Hiroshi Bogéa On line

Coluna Diário do Pará

Coluna do poster publicada no Diário do Pará:

                        _____

Orgulho paraense
O cirurgião plástico marabaense Antonio Pinheiro, recebeu destaque em homenagem, na abertura do 46″ Congresso Brasileiro de Cirurgia Plástica, em São Paulo, ao ser condecorado pelo presidente da S.B.de C.Plástica, José Tariki, com placa comemorativa solenemente entregue no evento. Nascido em Marabá, Pinheiro classificou o momento como o mais importante de sua vida médica, e, como faz parte de personalidade, creditou a homenagem à generosidade da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica e ao trabalho desenvolvido no Conselho Federal de Medicina.
Prefeito desastre
Quem nunca deixa de trocar os pés pelas mãos é o prefeito de Conceição do Araguaia, Álvaro Brito Xavier (PT), verdadeiramente chegado a constantes emoções. Não obstante a corda bamba em que se equilibra pra segurar o cargo de prefeito ameaçado por crime eleitoral, o incorrigível rapaz agora vai ter que encarar ação civil por improbridade administrativa.
Reminiscências
Em vídeo postado em seu próprio blog (http://www.anajuliacarepa13.blogspot.com), a governadora Ana Júlia relembra dos tempos em que ela percorria as ruas do comércio de Belém vendendo assinaturas e exemplares do jornal “Resistência”, publicação alternativa editada durante o regime militar pela Sociedade dos Direitos Humanos, tendo à frente Paulo Fontelles e Humberto Cunha. Emocionada, chora ao recordar da prisão do pai, Arthur Carepa, levado de sua casa por militares do Exército portando metralhadoras, sob o olhar atônito da adolescente filha.
Cirerones atrasados
Desencontro de horários impediu que a primeira fase da visita técnica ao local da construção da siderúrgica Alpa, a 14 quilômetros de Marabá, fosse seguida por um séquito de presidentes de associações de bairros e de entidades populares, interessadas em conhecer todos os passos do empreendimento que tanto mobiliza a população do município. A comitiva chegou em diversos carros quando os técnicos da SEIR e representantes de duas empresas haviam deixado o local. Dia 22 de janeiro, mais três empresas interessadas em disputar a licitação dos projetos da plataforma intermodal e o EIA/Rima, estarão visitando a área.
Mise-en-scène                                                 
Esperto, o deputado Zé Geraldo (PT). O digníssimo parlamentar é especialista em movimentar-se na onda das boas notícias do governo federal, principalmente quando as mesmas envolvem recursos públicos devidamente liberados para obras que beneficiam as camadas menos favorecidas, aquelas mais desinformadas. No rastro do “Luz para Todos”, Zé Geraldo e a deputada Bernadete Caten cortejaram o programa com se fossem obras deles. Agora, a assessoria do parlamentar distribui press releases discursando sobre os R$ 3 bilhões liberados para o “Minha Casa, Minha Vida”. Esse deputado é fera!
Atiçando otimismo
Bastou o Diário do Pará publicar, ontem, matéria sobre o anúncio da licitação da Ferrovia Norte-Sul, ligando Açailândia a Barcarena, para empresários de Marabá se agitarem. A obra é vista pelos mais expressivos produtores da região como essencial para aquinhoar o município com uma das estruturas logísticas mais completa do país, envolvendo rodovia, ferrovia e hidrovia.
Intervenção branda
A prefeitura anuncia que construirá um Centro Multiuso em Marabá para recepcionar migrantes. O projeto seria da ordem de R$ 650 mil contemplando espaços destinados a cursos, exposições, palestras, oficinas de música, dança, teatro e atividades esportivas. Se a obra for mesmo concretizada, pode tornar-se numa importante ferramenta para monitorar e exercer controle sobre a o processo migratório, mas para isso é necessária boa gestão do núcleo.

Umas & Outras
Em 2009, as concessionárias de Marabá venderam 6.020 veículos. Dezembro bateu todos os recordes da história do setor: 800 veículos, redondos, comercializados.

Concluídas as obras das duas arquibancadas localizadas detrás das duas traves do Zinho Oliveira. Operários realizam acabamentos de pintura e fixação de placas de propaganda. Com a construção da outra arquibancada do outro lado do campo, estádio terá capacidade para 6 mil torcedores.

Alcoa e Ma’aden formam a nova joint venture do setor mineral, para implantar na Arábia Saudita o complexo de alumínio de menor custo do mundo. Composto por mina de bauxita, refinaria de alumina, unidade de redução de alumínio e laminadora, o complexo deve entrar em completa operação até 2014, fornecendo alumínio para os mercados crescentes do Oriente Médio e região.

Abertas inscrições para dois cursos do Sebrae em Marabá. Dde 25 a 27 de janeiro, o primeiro capacitará empresários de micro e pequenas empresas a implantar e manter atualizados os controles financeiros de seu negócio. O segundo, de 28 a 30 de janeiro, orientará sobre gestão financeira. Mais informações pelo e-mail maraba@pa.sebrae.com.br ou pelos telefones 94 3324 4448/ 3324 4449/ 3323 5799

Agência de Marabá da Caixa Econômica Federal tem novo gerente-geral. Trata-se de Antônio Simões Jr., que tem realizado encontros com imprensa e autoridades anunciando seus planos de trabalho.
                                __________
Post de 

1 Comentário

  1. Anonymous

    18 de janeiro de 2010 - 23:40 - 23:40
    Reply

    Muito merecida essa homenagem ao DR.Antonio Pinheiro,um filho ilustre de Marabá,um grande profissional,um homem honrado.Parabéns.Seus saudosos pais,mestre Osório e Dna.Otília Pinheiro,estariam orgulhosos.

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *