Começou a Semana da Cultura

 

 

Em alusão ao Dia Nacional da Cultura, lembrado na quarta-feira (5), a Prefeitura de Marabá, em parceria com a Vale, promove a Semana da Cultura que terá início nesta terça-feira (4) e segue até domingo (9), com uma vasta programação.

Além de oficinas com o Instituto Arraial do Pavulagem, ONG criada em 2003 pela banda Arraial do Pavulagem, um dos principais grupos culturais do Pará, o evento também terá bate papo e show.

Cláudio Feitosa, secretário municipal de Cultura, explica que a semana é uma mostra de variadas formas de expressão artísticas. “Teremos dança, capoeira, teatro, artes plásticas, artesanato, literatura, música”, disse, ressaltando que o evento valorizará a cultura e seus fazedores.

Durante a programação, serão realizadas duas oficinas: percussão e arte circense – perna de pau, que ocorrerão no CentroCultural Toca do Manduquinha, na Praça São Félix de Valóis, na Marabá Pioneira.

A atividade com perna de pau será realizada de terça-feira (4) a sábado (8). Já a oficina de percussão acontece de terça-feira (4) a sexta-feira (7). Serão duas turmas para maiores de 16 anos, uma para iniciantes, que aprenderão a tocar instrumentos de percussão utilizados nos arrastões do pavulagem e outra para músicos que queiram se aperfeiçoar em ritmos tocados pela banda.

A programação continua no sábado (8), quando os interessados em propagar as manifestações artísticas e promover ações empreendedoras de educação cultural na Amazônia, poderão participar de bate papo com o grupo, que acontece na Biblioteca Orlando Lima Lobo, na Marabá Pioneira, às 19h. A semana encerra no domingo (9) ao som do carimbó, do retumbão e das toadas de boi com o show “Céu da Camboinha” do grupo Arraial do Pavulagem, às 18h, na Toca do Manduquinha.

O Instituto Arraial do Pavulagem dedica-se à pesquisa, à produção e à valorização da cultura popular de raiz feita na Amazônia, utilizando as linguagens, os ritmos, elementos simbólicos de folguedos, as danças e a religiosidade popular como base de referência para a difusão das tradições culturais, ao mesmo tempo em que dá continuidade ao seu processo criativo, procurando harmonizar o tradicional e o moderno buscando aprimorar sua linguagem musical e buscando o fortalecimento da identidade cultural paraense, oferecendo ao público um trabalho criativo e original. (Texto: Alessandra Gonçalves) 

Programação

Oficinas de perna de pau

Local: Centro Cultural Toca do Manduquinha, Praça São Félix de Valóis

Data: 4 a 8 de novembro (terça a sábado)

Horário: 15h às 18h

Oficina de saxofone:

Local: Cine Marrocos, Velha Marabá.

Data: 5 e 6 de novembro (quarta e quinta)

Horário: 17 horas

 

Oficina de percussão

Local: Centro Cultural Toca do Manduquinha, Praça São Félix de Valóis

Data: 4 a 7 de novembro (terça à sexta)

Horário turma 1: 9h às 12h

Horário Turma 2: 15h às 18h

 

Bate papo cultural

Local: Biblioteca Orlando Lima Lobo – Marabá Pioneira

Data: 8 de novembro (sábado)

Horário: 19 horas

 

Show do Arraial do Pavulagem  

Local: Centro Cultural Toca do Manduquinha – Praça São Félix de Valóis

Data: 9 de novembro (domingo)

Horário: 19 horas