Mais uma etapa da chamada “Operação Amazônia Viva” está sendo desenvolvida nas regiões Sudeste e Sudoeste do Pará, desde 9 de agosto.
Até agora, a operação resultou em destruição de acampamentos, apreensão de madeiras, maquinários e equipamentos, nos municípios que mais desmatam no Pará.
As forças estaduais coordenadas pela Semas (Secretaria de Meio Ambiente) atuam no sentido de reduzir a emissão de gases de efeito estufa no Pará, entre outras missões voltadas à preservação ambiental.
Até agora,com apoio de imagens de satélites fornecidas pela Semas, os integrantes da equipe constataram 6.482 hectares de áreas desmatadas e apreenderam 771,9 metros cúbicos (m³) de madeira nativa em tora e 13,5 m³ serrada.
Os fiscais também destruíram quatro acampamentos, que serviam de base para as atividades ilícitas de exploração florestal.
Entre os maquinários e equipamentos apreendidos constam duas pás carregadeiras com garfos, um trator de pneu, dois tratores esteira, quatro caminhões, 17 motosserras, três contêineres com combustível de mil litros e 1.210 litros de combustível, um gerador, três correntões e três sopradores.
Os processos administrativos lavrados nesse período incluem 17 autos de infração, 19 termos de apreensão, oito termos de depósito, seis de embargo, e cinco de inutilização e destruição. (Fotos repdoução)