 506 cargos de Professor do Magistério Superior, 238 cargos Técnico-administrativos em Educação, de nível superior e 357 de nível intermediário.

A UNIFESSPA faz parte do ciclo de expansão do ensino superior proposto pelo governo federal.

“Foram criadas quatro universidades federais na gestão do Ministro Haddad, hoje prefeito eleito de São Paulo, consolidando assim um novo ciclo de expansão do ensino superior”, lembra Puty.