Hiroshi Bogéa On line

Coluna do DIÁRIO

Coluna do poster publicada na edição de terça-feira do Diário do Pará:

                       __________

Votando errado
Durante o ano de 2008, a coluna andou publicando notas a respeito das atitudes grosseiras do então pré-candidato a prefeito de São Domingos do Araguaia, Jaime Modesto. Basta pesquisar arquivos nas edições daquele ano do Diário do Pará para constatar a descrição antecipada do perfil autoritário do então comerciante que se elegeria prefeito do município. Tudo está se confirmando.
Tempo de cangaço
Jaime Modesto tem demonstrado total incompatibilidade com o cargo. Depois de demitir 272 concursados e contratar apaniguados, o prefeito e alguns assessores decidiram peitar quem ousa contestar suas decisões. Sindicalistas e vereadores já foram agredidos pelo genro de Modesto, enquanto o médico Moisés Soares, primeiro prefeito do município, teria recebido ameaças de gente ligada ao prefeito, tudo isso ao meio de manifestações populares que culminaram com a tomada do prédio da prefeitura pelos servidores, durante essa segunda-feira, 22.
Justiça social
Neuton Miranda, presidente estadual do PCdoB, morreu sem realizar um dos maiores objetivos da cruzada que ele vinha fazendo para devolver às comunidades o uso do solo em áreas sob jurisdição da União: documentar as “áreas de vazantes” existentes ao longo do Tocantins. Mais do que ninguém, ele sabia o significado da posse da terra para milhares de micros agricultores residentes nas ribanceiras do rio. Neuton nasceu também numa casa encravada na ribanceira do Tocantins, mais precisamente no bairro “Cabelo Seco”, onde surgiram as primeiras casas de Marabá.
Abrindo o debate
Wanderson Chamon (PMDB) realiza a primeira reunião com os prefeitos da AMAT, nesta quinta-feira, 25. Em pauta, abertura dos debates para a coleta de informações a serem utilizadas no planejamento da gestão da nova diretoria da entidade. Presidente da Associação dos Municípios do Araguaia-Tocantins, Chamonzinho quer democratizar as medidas da AMAT incentivando a participação de todos os prefeitos nas ações a serem desenvolvidas.
Tirando das ruas
A prefeitura de Marabá decidiu mesmo acabar com a anarquia no trânsito da cidade efetuando, quase que diariamente, a apreensão de motos dirigidas por mototaxistas clandestinos, número expressivo deles bandidos com rostos escondidos sob capacetes para a prática de assaltos. Apesar da pressão de setores contrários à operação, alguns até políticos de olho na eleição de outubro, o DMTU tem agido com rigor. A população aplaude.
Câmara Municipal
De muito bom gosto o designer (interno e externo) do moderno prédio da Câmara Municipal de Marabá, em fase de conclusão. O desenho da obra parece até foi concebido para acomodar a estrutura de uma Assembléia Legislativa, numa hipotética aprovação do Estado de Carajás. Como tudo na cidade passou a ser planejado para atender demandas para os próximos 20 anos, depois do anúncio de grandes projetos de verticalização do minério, a futura CM de Marabá atende a esse quesito. Inauguração ocorre ainda no primeiro semestre.
Preparando cidadãos
Há três anos em funcionamento no Pará, o Vale Juventude retoma suas atividades, em 2010, reunindo num encontro, em Marabá, de 22 a 26 de fevereiro, profissionais das áreas de saúde, assistência social e educação da rede pública e membros de Conselhos Tutelares e de Direitos da Criança e do Adolescente, além de ONGs que já trabalham com o programa desenvolvido pela Fundação Vale. Objetivo é direcionar ações nos bairros dos municípios em que atua e ampliar a participação dos jovens nas oficinas e atividades promovidas.

Umas & Outras
1º Encontro do Partido Comunista do Brasil, em Canaã dos Carajás, que ocorreria domingo, foi suspenso, com o anúncio da morte de Neuton Miranda.

Ana Júlia terá um final de semana corrido. Na sexta-feira, desembarca inaugura obras em Eldorado dos Carajás e Parauapebas. No sábado, alcança Redenção e Conceição do Araguaia.

Em Parauapebas, no frigir dos ovos, três candidaturas fortes a deputado estadual deverão disputar os votos da comunidade: Bel Mesquita (PMDB), Milton Zimmer Schneider (PT) e Valmir da Integral (PDT). Fala-se ainda na provável candidatura a deputado federal de João Fontana (PMDB), atual secretário de Obras do município.

Nesta terça-feira, 23, Câmara Municipal de Marabá inicia sua 1ª Sessão Ordinária do ano de 2010.

Rio Tocantins num sobe e desce constante. O nível das águas baixou para 8,64 metros, mas dois dias depois alcançou 8,80 metros. Régua de alerta é de 10 metros.
                          ___________
Post de 

0 Comentários

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *