Hiroshi Bogéa On line

Convenções definem cinco candidaturas a prefeito

 

Agora é pra valer.

Encerrado o prazo para a realização das convenções partidárias que definiram candidaturas, a disputa pela prefeitura de Marabá  tem cinco candidatos.

Pela ordem alfabética:  “Cezinha do Comércio” (PRP); João Salame PPS; Manoel da Cosanpa (PSOL); Maurino Magalhães (PR) e Sebastião Miranda (PTB).

João Salame terá  Luiz Carlos Pies, do PT,  candidato a vice;

Sebastião Miranda  escolheu o médico Adailton Sá (PSDB).

Na convenção do PR que terminou agora há pouco, o prefeito Maurino Magalhães anunciou que somente na terça-feira, 3, será conhecido o nome de seu vice.

“Cesinha do Comercio” (PRP) e Manoel da Cosanpa (Psol) não informaram  seus companheiros de chapa.

O Psol fez coligação com o PSTU.

 

———————–

Atualização às 23:45

Com a eficiente contribuição de nossos comentaristas, o blog já pode adiantar aos seus leitores: o candidato a vice na chapa de Manoel da Cosanpa (Psol) é o professor Ribamar Ribeiro Junior.

Post de 

23 Comentários

  1. Francisco Sampaio Pacheco

    3 de julho de 2012 - 14:22 - 14:22
    Reply

    Salame e Luiz Carlos? Sério?

    Claro que é sério! Não nascemos ontem, afinal o trono é nosso! É o trono! E quanto à escolha do vice? O vice é do PT, faz parte do partido do Governo Federal,tu não achas uma ótima? Particularmente penso que não! Vou dizer o que realmente penso: Há um cidadão Dr. Jorge Bichara que deveria ser não o vice, mas sim o primário, quanto ao secundário, teria que ser de Marabá também.
    Penso que o nosso povo vai penar mais 4 anos. Educadamente, elegantemente pensando no bem em prol da cidade, o Dr Jorge Bichara deixou os oportunistas se combaterem corpo a corpo. Isso pra inicio de conversa.
    Ana Julia que no primeiro semestre, primeiro ano de governo, eu previa e disse na oportunidade para um certo amigo de trabalho que fazia parte de uma cúpula, se não tomarem providências, não passará dos 4anos. O previsível aconteceu. Ana Julia acha que o melhor candidato foi escolhido na pessoa do João Salame. Mas que tipo de crédito ela tem? O Tiao foi premiado olhando a sua frente uma relva sendo embalada pelo vento ao seu favor!

    Dr. Jorge Bichara, sabemos que a flor perece, será devastada, mas a semente sobrevive e o tempo se encarregará de mostrar a verdade.

    F a l a s é r i o !

    Saudações democráticas!!

  2. Anônimo

    2 de julho de 2012 - 16:39 - 16:39
    Reply

    Rafael, sério que o Adécimo vai ter a cara de pau de sair candidato? É zombar com as leis do nosso País mesmo!

  3. Paulo Pereira

    2 de julho de 2012 - 14:12 - 14:12
    Reply

    Caro jornalista Hiroshy Bogea.

    Será que o Prefeito Maurino Magalhães do alto de sua impafia e fingida humildade, pelo menos, consultou a lista de filiados de seu partido para ver quem poderia ser o vice e melhorar um pouco a sua precocemente carcomida imagem? Sei que lá existem bons nomes, com credibilidade e tradição honesta na politica, só não sei se se arriscariam a arranhar a imagem tão cuidadosamente construida no passado, para salvar o insalvável.

  4. Anonimo

    2 de julho de 2012 - 13:31 - 13:31
    Reply

    Na maioria das cidades e Capitais O PT e PMDB,Formam alianças no sentido de agrupamento para as eleições estaduais e federais.Em Marabá não e diferente Jatene e Tião são considerados opositores ferrenios contra Dilma e Lula.é provável a Vitória de Salame e Luiz.

