Hiroshi Bogéa On line

Coluna Diário do Pará

Coluna do poster desta quarta-feira, 13, no Diário do Pará:

                                   __________
Projeto inovador
O secretário Anibal Picanço, da Sema, recebeu projeto de educação ambiental elaborado por uma equipe do órgão para aquisição de três ônibus e barcos equipados com terminais de computadores, conectados a Internet para operarem no Estado, levando Educação Ambiental a adultos e jovens da zona rural e populações ribeirinhas. Ideia é mostrar os efeitos de queimadas e derrubadas de florestas no clima e na vida das pessoas, com objetivo de moldar a cultura de danos à natureza que começa na vida adolescente das populações agrícolas. O programa, que será apresentado a Ana Júlia, usará a estrutura do Navegapará.
Buraco negro
Emails e telefonemas de leitores da coluna denunciam a qualidade das ligações móveis da TIM na região Sul e Sudeste do Estado. Dado o exagerado registro de denúncias, supõe-se o problema de grave extensão, dimensionado pela inexistência de solução por parte da operadora – apesar das tentativas de obtenção de suporte. As reclamações são quase todas referentes a não conclusão das ligações efetuadas pelos clientes.
Definindo metas
Wanderson Chamon (PMDB) repassa à coluna três prioridades para as quais ele dedicará especial atenção, em 2010: prosseguimento das obras de urbanização da sede de Curionópolis, que já ganhou sete quilômetros de vias pavimentadas e serviços de saneamento; saúde pública, e a implantação da Estação Conhecimento, em parceria com a Fundação Vale. Na área de saúde, como exemplo, a população local já conta com o hospital municipal funcionando a contento, depois de total reforma e ampliação.
É possível sonhar
Administrando com eficiência escassos recursos de uma pequena prefeitura, o prefeito de Curionópolis sonha agora em viabilizar a Estação Conhecimento com a Fundação Vale. E já dá até como certo o inicio das obras ainda neste primeiro semestre, para acolher crianças e a juventude do município promovendo ações integradas, de longo prazo, que contribuam para o desenvolvimento integral das novas gerações, “de maneira a fazer com que os jovens tenham autonomia e condições de sonhar e conquistar seus sonhos”, diz Wenderson Chamon
Crime contra a humanidade
A denúncia é do jornalista Ademir Braz: caso a Colossus, empresa canadense contratada para explorar ouro em Serra Pelada, consiga mesmo tocar o projeto de exploração mecânica do minério, centenas de igarapés, riachos e grotas, que formam a microbacia dos rios Parauapebas e Verde, desaguando no Itacaiúnas, serão contaminados por mercúrio, elemento químico usado como auxílio na purificação do ouro – processo também conhecido como “amalgamação”. O blog do colunista, a partir de hoje, intensificará campanha contra a entrega do garimpo a empresa internacional. Tem muita maracutaia na jogada.
Orgulho paraense
Professores de pelo menos oito escolas públicas dos municípios de Redenção, Xinguara e Marabá incentivarão seus alunos a pesquisarem no blog “Orgulho do Pará” diversas publicações e vídeos, até agora produzidos pelo Diário do Pará, exaltando valores, beleza e o calor humano dos paraenses. Material rico e carregado de informações didáticas, desperta nos educadores o interesse pelo aprofundamento da excelente campanha. A partir do momento em que professores oficializarem os trabalhos, a coluna publicará nomes das escolas e turmas envolvidas.
Umas & Outras
Prefeitos do Sul e Sudeste pretendem reunir-se na Amat para articular viagem a Belém de olho na reabertura dos trabalhos da Assembléia Legislativa. Querem marcar sob pressão cada deputado pedindo a aprovação do empréstimo que o governo do Estado solicita para viabilização de muitas obras em cada cidade.

Dia 21 de janeiro, termina o prazo de entrega das últimas propostas e sugestões para o aperfeiçoamento do Estudo de Impacto Ambiental (EIA) do projeto de instalação da futura siderúrgica Aços Laminados do Pará (ALPA).

Dois executivos de uma grande empresa nacional desembarcam em Marabá esta semana para medir a temperatura local, conversar com dirigentes empresariais e manter audiência com o prefeito municipal. Na agenda, estudos para construção de uma filial do grupo na cidade.

São exatamente 86 cheques sem fundo “voando” por esse Brasil afora, emitidos pelo ex-prefeito de Itupiranga, Adécimo Gomes. A prefeitura continua sem receber talonários de cheque por dezenas de restrições de seu CNPJ.
                     __________
Post de 

1 Comentário

  1. Anonymous

    14 de janeiro de 2010 - 11:50 - 11:50
    Reply

    Égua Hiroshi, a TV Globo agora está disponibilizando (através do programa Big Brother)aulas grátis de boiolismo,os caras ensinam gírias, gestuais e maneiras de se comportar para os telespectadores interessados ou em dúvida.É mole essa ?Alerto que mando essa,sem nenhum preconceito,falou turma do GLSBTXYZWK e etc….

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *