Hiroshi Bogéa On line

Coluna Diário do Pará

Coluna do poster publicada na edição desta terça-feira, 6, do Diário do Pará:

______________

Mexendo no tabuleiro
Ele é uma das pessoas da mais extrema confiança do prefeito Darci Lermen. Mas isso não o impediu de assinar ficha de filiação ao PMDB, em ato solene abonado pela deputada federal Bel Mesquita, adversária política de Darci. Do jeitinho contado aqui na coluna, dias atrás, certamente faz parte dos planos do prefeito municipal o ingresso na legenda peemedebista de João Fontana, secretário de obras de Parauapebas, provavelmente olhando uma grande composição eleitoral em que Bel Mesquita possa estar inserida. Darci já definiu como seu candidato a deputado federal pelo PT, o secretário municipal de Fazenda, Milton Zimmer Schneider .

Decepção no Araguaia
Passava das 15 horas de ontem, 5,, quando um dos peritos do Grupo de Trabalho Tocantins, formado pelo Ministério da Defesa para tentar localizar restos mortais de guerrilheiros do Araguaia, anunciou que estava encerrada mais uma expedição de buscas, do outro lado do rio Araguaia, mais precisamente em Xambioá (TO). Desolado, ele não conseguia despistar o cansaço e a decepção, principalmente por causa dos indícios preliminares, sistematizados, de que no sítio onde foram feitas as escavações poderia estar enterrado o que sobrou do corpo do líder da guerrilha, Osvaldo Orlando da Costa – Osvaldão.

Inscrições milenares
O Lajeiro do Cadena, sítio arqueológico localizado em Conceição do Araguaia, merecerá cuidados especiais do Instituto do Patrimônio Histórico, Artístico e Nacional (IPHAN), conforme relatório preliminar preparado pela equipe que esteve no município catalogando inscrições rupestres localizadas na área, seguindo orientação de pesquisadores do Museu Emílio Goeldi que já haviam apontado para suposta existência de uma relação de continuidade entre o Centro-Oeste e a Amazônia no que concerne as gravuras rupestres. Convênios deverão ser assinados entre o governo federal e a prefeitura de Conceição objetivando preservar o sítio e aprofundar estudos.

Golpes no crime
Em menos de doze dias, a polícia paraense, com apoio do Núcleo de Inteligência, prendeu quatro perigosas quadrilhas atuando no Sudeste e Oeste do Estado. Em Marabá, centenas de papelotes de cocaína foram encontradas junto aos traficantes presos num bairro da cidade, ao mesmo tempo em grupo de cinco assaltantes de banco também foi dominado 24 horas antes da execução do roubo planejado às agencias da CEF e BB. Em Santarém e Monte Alegre, outros dois perigosos bandos de traficantes também enjaulados. É preciso registrar esse esforço de sucessivas vitórias da secretaria de segurança contra as organizações criminosas.

Nova legislação

Comerciantes e empresários discutiram ontem, em Marabá, as diretrizes da Lei Complementar Federal nº 123, que regulamenta o tratamento diferenciado às micro e pequenas empresas. A lei estabelece normas relativas aos incentivos fiscais, inovação tecnológica e à educação empreendedora, associativismo e suas regras de inclusão, incentivo a geração de empregos e à formalização de empreendimentos, entre outras. Encontro foi organizado pela SICOM – secretaria municipal de Indústria e Comércio.

Comércio florestal
Com expectativa de negócios em torno de R$ 150 milhões, a Feira da Madeira marcada para o período de 28 a 31 de outubro pretende colocar no Hangar cerca de 20 mil pessoas. Entre fabricantes de máquinas, prestadores de serviços, empresários florestais, detentores de processos e tecnologia de agregação de valor, organizadores anunciam a inscrição de 200 expositores.

Umas & Outras
Finalmente, a Justiça notificou o prefeito Maurino Magalhães (PR). O vice-prefeito, Nagilson Amoury, até o final dessa segunda-feira, 5, ainda não havia sido localizado. O prefeito tem prazo até dia 14 e3 outubro para apresentar sua defesa.

Anunciado para os dias 7 e 8 de outubro, a I Mostra de Profissões do município de Canaã pretende reunir instituições ligadas à educação e formação profissional para apresentar as novas oportunidades de mercado para a cidade. São esperados pelo menos quinhentos participantes.

No final da tarde de ontem, pecuaristas do Sul do Pará tentavam obter dados a respeito dos critérios socioambientais adotados pelos frigoríficos
JBS-Friboi, Bertin e Marfrig, como regra básica para a compra da produção de boi na região. Havia muita preocupação entre os principais produtores de boi.

____________
Post de 

1 Comentário

  1. Anonymous

    7 de outubro de 2009 - 00:33 - 0:33
    Reply

    Engraçado como que esses "mau" políticos conseguem de uma hora para outra, como num passe de mágica, desaparecerem. Parece que está tudo orquestrado, até o prazo que pela lei é de 5 dias, foi dilatado. Se o negócio era ganhar tempo, é porque tem mutreta mesmo e ainda tem a coincidência da mudança de endereço do cartório e o feriado. Qualquer semelhança com ajeitamento, não é mera coincidência!!! Fique de olho aí por nós Caro Hiroshi!!!

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *