Mais uma vez, o empresário Reinando Zucatelli, presidente do Grupo Zucatelli, promoveu na fazenda Sororó, 50 km de Marabá, uma das propriedades que integram o conglomerado da RR Agropecuária, curso e palestra a produtores rurais e pecuaristas de Marabá e região.
O Curso de Inseminação Artificial foi ministrado pelo veterinário Benedito Junior e a palestra sobre “Manejo de Pastagem”, proferida pelo agrônomo Edemir Alves Leal.
Dezenas de criadores estiveram presente, todos convidados pelo anfitrião.
Reinaldo Zucatelli justifica os investimentos em qualificação dos produtores e pecuaristas regionais pela necessidade de todos entenderem as mudanças ocorridas no tipo de gestão de atividades rurais.
“Hoje, o produtor tem que estar preparado para fazer a lição de casa. Tem oportunidade para crescimento, para crescer em produtividade, oportunidades para capturar em redução de custos, mas tem que entender como funciona o manejo de pasto e importância da inseminação na preparação de um gado de qualidade e que vai te dar retorno financeiro em tempo bem mais curto do que a criação natural. Se não tiver conhecimento e planejamento neste sentido, o produtor vai perdendo oportunidades ao longo do caminho. E como são parceiros da RR Agropecuária, fazemos tudo para que eles também cresçam junto com as mudanças nas área de tecnologia”, explica o empresário.
Durante o curso de inseminação artificial, o instrutor demonstrou diversas técnicas de utilização, inclusive exercitando simulação em um útero (foto abaixo).
O vigor e a qualidade das pastagens da Fazenda Sororó, base de nutrientes do rebanho de genética à pasto da RR Agropecuária, foram mostrados aos participantes do workshop, num tour dirigido pelo próprio dono da fazenda, Reinaldo Zucatelli.
Durante a palestra “Manejo de Pastagem” proferida pelo agrônomo Edemir Alves Leal, a qualidade dos pastos da fazenda Sororó foi apontada como modelo a ser seguido por quem deseja desenvolver uma pecuária de futuro.
Utilizados para alimentação animal misturados ao capim, o milho e o sorgo ocupam imensa área de plantio na fazenda Sororó.
Consorciado com capim para produção de silagem, o milho que cresce segue minucioso cuidado técnico, juntamente com o sorgo.
“O sorgo é uma cultura mais tolerante a condições de estresse hídrico, o que permite período maior de cultivo. Outra característica importante deste cereal, é demandar investimentos relativamente menores que o de outras culturas. Isto representa uma opção de renda para agricultores situados em diversas regiões aqui de nosso Estado”, ensina Zucatelli.
Periodicamente, o conglomerado RR Agropecuária realiza treinamentos e oferece cursos e palestras aos produtores da região, e aos seus trabalhadores.