Além do sério trabalho que desenvolve em Serra Pelada implantando projeto de mecanização do ouro a ser produzido no garimpo, empresa canadense Colossus pode firmar importantes parcerias com o governo do Estado.
Essa possibilidade foi alavancada durante visita do secretário de Estado de Industria, Comércio e Mineração, Davi Leal, a Serra Pelada, quando, em contato com executivos do grupo canadense, abriu-se negociação para a prática de ações compartilhadas, em dois sentidos.
Numa primeira etapa, a Colossus poderá doar ao governo do Estado cerca de 20 kg de ouro destinados à produção de peças no Pólo Joalheiro do Pará.
Ao mesmo tempo, a diretoria da Colossus lotada em Serra Pelada levará aos executivos do grupo, no Canadá, proposta para estudar a possibilidade da empresa verticalizar a produção do ouro daquele garimpo , processando a industrialização de concentrados,como paládio e platina, minerais de valor elevadíssimo no mercado exterior.
Atualmente, a Colossus prevê em seu projeto original apenas a exportação do concentrado.
Davi Leal retornou a Belém empolgado com a possibilidade do grupo canadense topar investir na verticalização dos produtos a serem apurados em Serra Pelada – fato que elevaria ainda mais os ganhos dos garimpeiros cadastrados no Projeto de Produção Mecanizada.