Hiroshi Bogéa On line

Contas da prefeitura de Parauapebas

Dois comentários publicados no blog trazem à tona o que antes era apenas disse-me-disse nas esquinas de Parauapebas: substituição do atual Procurador-Geral do município, Hernandes Margalho; e gestão fiscal da prefeitura em estado de descontrole.

A demissão do poderoso Hernandes Margalho estaria ligada ao excesso de otimismo da procuradoria-geral em garantir ao prefeito Darci Lermen (PT) o comprometimento da capacidade de endividamento da prefeitura por conta de royalties devidos pela Vale, num montante próximo a R$ 600 milhões (segundo cálculos divulgados).

Conforme revela comentarista, “o prefeito responsabiliza o procurador pela expectativa gerada, já que o alcaide, acreditando na orientação jurídica do procurador, anunciou e contratou várias obras confiando na grana da Vale”.

Comerciantes e prestadores de serviços de Parauapebas evitam falar abertamente, temendo represálias, mas muitos fornecedores estariam em vias de desespero pelo atraso do pagamento de vendas e serviços efetuados às diversas secretarias.

Desde quinta-feira última, o blog aguarda o envio de relatório encomendado a uma entidade local sobre o passivo real do poder público junto aos fornecedores, que segundo voz corrente estaria superando ao expressivo valor de R$ 50 milhões.

Post de 

12 Comentários

  1. JONAS COSTA MOURA

    20 de junho de 2011 - 10:42 - 10:42
    Reply

    Estou acessando pela primeira vez este saite, pois stava buscando informacões sobre a situação financeira do município de Parauapebas, e estou convencido de que não só Parauapebas mas, porque não dizermos que todo o Estado do Pará esteja sofrendo com tanta falta de competência e honestidade, é mais um motivo que tenho para não aceitar a divisão do nosso querido estado do Pará, é a provava de que não adianta o governo ser rico e está perto do povo, pois depois de Belém Parauapebas é o município que mais arreca, e quem o conhece de perto diz sua riqueza não corresponde ao oferecido ao seu povo.

  2. dinabélemHOTMAIL.COM

    31 de maio de 2011 - 23:39 - 23:39
    Reply

    vão procurar o que fazer com tantos casos serios,estrupos pessoas matantando pra roubar o proximo e vcs falando o q não deve.bando de porcaria q queria estar no lugar deles

  3. Anonymous

    12 de março de 2008 - 18:21 - 18:21
    Reply

    Companheiro anônimo que se indigna com os comentários postados sobre a “suposta” situação pré-falimentar da Prefeitura de Parauapebas: Já que vc trabalha na SEFAZ,já que voce foi um dos “raros privilegiados” que teve acesso a contabilidade da Prefeitura, e saiu de lá “convencido..”dou-te uma sugestão simples e banal:PEÇA PARA A PREFEITURA DIVULGAR AS SUAS CONTAS,OFICIALMENTE,COMO MANDA A LRF,INCLUSIVE NO SITE.”Saudáveis” como voce diz que estão,os “”que só criticam” serão desmascarados.Elementar,companheiro.Quem não deve não teme.E como diria a velhinha de taubaté:”Mas rápido se pega um coxo do que um mentiroso”.Contamos com voce para dar um “basta” aqueles que querem denegrir tão “brilhante e eficiente gestão”. A bola está com voce, com a SEFAZ,com a publicação dos balanços,das contas a pagar e receber.Toda uma população aguarda.Não fuja da raia!

  4. Anonymous

    12 de março de 2008 - 11:43 - 11:43
    Reply

    PARAUAPEBAS HOJE TEM PREFEITO. APESAR DAS CRITICAS QUE VCS FAZEM, BASTA DAR UMA OLHADINHA EM PARAUAPEBAS: OBRA DO MAIOR HOSPITAL PUBLICO DA REGIAO A TODO VAPOR, A PREFEITURA MUNICIPAL IGUALMENTE GRANDE E OBRA AVANÇANDO, ASFALTO SENDO FEITO POR TODOS OS LADOS, TR~ES ESCOLAS GRANDES EM ANDAMENTO, ASFALTO NAS VILAS DA ZONA RURAL, ESTRADAS RURAIS SENDO CONSERVADAS, PROGRAMA DE MECANIZAÇÃO AGRICOA, ESTADIO DE FUTEBOL, PRAÇAS SENDO INAUGURADAS, AGUA ENCANADA ATE NAS VILAS DA ZONA RURAL. ESSA PREFEITURA NAO PODE ESTAR NO BURACO, NAO TEM NINGUEM NO ESTADO FAZENDO O QUE ELES FAZEM POR LÁ. EU ME INFORMEI, FUI VER E SAI CONVENCIDO. VAI LÁ…..

  5. Anonymous

    11 de março de 2008 - 10:44 - 10:44
    Reply

    veja só na semana passada recebi uma reclamação de um funcionario da loja Serra Norteme procurou dizendo que estava atrasado o salario pq a prefeitura nao pagava. Fiquei preocupado fui falar com uma pessoa da sec de finanças. Ele me mostrou um extrato das vendas da loja, onde prova que a loja só havia entregado a poucos dias a mercadoria e que o pagamento estava absolutamente dentro do prazo. Entao tem muito comerciante que se esconde e não tem capacidade de viver sem prefeitura.Assim como quiseram fazer com a feira de goiania que foi realizada e quiseram junto com o prefeito impedir.

  6. Anonymous

    11 de março de 2008 - 10:07 - 10:07
    Reply

    É SÓ DARCI FAZER O QUE LULA FEZ E SERÁ REELEITO.

    BASTA DEMITIR SEUS ASSESSORES QUE SÃO POTENCIAIS FONTES DE PROBLEMAS E CHEGARÁ LIMPINHO AO PLEITO DE OUTUBRO.

    JOÃO FONTANA, HERNANDES MARGALHO, EVALDO, COUTINHO, R.NETO, ETC.

    UNS, OS DOIS PRIMEIROS, PELO POTENCIAL DE ESCÂNDALO QUE REPRESENTAM E OS DEMAIS PELA INAPTIDÃO ELEITORAL, APESAR DO BOM TRABALHO QUE REALIZAM, PRICIPALMENTE O EVALDO, QUE É COMPETENTÍSSIMO, PORÉM MUITO IMPOPULAR, INFELIZMENTE.

  7. Anonymous

    10 de março de 2008 - 21:09 - 21:09
    Reply

    “Dicas não tão cifradas para puxar o fio da meada”

    -Diante dos recentes fatos,o executivo de Parauapebas está” BRANCO” de susto..
    -O whisky “WHITE”,consumido aos milhões,está fazendo mal..
    -Na ausência de um pai, chamem o “TIO”..
    -Dou um “PREMIUM” para quem souber de quanto é o aditivo da “CLEAN”..né, LOCARAUTO?
    -Keneddy disse:Não me pergunte o que o seu país pode fazer por voce,mas sim o que voce pode fazer pelo seu país..o nosso KENNYSTON diria:”Não me pergunte o que posso fazer por Parauapebas,mas sim, o que sua arrecadação pode fazer por mim..”

    É triste..Muito triste..

  8. Anonymous

    10 de março de 2008 - 19:36 - 19:36
    Reply

    ei ai de cima, que tipo de carisma é o do darci, segundo a definiçåo clássica do M. Weber? E Hiroshi, faltou a segunda parte do posto, que é a gestão fiscal, quem vai cair e porque?

  9. Anonymous

    10 de março de 2008 - 18:31 - 18:31
    Reply

    Dr. Hernandes Margalho conseguiu um feito ímpar.Incompatibilizar-se com a “dócil e serena” Câmara de Vereadores,com muitos dos secretários municipais e com anônimos e inquietos fornecedores,os quais,anuindo com o “modus operandi” de um governo que,através de seu todo poderoso secretário de Obras João Fontana,manda tocar o abra,para só depois arrumar a “papelada”, o que gerou todo esse pepino de pagamentos atrasados..Contra o Procurador pesam suspeitas de ter utilizado os famosos “laranjas” para encobrir os verdadeiros donos de negócios lucrativos, como o esperado CENTRO MUNICIPAL DE HEMODIÁLISE.
    Investigue também qual sua participação na liberação das autorizações legais para a construção do empreendimento imobiliário chamado de “vale dos Carajás”,loteamento admnistrado por um empresário austriaco, habituée de seu gabinete,empreendimento este com inúmeras irregularidades ,inclusive ambientais.
    Solicite a CPL local os extratos de contratos de alguns empreiteiros,com a data de seus respectivos desembolsos..Aí voce verá porque parou as obras do hospital,da prefeitura,da revitalização da PA 275..rapidamente voce terá,caro hiroshi,uma prévia do rombo..
    Ah, não se esqueça de contactar a CEF,sobre recente convênio” com a PMP..

  10. Anonymous

    10 de março de 2008 - 18:12 - 18:12
    Reply

    Caro Hiroshi: O anonimato das fontes é “claúsula pétrea” no jornalismo…Evidentemente, o sigilo da fonte é aqui invocado para levar-lhe subsidios CONCRETOS sobre aquilo que virá a ser um escândalo com desdobramentos politico-eleitorais(e até policiais )imprevisíveis.Não veja como um irresponsável e covarde modo de “atirar a pedra e esconder a mão..”mas como um pedido de socorro para um município rico e promissor que agoniza por tantos desatinos administrativos…Lógico que a identidade pessoal terá de ser preservada,o que não invalida a necessidade de uma averiguação,profunda e isenta, do tamanho do “rombo”.A questão eleitoral,ainda que muito importante, não é o que me motiva..Afinal, a ex-prefeita Bel Mesquita também deixou-nos um legado de ilicitos administrativos,nunca apurados, que preencheriam muitos artigos do código penal..Resumindo: VÁ EM FRENTE!Os que amam esta terra,que querem uma maior qualificação(moral e administrativa) de sua classe dirigente,contam com voce..

  11. Anonymous

    10 de março de 2008 - 17:35 - 17:35
    Reply

    O PT parauapebense está em alvoroço. Não admitem tanto desarranjo por parte da administração local e pretendem enquadrar o prefeito DARCI.

    A militância espera que o prefeito termine a limpeza que começou com a demissão de Marceleo Catalão, até então responsabilizado pelos petistas pela má administração local.

    Querem a saída de Hernandes Margalho (procuardor), de João Fontana (sec. de obras), Evaldo (saúde), Coutinho (Ação Social).

    Acreditam que com novos nomes poderiam dar uma nova cara ao governo, mesmo faltando tão pouco tempo, pois afastariam nomes polêmicos e que poderiam caso permaneçam no governo oferecer muita munição à oposição.

    No caso do procurador-geral sua capacidade técnica está sendo motivo de vários questionamentos de petistas e aliados, além de uma suposta sociedade do procurador, por intermédio de sua esposa, com um grande loteamento na cidade.

  12. Anonymous

    10 de março de 2008 - 15:08 - 15:08
    Reply

    Ao fim do ano passado a gestão Darci Lermen-PT, em Parauapebas, acenou uma leva melhora em sua avaliação popular. Já no ano que inicia a coisa tá feia pro lado do prefeito.

    A verdade é que a reeleição do prefeito está dependendo única e exclusivamente do seu carisma, pois sua administração é um samba de crioulo doido.

    Seus assessores e secretários pouco ajudam, muitos são pesos mortos, deveriam pedir pra sair e dessa maneira ajudar o prefeito em sua reeleição.

    Muitos deles, como o Dr. Hernandes Margalho têm muito pouco a contribuir nessa atual fase. Demití-lo seria um sinal de autoridade por parte do prefeito. Claro, não apenas o procurador, mas outros assessores próximos também.

    O prefeito precisa chegar renovado ao pleito de outubro, seu carisma é muito forte, mas pode não ser o bastante.

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *