Uma equipe técnica da Embaixada do Reino Unido dos Países Baixos, no Brasil, sediada em Brasília, composta pelo conselheiro agrícola, Bert Rikken; pela assessora Frederica Heering, e pelo assessor, Ramon Gerrits, visitou a sede da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas), visando cooperação.

As virtudes e limitações que a Semas encontra para desenvolver o Cadastro Ambiental Rural (CAR) e o Programa de Regularização Ambiental (PRA) no Pará foram o foco da reunião.

O Sistema Nacional do CAR (Sicar), no Pará, aponta 200.838 cadastros realizados até 30 de outubro, o número divulgado no site www.semas.pa.gov.br equivale a 75% das áreas cadastráveis do Estado.

A comitiva internacional foi recepcionada por Diana Castro, secretária adjunta de Gestão de Regularidade Ambiental, Maximira Costa, diretora de Geotecnologia (Digeo) e Renato Chaves, diretor de Ordenamento, Educação e Descentralização da Gestão Ambiental (Diored). Os visitantes também conheceram o Centro Integrado de Monitoramento Ambiental (Cimam).

Segundo a secretária adjunta da Semas, o desmatamento no Estado é uma das principais preocupações ambientais da Semas. “A secretaria normatiza métodos para supressão vegetal e apresenta planos de reabilitação das áreas afetadas, entre outras ações institucionais”.

Ramon Gerrits ressaltou a importância da reunião para os governos dos Países Baixos, liderados pela Holanda, que têm uma grande preocupação com a sustentabilidade mundial. “O Pará, por ter muitas reservas de florestas, possui um desafio muito grande, em comparação com o estado do Amazonas, que talvez tenha mais florestas, mas não tem os mesmos desafios que o estado do Pará encontra para administrá-las de forma sustentável”, finalizou. (Nilson Cortinhas)