Chapada das Mesas: esculturas divinais

Publicado em 7 de junho de 2011

 

Colaborador frequente do blog, o advogado Plínio Pinheiro Neto, acompanhado de Neide, sua esposa, decidiu conhecer as cachoeiras de Pedra Caída, no município de Carolina (MA).

É o primeiro ponto turístico importante do Sul do Maranhão.

Possui três quedas d’água maiores.

Na Gruta do Amor a água despenca a uma altura de 46 metros em uma série de pequenos saltos, além de grande piscina de água corrente. Fica a 50 metros da BR-010, e a 35 Km distante de Carolina.

Em pleno cerrado maranhense, a região é uma das mais lindas do país por seus encantos naturais, cortada por 22 rios e inúmeras cachoeiras, grutas e cavernas.

 

Fotos acima enviadas ao blog pelo casal compõem os platôs da Chapada das Mesas, formada pelos morros do Chapéu e do Gavião.

Observem que os morros têm formato de mesas.

 

Essa outra foto é do monumento comemorativo aos cem anos da Independência do Brasil, no centro da pacata Carolina. O município é um dos mais antigos do país.

Os primeiros colonizadores chegaram ali em expedições para capturar índios que seriam usados na tentativa de descobrir ouro. Em 1625 pintaram os jesuítas, porém o primeiro lugarejo só foi fundado em 1809.