Informação repassada pelo comentarista Ribamar Ribeiro:

 

Nesta quarta (10), às 9 horas, o Campus Rural de Marabá, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará, realiza a aula inaugural do curso Técnico em Agroecologia Integrado ao Ensino Médio dos Povos Indígenas do Sudeste Paraense, uma turma com trinta e nove educandos inscritos através de processo seletivo. São indígenas de doze aldeias e sete povos da região que participaram do processo de construção da proposta do curso desde setembro de 2009: Atikum, Guarani, Aikewara-Suruí, Amanayé, Guajajara, Assuriní, Akrãtikatêjê e Parkatêjê.

A elaboração deste projeto de curso e a construção da relação com os povos indígenas envolveram atividades de visitas locais às aldeias, desde o mês de setembro de 2009, visando a apresentação institucional do IFPA/CRMB e a elaboração de um diagnóstico preliminar da realidade socioprodutiva e das demandas educacionais dessas comunidades; a realização de um seminário regional com lideranças e professores indígenas; diálogos com parceiros como o Fórum Regional de Educação do Campo do Sul e Sudeste do Pará (FREC), o Conselho Indigenista Missionário (CIMI), a UFPA/Campus de Marabá.

A educação profissional e tecnológica integrada à educação escolar indígena a ser desenvolvida, pautará pelo princípio da educação intercultural e realizar-se-á através de projeto pedagógico e curricular específicos. Por isso, a educação profissional e tecnológica deverá preocupar-se com a formação integral, aliando formação humanista profissional e o diálogo intercultural numa perspectiva estratégica de contribuir com o fortalecimento das comunidades, através da alternância pedagógica, onde os educandos passarão quinze dias no Tempo Escola e vinte dias no Tempo Aldeia.