Hiroshi Bogéa On line

Coluna do Diário

A seguir, coluna do poster no Diário do Pará, publicada nesta terça-feira:

______________________________

Casa da marimbondo

No final da tarde de ontem continuava tenso o clima nas dependências da Superintendência do Incra Sul do Pará, depois de descoberta manobra da deputada estadual Bernadete ten Caten , com apoio do deputado federal Zé Geraldo, ambos do PT, para substituir o superintendente Raimundo de Oliveira Filho, em suposta retaliação ao projeto de pré-candidatura do próprio Raimundo à Assembléia Legislativa. A parlamentar marabaense enxerga nessa suposta pretensão de seu sucessor no Incra séria ameaça à reeleição dela. Dizia-se que Bernadete tentava emplacar no lugar de Oliveira o secretário-Adjunto da secretaria de Planejamento, Luiz Carlos Pies, que vem a ser o próprio marido dela.

Batendo de frente

O que se fala nos gabinetes do Incra é que Raimundo Oliveira jamais demonstrou qualquer interesse em disputar cargo eletivo, mas que depois da ameaça de perder a função, ele estaria disposto a trabalhar, agora, no sentido de se eleger deputado estadual, buscando eleitores exatamente nos redutos onde Bernadete Caten, com ajuda do superintendente do Incra, obteve quase unanimidade de votos – os Projetos de Assentamento. Se isso realmente ocorrer, a recondução de Caten à AL fica comprometida.

Fora de conjectura

Não há procedência notícias circulantes em Parauapebas dando conta de que o procurador do Município, Hernandes Margalho, estaria assumindo a Procuradoria Geral do Estado, a convite da governadora Ana Júlia. Tanto a assessoria de Carepa quanto o próprio Margalho disseram desconhecer qualquer veracidade sobre o tema. O auxiliar de Darci Lermen, contatado pela coluna, na tarde de ontem, relatou não saber onde estava sendo produzida a onda de boatos.

Região do Contestado

Mais de quinze anos depois de promessas jamais cumpridas pelos ocupantes da prefeitura de Marabá, Maurino Magalhães reuniu o secretariado para anunciar programa de investimentos na chamada Gleba Ampulheta, localizada às margens do Itacaiúnas, dentro do município marabaense, mas que vinha sendo beneficiada pela prefeitura de Parauapebas diante de omissão do município vizinho, dono do território. O prefeito listou montante de recursos a serem aplicados em saúde, transporte e educação. Finalmente, com a decisão de Maurino, corrige-se um erro histórico, aliviando as finanças da prefeitura de Parauapebas.

Devastadores incorrigíveis

Destruidores dos 330 Km2 das florestas paraenses, durante o mês de junho, não se emendam. E ainda caçoam dos vergonhosos números divulgados. Em Novo Progresso, durante reunião de produtores ligados a atividade florestal o tempo quente das discussões atribuiu à mídia a responsabilizando por mais essa tragédia ao meio ambiente. Santinhos que só eles, e totalmente alheios à necessidade de mudança do perfil devastador da exploração de nossas matas, madeireiros da região insistiram na tese de que o governo Lula e a imprensa querem “matar o povo de fome, deixando pais de família desempregados”.

Incitando a desordem

Apegando-se a políticos de todos os partidos, principais lideranças das famílias que residem na Reserva Florestal Flona do Jamanxin, lá em Novo Progresso, e onde se detectou imensas manchas de desmatamento e queimadas durante o mês de junho, ensaiam reagir à força caso a Polícia Federal, Força Nacional e Ibama ensaiem desocupar a reserva, que segundo eles está habitada por mais de 600 famílias. Em Brasília, alguns parlamentares começaram a pressionar pela permanência dos ocupantes, numa prova de que, para eles, pouco vale os esforços do governo para a preservação do que ainda resta de matas em pé. Às vésperas de eleição, a bandeira Flona do Jamanxin rende bons e seguros votos.

Guia econômico

A Sicom ( Secretaria de Indústria, Comércio, Mineração, Ciência e Tecnologia de Marabá) confirmou para 29 de agosto o I Encontro de Oportunidades e Desafios para Micros e Pequenas, destinado a tonificar o Plano de Desenvolvimento Industrial do Município, em fase de elaboração. Com divulgação prevista para o final do ano, o portfólio abrangerá todos os segmentos (indústria, comércio, geografia do município, educação, saúde, habitação), mapeando caminhos para quem desejar fazer investimentos.



UMAS & OUTRAS

Padre Cláudio, amigo de longas data de Juvêncio de Arruda, pediu à família para realizar uma das últimas homenagens ao blogueiro, celebrando missa de 30° dia de seu falecimento, nesta quinta-feira, dia 13, na Igreja do Rosário da Campina (Padre Prudêncio com Aristides Lobo, Comércio), às 18h30. Todos os amigos e admiradores de Juva estão convidados.


A campanha de coleta de sangue itinerante da Fundação Hemopa, em parceria com empresas, estimulando a doação de sangue, estará dessa vez na Cidade Nova. A unidade móvel do hemocentro estará de 08 às 18h do dia 11 de agosto na Vitória Academia, da Cidade Nova, em Ananindeua. A campanha existe há 10 anos.



A diretoria da Coomigasp (Cooperativa dos Mineradores do Garimpo de Serra Pelada) já instalou delegacias regionais em Brasília, Palmas, Araguaína, São Domingos, Imperatriz, São Luis, e Presidente Dutra (MA). Está se organizando, e se fortalecendo, para os grandes embates futuros.



Dos cinco infocentros inaugurados por Ana Júlia em Marabá, no final de semana, quatro funcionam em entidades populares: Associação de Moradores da Nova Marabá, Centro Santo Antônio ( Paróquia Sagrada Família), Associação dos Artistas Plásticos de Marabá ( Galpão de Artes de Marabá – Ponto de cultura) e no Banco do Povo.

______________________________

Post de 

1 Comentário

  1. telmachristiane

    12 de agosto de 2009 - 20:21 - 20:21
    Reply

    Achei ótimo tu disponibilizares a coluna aqui no blog.
    Abs.

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *