Curso para reduzir custos de energia

O Programa de Desenvolvimento Associativo da Confederação Nacional da Indústria (PDA/CNI), conduzido no Pará pelo Sistema Federação das Indústrias do Estado do Pará (FIEPA), dá partida às iniciativas planejadas para 2015 por meio de um curso que visa contribuir com a mobilização empresarial em defesa de tarifas mais acessíveis para o setor. O curso será realizado no dia 18/3, das 9h às 13h, no SENAI Marabá. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas até o dia 13/3.

Na capacitação “Como reduzir sua tarifa de energia elétrica?” os empresários terão a oportunidade de aprender a analisar a conta da energia e como é possível otimizar os custos da empresa, inclusive com orientações sobre como o setor pode defender coletivamente tarifas mais acessíveis.

O curso será conduzido pelo consultor Fábio Sales Dias, engenheiro eletricista graduado pela Universidade de Brasília (UnB) e pós-graduado em gestão de projetos pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). É sócio-gerente da VARIO Engenharia, Consultoria e Projetos e ocupou cargos como Diretor Executivo da Associação Brasileira dos Pequenos e Médios Produtores de Energia Elétrica (APMPE) e Diretor Técnico da Energética-Tech Consultoria.

Ele abordará como é composta a conta de energia elétrica das indústrias, orientando sobre como analisá-las a fim de identificar oportunidades de otimizar custos com uma melhor identificação de sua demanda e um enquadramento adequado nas faixas de tarifas/consumo.

Os consumidores, geralmente, desconhecem essa composição e muitas das vezes estão enquadrados em faixas tarifárias que estão além ou aquém de sua demanda real, causando um custo à indústria que poderia ser menor.