Hiroshi Bogéa On line

Coluna Diário do Pará

Coluna do poster publicada neste sábado, 5, no Diário do Pará:

                    __________

Articulador otimista
Prefeito de Xinguara eleito pelo Partido dos Trabalhadores, Davi Passos retornou de Brasília empolgado com a aprovação pelo Senado do decreto legislativo que autoriza o Tribunal Regional Eleitoral do Pará a realizar plebiscito sobre a criação do chamado Estado do Carajás. Nem bem saiu o resultado da votação, Davi agilizou reuniões na AMAT para mobilizar caravanas destinadas a pressionar deputados federais para a votação, na Câmara, do PDS 52/07. Prefeito usa também o discurso de que o tamanho do estado do Pará é entrave à implantação de projetos e programas de interiorização do desenvolvimento.
Novos Estados
Diante da aprovação, pelo Senado, do plebiscito, é sempre bom recordar que durante a Assembleia Nacional Constituinte grande número de parlamentares concluiu pela necessidade de a Amazônia ser redividida, com a criação de novos estados. Os últimos desmembramentos de estados ocorreram em 1978, com a criação de Mato Grosso do Sul, e com a Constituinte de 1988, com a criação do estado de Tocantins. Caso o plebiscito aponte maioria favorável à divisão territorial, a Assembleia Legislativa do Pará terá dois meses para questionar seus membros sobre a medida e, a seguir, participar o resultado ao Congresso Nacional em três dias úteis.
Arrumando a casa
Maurino Magalhães deverá anunciar o novo secretário de Saúde até o dia 15 de dezembro. O nome já está definido, só que o prefeito ainda define os membros da comissão especial que atuará, num primeiro momento, dando total apoio ao futuro auxiliar da pasta. Além de Ítalo Ipojucan, secretário da SICOM (Indústria e Comércio), o prefeito pensa em convidar o atual gerente administrativo da Unimed Sul do Pará, Eugenio Alegretti, que já foi secretário de Saúde de Marabá, para compor a comissão.
Aliado fiel
Grupo de garimpeiros de Serra Pelada inicia movimento contra diretores da Coomigasp e de um suposto jornalista chamado Toni Duarte, responsáveis por campanha difamatória à pessoa do deputado Paulo Rocha, que tem questionado a suspeita forma com que a cooperativa tenta transferir a jazida de ouro para o controle de uma empresa canadense, provavelmente excluindo a maioria dos garimpeiros de rendimentos futuros da exploração mecanizada. O grupo defende Paulo Rocha como aliado de primeira hora dos trabalhadores em mineração, inclusive participando ativamente na relatoria do projeto que instituiu o Estatuto dos Garimpeiros.
Cara feia
Durante rápida passagem por Marabá, Gilmar Mendes, presidente do Conselho Nacional de Justiça e do Supremo Tribunal Federal, fechou a cara quando um repórter perguntou-lhe sobre as denúncias veiculadas em órgãos de imprensa dando conta de que ele teria atuado no tribunal e favor de Daniel Dantas. Também ignorou o profissional. Mas, afora isso, tratou a todos os jornalistas com atenção. Confirmou também ser Marabá o município brasileiro com maior número de conflitos agrários.
GTA Eletrônica
Polícia civil concluiu retoques na moderna delegacia reconstruída no Núcleo Cidade Nova, aguardando inauguração na próxima quarta-feira, 9, pela governadora Ana Júlia, que fará também entrega de diversas viaturas às delegacias de Marabá e a prefeitos de outros municípios da região. Compromisso mais importante do dia será o lançamento da GTA eletrônica, ao lado do ministro da Agricultura, Reinhold Stephanes. A Guia de Trânsito Animal eletrônica permitirá acompanhar, em tempo real, via satélite, a comercialização e até a sanidade do rebanho bovino e bubalino paraense, estimado em 18,5 milhões de animais e considerado o quinto maior do país.
Esperança no ar
No mesmo dia 9, a população de Curionópolis realizará manifestações festivas saudando a entrega, pela governadora, da Licença do Projeto Serra Leste, empreendimento da Vale de exploração de ferro defendido como a salvação econômica do município, que possui um dos maiores índices de pessoas desempregadas do país. Durante período de implantação do projeto Curionópolis deverá receber cerca de R$ 12 milhões em tributos. Ana Júlia, ao lado do prefeito Wenderson Chamon (PMDB), também fará visita às obras de drenagem, pavimentação e Hospital Municipal.
Umas & Outras
Na edição passada da coluna, onde se lia, Wenderson Chamon, prefeito do PT, favor grifar bem forte: prefeito do PMDB. Com pedidos de desculpas.

Alunos da Escola de Música “Villa Lobos”, da Fundação de Assistência a Criança e ao Adolescente (Funcad), realizam o IV Recital, no Clube dos Oficiais da Vila Militar Castelo Branco. Dia 12, a partir das 19h30.

Alunorte Cidadania 2009, mutirão social para prestação de serviços de saúde, cidadania e lazer para a população de Barcarena, será realizado hoje, 5, pela Alunorte e Sesi, objetivando bater o recorde de 5.500 atendimentos realizados na primeira edição do evento.

                  __________
Post de 

1 Comentário

  1. Anonymous

    5 de dezembro de 2009 - 12:23 - 12:23
    Reply

    Noticia direto de Belém:

    Professores do sul e sudeste do Pará após a noticia da Cassação do Prefeito Duciomar Costa,saem para manifestação em frente a Prefeitura Municipal de Belém e Pedem junto com Os Municipes de Belém Novas eleições. Os manifestantes gritavam palavras de Ordem contra Duciomar e Priante que assim como o prefeito cassado também comprou Votos na Eleição Municipal de 2008.
    Aproveitando a Oportunidade Manifestantes de Marabá denunciaram tambem os atos de improbidade do atual Prefeito de Marabá Maurino Magalhães e sua Troup de acessores corruptos.
    Te Cuida Maurino Magalhães tu vai ser o Próximo da Lista.

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *