Blog recebeu no início desta tarde emeio da assessoria de imprensa do deputado estadual João Chamon Neto (PMDB), garantindo que foi ele quem conseguiu do secretário de Saúde do Estado o retorno da Regulação do Hospital Regional Geraldo Veloso, atualmente regulado direto da capital do Estado.

Antes, no início da manhã, o diretor do 11o Centro Regional de Saúde, Geraldo  Barroso, havia mantido contato com o poster falando exatamente o contrário, como mostra o link.

Em todo o caso, ficam as duas versões.

Abaixo, release da assessoria do deputado estadual peemedebista, reproduzido do jeito que foi enviado, inclusive com título da matéria:

———————

Regulação de pacientes voltará para Marabá

Deputado Chamon consegue de secretário estadual o retorno do acesso ao Hospital Regional

A regulação dos leitos no Hospital Regional do Sul e Sudeste “Doutor Geraldo Veloso” deve voltar a ser feita diretamente em Marabá em no máximo dois meses. É o tempo que seria necessário para o aluguel de um espaço próprio e formação da equipe para o trabalho. Esta foi a resposta que recebeu nesta segunda-feira (17) o deputado estadual João Chamon (PMDB), que vinha desde o início do ano, cobrando o retorno deste serviço, o qual havia sido transferido para Belém. O parlamentar foi recebido pela manhã pelo secretário de Estado de Saúde, Vitor Mateus.

Em pronunciamentos reiterados na Assembleia Legislativa do Estado do Pará (Alepa), o assunto tem sido amplamente debatido e o parlamentar chegou a classificar esse fato como “inadmissível” alegando que o serviço “lida com a vida das pessoas e que não podia ficar concentrado em Belém”.

João Chamon já havia protocolado requerimento, pedindo que a Secretaria de Estado de Saúde se pronunciasse quanto a pontos do sistema de regulação do Hospital Regional de Marabá, e solicitou audiência com o secretário Vitor Mateus para tratar deste e outros assunto referentes à saúde pública da região de Carajás.

“Estou muito feliz e satisfeito com os desdobramentos da audiência, pois consegui respostas positivas sobre a regulação do Regional. O Dr. Mateus me disse, ainda, que já determinou à regional da SESPA em Marabá a realização de um estudo para essa mudança imediata. Garantiu-me, também, que deve reunir com os secretários municipais da região para a criação de um consórcio de municípios na área de saúde ou fortalecimento do CISAT”, comemorou o parlamentar por meio de uma rede social.

Outra importante solicitação feita pelo deputado também foi bem aceita pelo secretário, como o deslocamento para Marabá de um pneumologista a cada 15 dias. “A região não tinha um pneumologista e agora teremos um a cada 15 dias. Será feito ainda um levantamento da demanda para autorizar a contratação definitiva deste profissional. Além da demanda normal da infectologia, temos a poeira, fumaça e o foco de uma doença rara e hereditária chamada deficiência de alfa-1-antitripsina, que obriga a população a ter que se deslocar para outras cidades na busca de tratamento”, disse Chamon.

Na ocasião, o secretário Vitor Mateus, respondendo a outro questionamento do deputado, disse que a previsão é para setembro do retorno das obras de ampliação do Hospital Regional de Marabá.

———————

Atualização às 17h37

O poster acaba de conversar, pelo telefone, com o deputado estadual João Chamon. Ele deixa claro que não quer polemizar com ninguém sobre esse assunto.

Recebi do parlamentar amplo esclarecimento a respeito de como a questão Regulação avançou, e ele, de repente,involuntariamente no centro da peleja.

Amanhã, publicarei o papo que tive com Chamon.