Coordenador do Sintepp se manifesta sobre eleição de Marabá

Publicado em 20 de agosto de 2012

 

 

O blog recebeu, com pedido de publicação, nota endereçada aos servidores da Educação do município, reproduzida a seguir, assinada pelo Coordenador Geral do Sintepp de Marabá, Wendel Lima Bezerra.

 Observação: os grifos  são do  próprio autor da nota:

—————————

 

“A escolha que deveremos fazer em outubro de 2012 não será fácil. Só podemos afirmar com certeza uma coisa: nosso futuro como trabalhadores em educação depende 100% desta decisão. Queremos convidar todos a fazer uma verdadeira reflexão, pois precisamos assumir a responsabilidade por nossos atos e por nossas escolhas, tornando o nosso futuro mais fácil ou mais difícil.

A Educação representa hoje mais de 50% da folha de pagamento do município de Marabá. Temos de longe o maior poder de alcance e mobilização dentro da sociedade. Somos os melhores formadores de opinião, pois diferente da mídia, não formamos a opinião a partir do que é massificado pelos meios de comunicação burgueses.

Temos condição plena de garantir um futuro melhor para nossa cidade e para nós mesmos enquanto trabalhadores. Portanto, queremos dividir a responsabilidade da escolha dos próximos Vereadores e Prefeito com cada um de vocês. Precisamos garantir uma bancada de Vereadores da Educação e a eleição de um Prefeito que assuma um compromisso com a nossa categoria.

Precisamos evitar o retrocesso de 2003, quando o Prefeito da época e o atual Prefeito, este ainda como Vereador, foram personagens principais da construção de um Plano de Cargo Carreira e Remuneração que reduziu o nosso vencimento básico em mais de 50%!

Através da nossa luta, conseguimos conquistar parte destas perdas e hoje podemos dizer que temos um vencimento básico razoável, concretizado por um PCCR fruto da luta de todos nós e que ainda precisa ser concretizado na vida dos servidores de apoio.

Esses mesmos personagens não conseguiram avançar nas condições de trabalho, saúde e valorização dos nossos servidores de apoio. Nunca tiveram a decência de realizar o sonhado Laudo de Insalubridade para garantir o ADICIONAL DE INSALUBRIDADE DE NOSSOS SERVIDORES. E nisso, os dois ficaram exatamente empatados.

Precisamos refletir e tomar uma decisão de enfrentamento, pois não podemos ficar em casa ou no trabalho só torcendo pra tudo acabar bem. Precisamos olhar pra frente, mas não podemos esquecer quem foi o nosso maior inimigo; quem em 2007 condenou centenas de pais e mães de família a passar fome porque tiveram seus contracheques zerados simplesmente porque decidiram enfrentar o arrocho salarial de mais de 05 anos de governo DITADOR E CENTRALIZADOR. Isso não pode voltar!

Como Coordenador Geral do SINTEPP de Marabá, tenho consciência de que não devo fazer campanha para quem quer que seja, mas como pai de família, trabalhador da educação e cidadão marabaense, sinto-me obrigado a pedir a todos os nossos servidores que reflitam.

Alerto ainda que, independente da escolha, não há como afirmar que faremos a escolha certa, mas precisamos pelo menos acreditar, pois o passado, protagonizado pelo atual candidato Tião Miranda, deixa suas marcas negativas até os dias de hoje, quando nossa categoria encontra-se dividida por quem ganha um salário consideravelmente bom (antes do Tião) e por quem ganha o salário dos dias atuais (depois do Tião). Uma possível vitória do Tião significaria um retrocesso e um atentado a tudo que conquistamos e podemos conquistar a partir de 2013.

Reafirmo que esta não é uma iniciativa do SINTEPP, pois como entidade jurídica, precisaria de autorização de mais de 50% da coordenação e da Assembleia dos Servidores filiados para tomar esta iniciativa; tão pouco não é uma iniciativa isolada, pois hoje mais de 50% dos coordenadores do SINTEPP compartilham desta ideia. Vamos repetir numa só voz: “Trabalhador da Educação não vota no Tião!”   

O SINTEPP deverá realizar até o dia 15 setembro um grande debate, onde todos os candidatos a Prefeito serão convidados. O local, data e horário serão disponibilizados no blog do SINTEPP: www.sinteppmaraba.blogspot.com.br

 

Wendel Lima Bezerra

Professor da rede Municipal e Estadual de Ensino”