Hiroshi Bogéa On line

Coluna Diário do Pará

Coluna do poster publicada na edição desta terça-feira, 22, no Diário do Pará.

                     __________
Novos tempos
O novo secretário de Saúde de Marabá, Ademar Rafael Ferreira, ex-gerente do Banco do Brasil, foi recebido carinhosamente pelos servidores do órgão, durante rápida solenidade de apresentação do dirigente, e em meio a emocionado discurso de uma funcionária declarando o renascimento da esperança de dias melhores para a secretaria. Ademar transmitiu excelente impressão aos seus subordinados, garantindo trabalhar intensamente para recuperar o tempo perdido. Ganhou também o comprometimento de todos apoiá-lo na implementação de medidas amargas.
Siderurgia interiorizada
Ian Correa, vice-presidente da Sinobrás, representou a empresa na solenidade de lançamento das obras da Companhia Siderúrgica do Pecém, no complexo industrial e portuário do Pecém, em São Gonçalo do Amarante, no Ceará. Durante evento, os projetos Alpa e Aline foram citados como outro grande empreendimento da Vale, na área de siderurgia, com execução prevista para 2010, em Marabá. Roger Agnelli, José Carlos Martins, Aristides Corbelline – pela Vale -, e Cid Gomes, governador do Ceará, também estavam lá.
Premiação comemorada
Associações de bairros e lideranças comunitárias das áreas urbana e rural repercutem no município a premiação outorgada pelo IBRAE (Instituto Brasileiro de Estudos Especializados) ao prefeito Maurino Magalhães (PR), pela inclusão de Marabá entre os Cinquenta Melhores Administrações Municipais do Brasil, “sob o enfoque da sustentabilidade urbana”. Com distribuição de folders exaltando o diploma, as entidades solidarizam-se com o prefeito ratificando confiança na gestão dele.
Olho no futuro
Com anúncio de que as construtoras Andrade Gutierrez e Odebrechet deverão instalar canteiro de obras em Marabá preparando-se para participar do boom de construções na área de siderurgia, o SINE/Marabá formatará um banco de dados para abastecer de informações as empresas em busca de mão-de-obra. Nesse sentido, abrirá cadastramento de profissionais da construção civil, a partir de 05 de janeiro, com vagas destinadas a pedreiro, ajudante de obras, carpinteiro, soldadores, entre outros.
Bases empolgadas
Peemedebista do Sul do Pará que participaram de convenção estadual do partido, em Belém, retornaram aos seus municípios empolgados com a possibilidade de Jader Barbalho disputar o governo do Estado. Para alguns prefeitos, o discurso do deputado federal declarando que se o PMDB decidir encarar o pleito, o candidato estaria no segundo turno, é sinal da disposição de Jader em analisar positivamente o desafio.
Sem censura
Colunista entrevistou por quase duas horas o prefeito de Marabá cercado de um clima inicial um tanto pesado. Justo se diga, todavia, a determinação de Maurino Magalhães não deixar uma pergunta (muitas delas provocativas) sem resposta, mandando ver questões tipo descontrole de gastos públicos, caixa dois de campanha eleitoral, oposição ao governo dele, instabilidade institucional, e até imersão religiosa na administração municipal. Maurino dá estocadas diretas no ex-prefeito Tião Miranda e no deputado João Salame (PPS). Está sendo transcrita para publicação no blog.
Agentes de saúde
A propósito de nota publicada na edição passada da coluna sobre o plano de carreira para agentes comunitários de saúde, em discussão na Câmara Federal, Ed Wilson, do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde, observa que em hipótese alguma o poder publico municipal poderá estabelecer padrão salarial inferior ao salário mínimo nacional, para os agentes comunitários, e que a utilização dos recursos para possíveis aumentos salariais, deve ser analisada por cada município, envolvendo negociação entre os gestores e trabalhadores.

Umas & Outras

Deputado federal Asdrubal Bentes (PMDB) garante a coluna não ter mais dúvidas: Jader Barbalho anunciará, na hora certa, candidatura ao governo do Estado.

Explosão demográfica em Marabá é algo incontrolável. O bairro Francolândia, área de terra doada pelo empresário Daniel Franco a 300 famílias, está praticamente com todos os lotes ocupados. Diariamente novas construções são edificadas no local, que deverá se transformar no mais novo bairro de Marabá, totalmente habitado.

Representando Ana Júlia, o Gerente do Centro de Integração Regional de Marabá, Sebastião Ferreira, apresentou à imprensa e a diversas entidades de classe as obras de reforma completa do Colégio Plínio Pinheiro, que há mais de 40 anos não recebia benefícios em sua estrutura física, ganhando agora até ginásio de esportes.

RBA lança a programação local de Marabá do Canal 2, nesta terça-feira, 22, em solenidade numa casa de eventos. O telejornalismo contará com quatro programas diários nas áreas de polícia, esporte, entrevistas e noticiário em geral.

                 __________
Post de 

8 Comentários

  1. Anonymous

    26 de dezembro de 2009 - 15:44 - 15:44
    Reply

    Eu estive no hospital minicipal dia 25/12, e fiquei triste com a realidade da saudepublica da minha cidade.A sujeira impera, mesmo com a presença do secretario naquele momento no hospital, sentimos pouca mudança. Ele deve começar a gestão dele com uma bela faxina com sabão e agua sanitaria, pelo menos para melhorar a aparencia.

  2. Anonymous

    24 de dezembro de 2009 - 04:45 - 4:45
    Reply

    cade o veneno.

  3. Anonymous

    23 de dezembro de 2009 - 19:26 - 19:26
    Reply

    COM A PRESENCA DO SECRETÁRIO DE SAÚDE DIARIAMENTE O ATENDIMENTO NA SMS MELHOROU MUITO E OS SERVIDORES TRABALHAM COM MUITA DISPOSICAO…MUITA COISA MELHOROU E VAI MELHORAR!

  4. Anonymous

    23 de dezembro de 2009 - 02:21 - 2:21
    Reply

    O problema do maurino com o tião, e porqque ele fica com ciume, pois, o povo faz comparativo entre os dois governo,e senti saudade do tião. Vai trabalhar maurino e deixa de viajar na maionese.

  5. Anonymous

    23 de dezembro de 2009 - 02:16 - 2:16
    Reply

    O gerente podia explicar porque em quatro anos a Ana julia reformou apenas uma escola.O governo do estado esta em debto com a população de marabá. Com a explosão demografica que vem passando a região, a ultima escola construida aqui foi o geraldo veloso. ano de eleição o povo vai lembrar das promessas não realizadas.

  6. Anonymous

    23 de dezembro de 2009 - 01:59 - 1:59
    Reply

    E eu tambem senti, perdi o tesão.Foi um balde de agua fria. Mas ainda tem tempo para retomar.beijos

  7. Anonymous

    23 de dezembro de 2009 - 01:27 - 1:27
    Reply

    Durante muito tempo a imagem do Daniel Franco foi ligada a atitudes nada louvaveis.
    Porém nos ultimos anos o referido senhor empresario do asfalto Franco tem se mostrado sensivel a questões sociais, ligadas a pobreza.
    Por exemplo, a quase 5 anos paga um onibus para transportar alunos carentes que cursam o Ensino Médio e moram em uma Vila, longe do centro urbano.
    Esperamos que atitudes como esta seja copiada por outros empresários da região, que já lucraram muito por aqui e devem dar o retorno justo a nossa cidade.

  8. Anonymous

    22 de dezembro de 2009 - 16:17 - 16:17
    Reply

    É…. depois que o senhor "descompensou" e deu um pito on-line em seus leitores, realmente seu Blog perdeu um pouco do encanto. Agora a gente lê e não existe mais aquela expectativa d'ora antes sentida. Mesmo assim aindo continuo acessando de vez em quando.

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *