Crise na PMM: folhas salariais atrasadas se acumulam, inviabilizando pagamento em dia do servidor
No mês de agosto, a Prefeitura de Marabá teve uma arrecadação bruta de cerca de R$ 47 milhões.
Essa tem sido a média de arrecadação, nos últimos meses.
Esse valor acima corresponde a tudo o que o município recebeu: FPM, ICMs, ISS, IPTU, Cefem e valores referentes ao que o governo federal credita para as áreas de Educação e Saúde.
O valor da Cfem (Compensação Financeira pela Exploração de Recursos Minerais), que se conhece também por Royalties, é destinada exclusivamente para aplicação em investimentos.
Não pode ser usado para o pagamento da folha salarial.
Resultado: a folha salarial, que antes vinha sendo honrada até o dia 10 do mês subsequente, há alguns meses não está tendo recursos suficientes, no mês de vencimento, para sua quitação.
Pior: o atraso do mês junta-se agora à folha do mês subsequente, sem que haja recursos suficientes para derreter a bola de neve.
E, se a crise persistir, a Prefeitura de Marabá fechará o ano sem conseguir quitar o salário de seus servidores.
Dos valores acima mencionados, o blog checou junto ao tesoureiro da PMM, Jorge Acácio, que de recursos próprios, o município consegue arrecadar pouco mais de R$ 8 milhões – valor bem aquém do que arrecadava, proporcionalmente, doze anos atrás, quando o Distrito Industrial tinha dezenas de guseiras funcionando, efetuando religiosamente o pagamento da taxa de serviços obrigatório ao poder público.
O próximo prefeito de Marabá, definitivamente, não terá boas noites de sono.
MARABA NÃO ERA PARA SENTIR TANTO ESSA CRISE,SE E SOMENTE SE, A ADMÇÃO PUBLICA , DE FATO INVESTISSE NA ESTRUTURAÇÃO DA SEGFAZ. A FALTA DE LOGÍSTICA E PLANEJAMENTO TRAVA M A ARRECADAÇÃO.TEM MUITO CABIDE POLITICO, E A TÉCNICA ESTÁ DESCARTADA PARA OS FINS E MEIOS.ELA ARRECADA,PORÉM É NULA NO QUISITO DE PLANEJAR A POLITICA TRIBUTÁRIA ESTANDO SEMPRE DE PIRES NA MÃO. TOMARA QUE O PRÓXIMO GESTOR ENCARE O FISCO COMO POLITICA FUNDAMENTAL À NOSSA CIDADE,ESPECIALMENTE DANDO INCENTIVOS PARA A GERAÇÃO DE EMPREGO E RENDA .
Não existem investimentos na arrecadação. A tendência é a receita cair ainda mais.
É por estas e outras que não votarei em nenhum desses vereadores que estão no exercício do mandato.
Os SANGUESSUGAS (vereadores)aumentaram seus salários e do prefeitd e secretários em 25%,e muita cara de pau,um tapa na cara da sociedade.
E o pior é que a maioria desses SANGUESSUGAS do dinheiro público vão se reeleger já que estão muito bem estruturados financeiramente,infelizmente nada vai mudar nessa CMM que é a maior culpada pelo CAOS na cidade já que tudo tem que ser aprovado por lá.
Acorda Marabá vamos renovar essa CMM…!
Concordo Marcius! Se estamos em época de contenções financeiras (e isso é um fato!), também deve haver esta contenção no que se relaciona aos salários dos SERVIDORES municipais: Prefeito e Vereadores.
Porque não há economia e atrasos nestes salários também?
E ainda falam em aumento? Há! Façam-me o favor!!
E ai da assim os vereadores querem aumentar o próprio salários e o do prefeito? É muita cara de pau