Até o dia 30 de junho, o Estado do Pará passará a sediar a operação do estúdio principal da maior rede própria de televisão do Brasil, transformando a capital paraense num hub de comunicação nacional.

Trata-se da Rede Cidade Verde Belém  (RCBV) de propriedade do empresário Sebastião Miranda Neto, o Tiãozinho, como é conhecido em Marabá, sua cidade natal.

Outdoors espalhados por Belém anunciam a chegada da nova rede de televisão nacional, genuinamente paraense.

A rede possui 347 canais de televisão espalhados pelas cinco regiões do país, com destaque para emissoras em doze capitais brasileiras.

Além das emissoras da rede Cidade Verde Belém, Tiãozinho  já possui mais de 200 canais de TV reproduzindo a programação de diversas redes nacionais, entre elas,  RedeTV e A Crítica, ambas com sede em Belém.

Nos parques de geração da Rede TV e TV A Crítica, é onde o empresário marabaense está edificando a moderna estrutura da rede de televisão que será inaugurada no próximo mês.

“A geração de conteúdo, a partir de Belém, ocupará, inicialmente, seis horas da grade de programação da Cidade Verde Belém, com programas produzidos aqui, mostrando nossos valores. Teremos também geração de conteúdo em Brasília e em Cuiabá, que produzirão programas locais”, explica Tiãozinho Miranda.

O complexo de quase 600 estações de televisão pelo país integra o Grupo Livre de Comunicação, empresa  criada por Tião Miranda Neto há mais de 20 anos.

 

 

Em demorada conversa com o blogueiro, Tiãozinho explana como a Rede Cidade Verde Belém está presente nas regiões Norte, Nordeste, Sul, Centro Oeste e Sudeste, atuando em mercados distintos .

“São cidades formadas por consumidores de todos os perfis, sendo que  50% da população impactada pelo sinal da RCVB está concentrada nas capitais e nos polos estratégicos regionais. Os outros 50% estão presentes de forma horizontalizadas em 325 cidades dentre 100 mil a 10 mil habitantes”, diz, lembrando que a “nossa rede nacional conecta um mercado potencial de 36 milhões de consumidores”.

Estudos realizados nas áreas de atuação da RCVB disponibilizam dados que mostram o  peso do consumo per capita  regional impactando decididamente no potencial econômico da região. Tião explica:

“As regiões Sul e Sudeste, que possuem 129   emissoras da rede,  sendo 68 estações instaladas na região do Sul;  e 61 na região Sudeste, representam um mercado importante de mais 10 milhões de consumidores atingidos pela cobertura RCVB”, explica.

Os profissionais que trabalham a grade de programação da rede Cidade Belém Verde  já têm um formato definido. “Vamos oferecer programas de interesses gerais e regionalizados. Nossos formatos comerciais trabalham com breaks enxutos e padronizados, além de espaços de merchandising seletivos e direcionado a gerar maior destaque ao produto”, continua Tiãozinho.

 

“Orientei os consultores que estão trabalhando a direção de nossa grade para darem um tipo de  linguagem nortista-nordestino aos nossos conteúdos,  expondo o  conjunto de tradições e de manifestações artísticas e culturais que exprimem a identidade dessas nossas populações regionais.  A riqueza e a diversidade cultural  do Norte e Nordeste a partir de um verdadeiro mosaico criativo que oferece importantes contribuições para a composição de uma cultura nacional do Brasil”, revela o empresário dizendo que, na região Norte ,19 emissoras integram a rede, além de outras 191 estações de TV  instaladas na Região Nordeste.

A  conexão da RCVB com o Centro Oeste já é natural, revela o empresário. “Nessa região estão localizados os estados que mais crescem no país e que tem  o Agro como o seu esteio de desenvolvimento . Uma área que consome e vende e que com certeza vai se beneficiar dos nossos conteúdos para fazer negócios e entretenimento”, conta Tião Miranda, citando que duas emissoras da região integram a rede.

Confirmando a inauguração da Rede Cidade Verde Belém para o final do mês de junho, ou até a primeira quinzena de julho próximo, Sebastião Miranda demonstra orgulho, e muita expectativa, diante da responsabilidade de liderar a consumação de um projeto de comunicação nacional, tendo o Estado do Pará como matriz de todas  as ações da rede.

“Estaremos, a partir de Belém, conectando 347 municípios brasileiros de todas as regiões brasileiras. São mais de 33 milhões de brasileiros que passam a receber a sua mensagem, o seu serviço e o seu produto através de um novo conceito de network de televisão, possibilitando expandir produtos e serviços de maneira inversa das práticas em que atualmente o mercado proporciona”, comemora Tião.

Na imagem destacada, Tiãozinho Miranda durante encontro com o empresário Silvio Santos, negociando parcerias.