  5. Luis Sergio Anders Cavalcante

    2 de julho de 2012 - 13:27 - 13:27
    Reply

    Caro Adir, conheço pessoalmente o Manoel da Cosanpa, aliás, o conheço desde criança quando morava com Dr. Nilo Abade(in memorian) na Mba. Pioneira. Conhecedor dos problemas marabaenses e estudioso do metier. Pessoalmente está preparado. Porém, caro Adir, sua candidatura não decola, não pelas leis do TSE, mas, justamente pela prática contraria, que é vista/ouvida e executada. Ditado antigo já dizia, “não entre em política sem dinheiro”. Errado ? Sim. Mas, é o que aí está posto. É uma questão tambem, cultural. Enquanto a grande maioria de nossos eleitores desinformados, continuarem “vendendo seus votos ” e sendo manipulados por favores clientelistas, nada mudará Cito o exemplo do PT, que insistiu na oposição até que se tornou situação. Aí, amigos, passou a fazer, exatamente o que combatia. Estão aí e vemos diariamente as filas para os Bolsa Família, Vale-Gás etc… Os exemplos de Heloísa Helena e Marina Silva foram um marco. Foi natural as suas desilusões com a política partidaria – embora continuem engajadas nas defesas daquilo que acham ser o correto – porém quase foram alijadas da vida pública – por conta de seus extremos radicalismos, que tendem a lhes proporcionar um certo isolacionismo. Guardadas as devidas proporções, são casos idênticos ao do Manoel da COSANPA. . O partido, a nível local, não tem estrutura financeira para bancar campanha para prefeito, daí a minha afirmação de que será mero coadjuvante . É fato. Porquê não tentar a vereança. Seria um belo início e bem menos oneroso. Ou seria pedir muito ? Em 02.07.12, Marabá-PA.

  6. RAFAEL

    2 de julho de 2012 - 12:10 - 12:10
    Reply

    Caro Hiroshi,
    Em Itupiranga as chapas foram formadas da sequinte maneira.
    Benjamim Tasca(PT) vice José Milesi(PMDB), Adecimo Gomes(PSDB) vice Marcelo(PPS), Cabeludo Irmãos Carneiro(PSB) vice Souza(PSC), Marruaz(DEM) vice Luciana(PRB).
    Essas são as chapas forma das até o momento.

  7. Evandro Jr

    2 de julho de 2012 - 10:58 - 10:58
    Reply

    Sou Fã do Manoel da COSAMPA. Ele é estudioso das políticas públicas, pesquisador e sabe tudo de saneamento. Não conheço nenhum outro candidato que tenha a metade de sua formação. Isso é que deveria ser exigido dos candidatos, conhecimento sobre gestão pública.

  8. Anônimo

    2 de julho de 2012 - 09:11 - 9:11
    Reply

    esse João Dias é engraçado. O Governo Federal irá, realmente, encorpar ainda mais a candidatura de jatene, trazendo obras para o Tião, capacho n° de jatene?! Para, vai! O Governo estadual nada traz para marabá há séculos. Tendo o Pt como vice teremos mais obras ainda, tais como: Orla, as duas duplicações, estádio, ginásio… todas obras com recurso federal. Quando o estado promete trazer algo, ainda me vem com centro de convenções! Realmente, Marabá necessita muito disso, até por que os hospitais, estradas e segurança pública estão ótimos. Eita govetrno ruim!! Jatene e Tião estão de brincadeira com a gente.

  9. ana maria

    1 de julho de 2012 - 21:58 - 21:58
    Reply

    nossa eu nunca tinha visto isso o prefeito nao apresentar o vice dele, eu acho q ninquem que ser vice do maurino eu nao kero e vcs

  10. Adir Castro

    1 de julho de 2012 - 20:11 - 20:11
    Reply

    Luis Sergio, eleições são ilógicas. Se tivesse alguma lógica, Tião com a máquina na mão e Salame com um mandato de deputado estadual teria sido eleito em 2008. Ou Asdrubal com o apoio de Jader e com um mandato de deputado federal, teria sido eleito. Eleição é como futebol: os torcedores dizem qual será o placar para seu time antes do jogo. Em muitos casos o resultado é o oposto das previsões do torcedor. O Manoel Rodrigues tem propostas. Aliás, é o único candidato que terá propostas realistas para apresentar à sociedade. Os demais farão o de sempre: muita promessa e muita propaganda enganosa quanto a seus feitos. Uma verdade: O Manoel Rodrigues não tem o apoio político e econômico que tem Tião, Salame e Maurino. Essa é a diferença entre o Manoel Rodrigues e os demais candidatos, numa eleição que começa com a urna zerada. O Manoel Rodrigues tem compromisso apenas com a população. Diferente dos demais, onde o compromisso deles é com grupos políticos e econômicos que há décadas nos abandonaram em busca de poder e dinheiro. No caso de qualquer um dos três – com exceção de Manoel Rodrigues – for eleito, tudo continuará como nesse governo e nos que o antecederam. Por que digo isso? Basta lembrar que Maurino teve a benção de Jader, que agora abençoa a Salame. Tião tem a benção de Jatene, que não fica atrás de Jader. Maurino hoje tem a máquina municipal nas mãos. Mas como disse antes, isso não quer dizer nada numa eleição. Talvez a benção de caciques na política de Marabá explique a explosão de cargos na prefeitura, ontem e hoje, onde nós pagamos a conta. Talvez, mediante o agrado que eles são obrigados a fazer aos afilhados de seus aliados, sempre faltou dinheiro para comprar medicamentos e equipamentos para melhor atender a população – isso também ontem e hoje. Esses “negócios” dentro da política é que tem feitos esses recordes de óbitos na rede pública de saúde. O PSOL quer mudar isso. Quer mostrar que é possível participar de uma campanha sem o aval desses caciques e dessas montanhas de dinheiro. Afinal pra que tanto dinheiro se ninguém vende o voto? Quer mudar essa forma de fazer política em detrimento da desgraça dos outros.

