Hiroshi Bogéa On line

Coluna Diário do Pará

Coluna do poster  publicada neste sábado, 12, no Diário do Pará:

                       __________

Mirando Jader
Dá pra notar claramente a preocupação das principais lideranças políticas do Sul do Pará para tentar descobrir os rumos a serem tomados pelo presidente do PMDB, Jader Barbalho. Mesmo aquelas já comprometidas com a reeleição de Ana Júlia, ninguém ousa diagnosticar o que pode ocorrer no pleito de 2010 sem a inclusão do peemedebista no tabuleiro da disputa. Isso o colunista ouviu de pelo menos oito personalidades residentes nos municípios de Conceição, Redenção, Xinguara, Canaã, Parauapebas e Marabá.
Sobrando cacos
Nessa altura do campeonato, difícil está encontrar, nos mesmos municípios, algum tucano entusiasmado com o futuro da legenda. As brigas internas do PSDB paraense conseguiram esconder o ânimo da galera, que espera ansiosamente o resultado do encontro do partido marcado para este final de semana, em Belém, para medir o tamanho das perdas até agora contabilizadas.
De bem com tudo
Quem está cada dia mais assim com a população de seu município é o prefeito Wenderson Chamon (PMDB. Se fizerem pesquisa agora, em Curionópolis, a popularidade dele deve estar nos níveis de satisfação do presidente Lula. Em menos de um ano de administração, Chamon já oferece aceitável atendimento de saúde no Hospital Municipal, totalmente reformada, e pavimentou inúmeras ruas da cidade, com recursos próprios.
Emprego e renda
Pra fechar o ciclo de boas notícias,Wenderon Chamon testemunhou a entrega, pela governadora Ana Júlia, da licença do Projeto Serra Leste, onde dentro de 90 dias a Vale inicia a exploração do minério ali existente, empregando quase mil pessoas e gerando royalties municipais. Na festa de entrega da licença, no meio de semana, Ana e Wenderson foram ovacionados por mais de duas mil pessoas.
Eruditismo na praça
Programação pra lá de gostosa: a Orquestra Sinfônica do Theatro da Paz se apresenta neste sábado, 12, , na Praça Duque de Caxias, em frente à Câmara Municipal,num evento da prefeitura de Marabá destinado a traduzir fraternidade no período natalino. No repertório, obras de Bizet, Rossini, Verdi, Franz Lehar e Mozart, citando clássicos compositores da música erudita -, além de obras de paraenses como Waldemar Henrique e Tynnôko Costa. Bem cedo da noite, a partir das 20 horas.
Afiando asas
Obras de ampliação e melhorias do estádio Zinho Oliveira estão sendo executadas pela prefeitura de Marabá com planejamento agendando para colocar o Águia em campo no seu primeiro jogo, pelo Campeonato Paraense 2010. Capacidade ampliada acomodará cinco mil torcedores. Ao mesmo tempo, a diretoria do time trabalha silenciosamente na contratação de jogadores, que serão apresentados à torcida dia 27 de dezembro. A pré-temporada será em Curionópolis.
É agora?
Coordenadores do movimento pela criação do Estado de Carajás, garantem que de terça-feira, 15, não passa. Nessa data, a Câmara Federal votará o PDL 052/07 propondo a realização de plebiscito para que a população escolha se o Pará deve ou não ser desmembrado para a criação de uma nova unidade da Federação, cuja matéria já foi aprovada no Senado. Ao contrário do que andaram propagandeando erroneamente, ou por má fé, caso aprovado, o plebiscito será realizado em todo o Estado, e não apenas nos 38 municípios inseridos no mapa sugerido para Carajás.
No alto da serra
O moderno Centro Administrativo de Parauapebas é realmente muito bonito, construído no alto de uma das serras que circundam a cidade e planejado para atender as demandas pelos próximos vinte anos. Darci Lermen (PT) pretende realizar grande festa dia 19 de dezembro, por ocasião da inauguração da suntuosa obra, ao lado da governadora e de outras lideranças políticas do Estado.
Umas & Outras
Programado para o dia 20 de dezembro, a segunda parcela do 13º salário dos servidores de Marabá foi quitada no meio desta semana. Ao contrário dos dias negros anunciados, 2009 será fechado com o salário dos funcionários públicos em dia. A primeira parcela do 13º foi paga no mês de julho. O salário de dezembro está garantido para o dia 27.

Exposto na fábrica da Alubar, o presépio produzido com miriti leva a assinatura do artesão Nildo Farias, Mães do Projeto Japiim, do Grupo Alubar, e colaboradores portadores de necessidades especiais da empresa empresa. Outros presépios de Nildo estarão à mostra na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), Igreja de São José e Hotel Equinócios, em Barcarena.

Oficialmente, a Premium Engenharia colocou os pés em Marabá ao lançar o Loteamento Ipiranga, localizado na bifurcação das rodovias Pa-150, Rodovia Transamazônica e Br-222. Nos projetos da construtora, o lançamento de um shopping nas imediações do loteamento.

Asdrubal Bentes empolgado com a possibilidade da Câmara Federal sacramentar o plebiscito sobre a criação do Estado de Carajás. Muita gente se deslocará, de novo, pra Brasília, a partir de segunda-feira, 14.

                 __________
Post de 

0 Comentários

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *