Hiroshi Bogéa On line

Comunidade Gavião quer Zeca prestando contas

 

 

Zeca Gavião, presidente da Associação Indígena Gavião Kyikateje (pronuncia-se Krikategê), está sob alça de duas miras.

Numa ponta, o  Ministério Público Federal investiga denúncias formalizadas por membros da comunidade Gavião de desvio de recursos.

Na outra, a própria comunidade exige a saída dele da presidência da associação, entidade que recebe recursos públicos e detém considerável quantia em caixa, originária de ONGs, alegando que a diretoria não presta conta de seus atos.

Em recente disputa interna pelo controle da Associação Indígena Kyikateje, o índio Kutapa, líder do movimento de oposição a Zeca,  obteve 84 votos da comunidade Gavião, enquanto o atual presidente somou 27 votos.

O resultado da eleição não foi homologado pela Funai, que alegou questões de respeito a tradição daquela comunidade já que Zeca Gavião conta com apoio irrestrito do Cacique  Kykiré, cuja autoridade não pode ser arranhada  -, não obstante Zeca sofrer rejeição da maioria dos índios.

Zeca Gavião ocupa também a função de treinador do time de futebol Gavião Kyikategê, que disputa a segunda divisão do Campeonato Paraense.

Kutapa e seus liderados (foto abaixo)  prometeram  trazer ao blog  relato das irregularidades praticadas pela atual diretoria da Associação Indígena Gavião Kyikateje.

 

Post de 

11 Comentários

  1. Anonimo

    12 de setembro de 2012 - 20:49 - 20:49
    Reply

    Verdade, Alan Souza. O zeca ja fez muito pelo seu povo, agora quem ta apitando e a muier dele, e ele morre de medo da familia dela ihuuuuuu. Justiça seja feita. Jesus toma conta.

  2. bruno

    28 de abril de 2012 - 01:07 - 1:07
    Reply

    sei que vocês estão metendo o pau no zeca gavião, mais tem uma coisa que vcs não sabe. esse kutapa e um cara mais safado q eu já vir na vida ladrão…
    ainda tem mais um esse cara q se chama de kowexere esse e mais ainda
    se vcs não sabe ele tem um processoem sima dele por notas fria e roubo da associação. esses cara já levarão a aldeia a falência.
    então vcs tem que ver quem e quem……

  3. Anônimo

    27 de março de 2012 - 17:27 - 17:27
    Reply

    pedro e irizan vcs não podem falar do q vcs não conhece.vcs conhece a pessoa do zeca porem oq ele faz na comunidade tenho certeza que não.O cara é mala não presta conta e manipula o cacique para manter-se no poder gastando a grana do povo. O vc pensa que quem banca o time é o papai noel, se liga, de politico corrupto ja basta é hora de mudança

  4. Pedro Lima

    29 de fevereiro de 2012 - 11:31 - 11:31
    Reply

    Criticar é fácil, sou testemunhas do empenho do Zeca em desenvolver a comunidade gavião, até o ponto de se preocupar com seu futuro, visto entender da forma que vai o futuro é incerto, os interesses econômicos estão acima de tudo e de todos. Zeca você é a cabeça pensante desse povo não deixe essa comunidade se destruir por interesses alheios a cultura da etnia.
    Um grande abraço.

  5. IRIZAN SILVA

    28 de fevereiro de 2012 - 21:17 - 21:17
    Reply

    Bom é facíl criticar os outros, acho que todos tem seus defeitos e paragam por eles, o fato e que ninguem tira o mérito do Zéca Gavião ideializador e destaque em varios projetos, um cara de visão e que por enumeras vezes segurou sozinho a peteca para não deixar o povo parkatêjê e Krikatêjê sofrerem igual a maiorias das comunidades indigenas sofrem, passando fome etc..o fato e que ao inves de brigas pelo poder a comunidade deveria está se unindo e tirar esse Kupê que a anos se beneficiam com a comunidade, fazer fofocas, despertão invejas etc,,querem ver a aldeia pegar fogo…enfim me considero indiginista defensor dos povos indiginas e sonho e ver esse povo mais unido…e ajudando mais e mais o indios em sua comunidade, existe muitas pessoas capazes lá com o proprio Kuia, Iracema, Zequinha, Kutapa, o o brilhante cacique Kokrenun, esses e outros que acabarm de se formar são capazes de resolver os problemas da aldeia sem interferência externa e um prol do povo Gavião

  6. Alan Souza

    28 de fevereiro de 2012 - 18:53 - 18:53
    Reply

    Anônimo das 112:43, se tem recurso público envolvido, então a discussão não tem motivo pra ser sigilosa…

  7. anonimo

    28 de fevereiro de 2012 - 12:43 - 12:43
    Reply

    ÉGUA! Como é fácil denegrir a imagem de alguém. Acho que essa discussão deveria ficar dentro da aldeia para que eles pudessem resolver, nao expondo o problema de maneira que alguem que não tem nada a ver comece a chamar alguém de canalha, mediocre, ladrão e outros. É preciso ouvir a outra parte também……… Tá feio a maneira como o blog vem conduzindo essa situação.

  8. ANONIMO

    28 de fevereiro de 2012 - 07:45 - 7:45
    Reply

    Quer dizer então,que “índio não quer mais apito” agora,”indio quer money,real” ,na verdade até nas etnias indígenas,o interesse maior gira em torno do poder econômico.

  9. roberto ruas

    28 de fevereiro de 2012 - 01:05 - 1:05
    Reply

    Hiroshi, esse canastrão ta na hora de ser defenestrado,sem carater para ocupar o cargo,é conferir se não tem dinheiro de saúde e educação nesse projeto dele de fazer um time profissional,faça se justiça com canalhas.

  10. Florzinha

    27 de fevereiro de 2012 - 17:56 - 17:56
    Reply

    Até nas aldeias isso já ta acontecendo. Esse Zeca que sempre quiz ser o manda-chuva, monopolizando os demais, tirando seus proprios direitos de buscarem uma nova liderança. É claro que ele não vai querer abrir mão disso tão facilmente mas já está claro que toda a aldeia quer um novo representante. A questão é reivindicar aquilo que de fato é de direito. E isso os índios já começaram a fazer. vai lá, povoooo

  11. Homem Branco

    27 de fevereiro de 2012 - 15:05 - 15:05
    Reply

    Um ja ta sabendo disso então Hiroshe, ei veja só o indio Zeca, parece mais um rei da selva moderno,, O cara só bate de carrão do ano, ta construindo piscina , alem de receber dinheiro de varios orgãos publico,, e de montão, e o que observo a mais de 10 anos tem uma assossiação e monopoliza ela ao longo dessa decada. e o pior a sua comunidade vive numa necesidade só, ele esquece o povo dele e vive de boa com o seu aliado o Indio Gabriel…. mas pelo que vejo agora a mascara ta caindo com essa nova liderança.

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *