Hiroshi Bogéa On line

Crime na Ilha do Bananal

A Ilha do Bananal ainda é aconchego ecológico localizada no limite do Parque Nacional do Araguaia, no estado do Tocantins, com uma colossal diversificação de fauna e flora. Por volta do final dos anos 60 andei por ali levado em barco pelo meu querido pai João Bogéa – conhecedor profundo de rios e igarapés da bacia Araguaia-Tocantins. O lugar agora está ameaçado pela ganância de investidores
Um empreendimento denominado fazenda Dois Rios de agricultores do Estado do Paraná, em parceria com norte-americanos, localizado na confluência dos rios Formoso e Javaés, prevê o plantio de grãos, como soja e arroz, em larga escala, utilizando o sistema de irrigação por inundação através de grandes motores para captação de água, principalmente em época de seca. Esse processo requer bloqueio das vazantes.
Como o empreendimento faz limite com o Parque Nacional do Araguaia e a Aldeia Boto Velho, a área é considerada zona de amortecimento de unidade de conservação, além de está relacionada como sítio Ramsar entre as oito zonas úmidas brasileiras de conservação prioritária, com presença de espécies endêmicas e reconhecimento internacional.

Post de 

1 Comentário

  1. Anonymous

    12 de julho de 2007 - 16:13 - 16:13
    Reply

    Com tudo isso o gverno federal desmontou o IBAMA, criou o CHIBIU e um Serviço Nacional de Floresta. Agora me diga:”pra que simprificá se pode compricá?”
    ZEP

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *