Conversa pra boi dormir

Publicado em 23 de maio de 2008

Na íntegra, e-mail da assessoria de imprensa da prefeitura de Canaã dos Carajás a propósito de nota publicada na coluna do pôster no Diário do Pará:

Gostaríamos de reportar que há um engano no que tange a nota publicada em sua conceituada coluna, na edição de terça–feira do jornal “diário do Pará”, caderno “regional”, pág. A10. Esclarecemos que não é verdade, não condiz com a realidade informação divulgada na coluna que ao citar diversos municípios também explicita que “… Canaã dos Carajás… são dirigidos por Prefeitos com altos índices de reprovação…”, ou seja, dispõe o município de Canaã em meio a uma comparação com um eventual quadro de Prefeitos, que seriam pouco apreciados pela população de suas cidades.

Pesquisas realizadas na região indicam que o índice de aprovação do Prefeito de Canaã dos Carajás, Joseilton Ribita, atualmente gira em torno dos 73%. Tal informação pode facilmente ser comprovada através de qualquer inocente passeio pelas ruas da cidade, por onde inclusive, o Prefeito costuma andar livremente e sem seguranças. Basta apenas perguntar ao povo.
Quanto ao fato do município de Canaã constar na folha de Prefeituras inadimplentes – divulgada em edição passada do jornal de mesmo nome – informamos que trata – se de um entrave meramente administrativo. O prazo para prestação de contas não foi perdido e sim cumprido.
O que ocorreu é que um dos formulários que foram preenchidos e enviados para o FNDE pelo correio, na data de 12/07/2007, referente ao exercício 2006, continha erros de preenchimento, sendo assim devolvido pelo órgão Federal. Esta devolução entravou o processo, o que provavelmente ocasionou que o nome de nossa cidade constasse na lista. A questão está no momento sendo resolvida, através de novo preenchimento do formulário incorreto, com novo reenvio para o FNDE.
Os valores estão absolutamente corretos e sem irregularidades. Cada centavo dos R$94.404,96 repassados pelo PNATE no exercício 2006, foi rigorosamente aplicado em despesas com o transporte escolar. Vale lembrar, que a despesa do município de Canaã dos Carajás apenas com o transporte escolar, engloba um valor que alcança um pouco mais de R$ 1.000.000,00.

Nota do blog: à insinuação de que “pesquisas realizadas na região indicam que o índice de aprovação do Prefeito de Canaã dos Carajás, Joseilton Ribita, atualmente gira em torno dos 73%”, o poster sabe que tal informação é falsa. A avaliação popular do prefeito não é das melhores, conforme levantamento científico realizado no município. Perguntando ao povo, nas esquinas, a sensação é a mesma.