  11. Francisco Macedo

    1 de julho de 2012 - 18:51 - 18:51
    Reply

    Ao anônimo 8:54

    O PSOL não está devagar!

    A candidatura do Manoel e do nosso vice Ribamar mostrará a vc como fazer uma capanha sem dinheiro. E outra, ver se nao usa este es´paço para ofender as pessoas. Pois, arrogância não rima como nosso vice.

    E vamos ao debate!

  12. Luis Sergio Anders Cavalcante

    1 de julho de 2012 - 14:46 - 14:46
    Reply

    Tanto PSOL quanto PRP serão meros figurantes/coadjuvantes no processo eletivo. Em 01.07.12, Marabá-PA.

  13. João Dias

    1 de julho de 2012 - 14:25 - 14:25
    Reply

    PPS – Ética e Oposição ao governo do PT.

    Roberto Freire, presidente nacional do PPS (político de vários mandatos por Pernambuco) mas, espertamente, candidatou-se a deputado federal por São Paulo e foi eleito.

    Até aí tudo bem, Sarney e muitos outros fizeram o mesmo. Acontece é que Freire não reconhece méritos econômicos e sociais ao governo PT. Na cabeça do deputado, corrupção e o atraso do Brasil é atribuído exclusivamente ao PT, querendo, inclusive, que a sociedade acredite nisso e no seu modo inovador de fazer OPOSIÇÃO.

    A coligação do PPS com o PT para as eleições municipais, apregoada como a terceira via, inovadora e vantajosa para Marabá, só existe na cabeça dos coligados. O povo, ora o povo!

    Uma conduta política, coerente com os interesses de MARABÁ, pode-se dizer que a do PTB é a mais acertada, por motivos óbvios: É da base aliada do governo federal e ao coligar com o PSDB, em apoio ao candidato Tião Miranda, sem dúvidas, viabilizará, tanto os recursos e projetos de desenvolvimento do Governo Federal, quanto do Estadual.

    Querer mudar a lógica política das coligações concretizadas, é achar que o povo merece ser enganado a qualquer custo, custe o que custar.

    Marabá merece o melhor, sempre!

  14. Goianesia

    1 de julho de 2012 - 10:59 - 10:59
    Reply

    Se der pra postar alguma coisa de Goianésia eu agradeço.

  15. francisco

    1 de julho de 2012 - 10:36 - 10:36
    Reply

    que o nosso povo possa analisar o que cada candidato fez e tem feito para a nossa cidade, VOTO CONCIENTE

  16. Anônimo

    1 de julho de 2012 - 08:54 - 8:54
    Reply

    O PSOL já estar devagar aqui em Marabá ainda coloca o arrogante do Ribamar com vice, aí que a vaca vai para o brejo.

  17. Anônimo

    1 de julho de 2012 - 01:53 - 1:53
    Reply

    Luiz Carlos? Será que era mesmo necessário vender a alma pra se ter apoio do PT. Triste escolha, Salame.
    O que houve com a excelente escolha Dr. Jorge Bichara?
    Sinceramente, não. Marabá merece mais.

  18. Anônimo

    1 de julho de 2012 - 01:48 - 1:48
    Reply

    Grande escolha do Tião, um médico respeitado talvez seja o que precisamos pra ajudar a tirar da lama a área da saúde de nosso município, além de ser um cara de pulso firme e de palavra, coisas que estão faltando nessa politicagem barata que nossa cidade vive.

  19. Anônimo

    1 de julho de 2012 - 01:25 - 1:25
    Reply

    Será que ninguem quer ser vice do MAL..RINDO DOS OUTROS?

  20. ANONYMUS C@NAENSYS \O/

    1 de julho de 2012 - 00:28 - 0:28
    Reply

    Hiroshi, fala um pouco dos outros municípios (Parauapebas, Curionópolis e Canaã), em tempo de política seu blog vai ser uma fonte informação importante, nas conversas de botequim e nos debates mais apurados nos mais diversos ambientes.

    • Hiroshi Bogéa

      1 de julho de 2012 - 00:57 - 0:57
      Reply

      Anonymus C@anaense, problema é meu tempo curto nos últimos dias. Estou atualizando o blog no limite de minha agenda. Mas tentarei fazer esforço para acompanhar os lances políticos nesses municípios sugeridos. Agradeço. Abs

  21. Otávio Barbosa

    30 de junho de 2012 - 22:14 - 22:14
    Reply

    o vice do PSOL é o Professor Ribamar Ribeiro Junior. Até a vitoria.

  22. Manoel

    30 de junho de 2012 - 22:10 - 22:10
    Reply

    O PSOL escolheu o professor Ribamar Ribeiro Junior como vice.

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *