Hiroshi Bogéa On line

Democracia pontifica nas eleições para diretores de escolas

 

 

Marabá deu um exemplo de como os governantes devem proceder para estimular  a prática da democracia, nas salas de aula.

Nesta quinta-feira, 5,  ocorreu a primeira eleição  escolar para escolha, pelo voto direto, de diretores de escolas do Ensino Fundamental.

Foi um dia de muita movimentação nas escolas públicas, e, representou, também, mais um compromisso de campanha sacramentado pelo prefeito João Salame.

Para se chegar à plena democracia nas salas de aula, foi um percurso cheio de percalços.

Ainda haviam aqueles que consideravam as escolas capitanias hereditárias e feudos intocáveis, cujas diretoras eram mantidas a custo da pressão política e de apadrinhamentos.

Salame encarou todos os entraves, acabando com hábitos medievais.

O blog saúda todas as diretoras escolhidas pelo voto de alunos, pais e servidores das escolas.

Post de 

3 Comentários

  1. Hiroshi Bogéa

    7 de dezembro de 2013 - 10:58 - 10:58
    Reply

    Anônimo das 16:32: realmente, você mandou dois comentários denunciando a diretora da escola, inclusive apontando o empreguismo por inteiro de uma mesma família na escola da vila. Só que você, ao fazer a acusação, esqueceu o principal: mandar provas da denúncia ou assinar seu nome. O blog, sempre costumo dizer isso, não pode ficar com o ônus da prova. Estar me defendendo na Justiça, que tem alguns de seus integrantes comprovadamente avessos à minha pessoa, não tenho mais saco pra isso. É muito cômodo, pra você, entrar na caixa de comentário mandando ver, denunciando, cheio de brabeza, atrás de um anonimato. Vamos denunciar, mas com responsabilidade. Não me oponho a nenhum tipo de denúncia, até porque em toda a minha vida, isso tem sido a tônica do meu trabalho na imprensa (tantas denúncias geradoras de ações na justiça) -, mas chega de estar só levando porrada. Assina teu nome completo, endereço. Ou manda documentos que sustentem sua brabeza. É isso.

  2. Evilangela Lima

    6 de dezembro de 2013 - 20:34 - 20:34
    Reply

    A eleição direta para diretores nas escolas municipais de Marabá é um marco histórico, mais histórico ainda é o fato de muitos diretores/diretoras terem sido eleitos com mais de 90% dos votos válidos, algo de causar inveja a muito politico profissional.
    A emoção ficou por conta da presença maciça dos pais, fizeram valer seu direito de escolha, mostraram que quando são convocados comparecem, participam, exigem!
    Foi delicioso participar deste momento, fazer parte da história de vidas tão invisíveis, tão reais, tão cheias de esperanças!
    As escolas públicas de Marabá deram um show de democracia, participação e autonomia.
    A Secretaria de Educação de Marabá está de parabéns, pois permitiu que o processo ocorresse com clareza e imparcialidade.

  3. Marcelo

    6 de dezembro de 2013 - 19:32 - 19:32
    Reply

    Viva a DEMOCRACIA

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *