Hiroshi Bogéa On line

Cenários de pesquisas reforçam mudanças

 

 

Das duas pesquisas realizadas em Marabá no mês de março, o poster teve acesso aos números de uma delas.

Há quatro cenários pesquisados.

No primeiro, foram incluídos nos questionários os nomes  de sete pré-candidatos:  Ítalo Ipojucan (PMDB),  João Salame (PPS), Jorge Bichara (PV), Luis Carlos Pies (PT), Maurino Magalhães (PR), Sebastião Miranda (PSDB) e Miguelito Gomes (PP).

Em outra situação, os pesquisadores disponibilizaram três nomes: Miranda, Maurino e João Salame.

No cenário 3, disponibilizadas as candidaturas apenas de Sebastião Miranda e Maurino Magalhães – onde o ex-prefeito aparece na melhor performance. Ou seja, disputa nítida de comparação de duas administrações.

Finalmente, outras duas candidaturas: Sebastião Miranda e João Salame.

É nesse quadro acima que o ex-prefeito Sebastião Miranda pode verificar, se a eleição fosse hoje, a presença de alguém em seu retrovisor, reforçando a tese de que a chamada Terceira Via, se tiver todas as forças políticas representativas em seu apoio, é perfeitamente viável e, o que interessa, competitiva.

Detalhe: a queda de Sebastião Miranda, em relação às pesquisas realizadas em abril e dezembro de 2011, é acentuada.

Em abril, o ex-prefeito mantinha folgada liderança de até 70% na preferência do eleitorado.

Em dezembro daquele mesmo ano, registrava média de 54%.

Agora ele está mais abaixo desse percentual acima.

Acostumado a trabalhar em cima de pesquisas, Sebastião Miranda, certamente, se já tiver novos números em seu poder, tende a se preocupar.

 

NB – Infelizmente, o contratante de uma das duas pesquisas realizadas no município vetou a divulgação de seus números, alegando não ter solicitado à Justiça Eleitoral o registro da mesma – o que configuraria crime previsto em lei.

Post de 

20 Comentários

  1. Anônimo

    18 de setembro de 2012 - 21:22 - 21:22
    Reply

    o tiao o trabalho esta de volta em janeiro, maraba precisa rapto de tiaõ,

  2. anonimo

    6 de abril de 2012 - 16:34 - 16:34
    Reply

    Respondendo ao anonimo das 15.50h.
    So se for mesmo na zona rural, e bem longe mesmo, pois aq no centro urbanos o Maurino não deu conta nem de pintar os colegis que ficaram.nem vou falar de reforma mais se tiver alguma duvida passa aqui, a onde era o colegio Luzia Nunes.

  3. Anônimo

    5 de abril de 2012 - 15:50 - 15:50
    Reply

    Só em uma semana 7 escolas inaugurada na zona Rural,lá é Marabá e mora gente igual a nós.os outros só trabalhavam para os ricos.

  4. anonimo

    4 de abril de 2012 - 15:43 - 15:43
    Reply

    Quem é nomeado por portaria fala o que agrada ao prefeito.
    Quem é concurçado, trabalha por todos e tem vale- Refeição atrazado.

  5. anonimo

    4 de abril de 2012 - 13:51 - 13:51
    Reply

    Respondendo ao anonimo das, 21.47h
    Amigo tu queres dizer que o projeto da refeição escolar escolar foi boicotado por professores diretores, veriadores, i ate merendeiras? acho que tu te enganou, póis o que se ouve nos meios de comunicação é que o prefeito deu calote empresa EB alimentos.
    Terra- planaje, saneamento basico, asfalto na periferia, isso tudo não foi feito porque os fucionarios da secretaria de obras boicotaram tudo, e mesmo assim eles reividicam sete meses de salarios a trazados.
    Amigo vote no Maurino. mais evite dele ser operasdo de uma érnia de ovo.

  6. Anônimo

    4 de abril de 2012 - 09:06 - 9:06
    Reply

    Detalhe, o doido está tendo uma auto-conversa. Faz um monólogo. rsrsrs. Gostei desse cara.

  7. Anônimo

    4 de abril de 2012 - 09:04 - 9:04
    Reply

    Esse anônimo ama mesmo o Maurino. Deixa de sandice, maurino é carta fora do baralho. A rejeição é a maior em todos os tempos. Mostre-me uma rua em Marabá trafegável? Um posto de saúde que funcione? Uma escola construída? Ele nem aparece nas pesquisas. A disputa só existe, como o blog depôe nesse post, entre Salame e Tião, de resto, Tião leva com um ´pé nas costas

  8. Anônimo

    4 de abril de 2012 - 06:34 - 6:34
    Reply

    Olha o Golpe do Jatene ai gente.empurrou o Salame para defender Carajás e Tapajós,e ficou com o Tião a favor do não.para indicalo para prefeito de Marabá.é a esposa do Salame de Vice.se acontecer não será novidade.Cadê os cargos do governo do estado que o salame devolveu.Maurino já derrotou os dois juntos separados é outra taca.Muitos não tem a noção o que é receber o titulo de propriedade.muitas pessoas emocionadas choram na hora do ato de entrega. ai tá a diferença fazer o que os outros não tiveram a sensibilidade e coragem de faze-lo.Parabéns Maurino e Miguelito.

  9. anonimo de morada nova

    3 de abril de 2012 - 23:45 - 23:45
    Reply

    a maioria das mensagem so trazem entrigas entre os candidatos meu povo não vamos ser cegos tudo qualquer um canditado tião miranda ,joão salame italo menos maurino o que q esse homem tem feito por marabá ,nãp vamos ser cegos o q ele tem mais feito e contratar uma empresa de coleta de lixo q não faz nada ,eb alimentos que caio for por falta de pagamentos são crianças e mulheres morrendo nos hospitais materno infantil e municipal que agora mudou o nome matando infantil e brincadeira ,são contas em atraso milhoes em dividas salarios atrasados visa vale ,meo povo em outros tempos não tiamos isso vamos votar marabá que se aproxima de seu centenario precisa de socorro urgente a cidade ta na uti na mãos desse prefeito não sou eleitor de a ou b fico espantado como ainda tem gente q defende maurino não vamos fechar os olhos pro nosso povo q precisa de um atemdimento publico de um remedio q seja disponibilizado pelo poder publico minicipal caros marabá uma terra promissora acolhedora pede socorro não vamos votor em pessoas como o atual prefeito e nem msm em candidatos q falam demais como o caro deputodo js q todos sabemos que vai nadar e morre na praia temos ai o tião mirando um cara de pulso firme e com grandes comprometimento com a cidade temos italo ipojucan um cara serio e bem visto pela sociedade temos a bernadete uma mulher guerreira caros marabá pede um voto de socorro qualquer um desse menos maurino esse acaba com qualqer cidade em crecimento q que fique claro não tenho nada contra a pessoa do maurino mais tenho sim contra o politico maurino por isso as eleiçoes estão ai e outra vamos escolher bem nosso vereadores por q essa camara q ai está e fora do serio e ja aproveitando como fica a vereadora elka acabou em pizza msm !!!!!!

  10. Anônimo

    3 de abril de 2012 - 21:48 - 21:48
    Reply

    Gostei deste Anônimo,sou do Amapá e lá nimguêm fez mais do que o sr. Maurino.fui conhecer o bairro são Miguel da conquista e do bairro da paz e vi que o Maurino é muito querido por lá.

  11. Anônimo

    3 de abril de 2012 - 21:41 - 21:41
    Reply

    Maurino procurou criar várias bandeiras politicas,Alimentação Escolar,os seguidores do Tião como alguns professôres,diretores,merendeiras e vereadores de oposição,conseguiram atrapalhar um projeto importânte que deu certo em outros estados. TERRAPLANAGEM E DRENAGEM NAS PERIFÉRIAS DA CIDADE.Novamente seguidores que estavam na Sec. de Obras,conseguiram danificar caminhões é maquinas enfim atrapalhar um bom andamentos de serviços.Só não prejudicaram a S.D.U,até que tentaram, mais sabem que não é négocio mexer com o Miguelito que o troco e de imediato e que sabe tudo das outras gestões.É fala comparando Maurino ao gestor anterior.que maurino já fez mais do que os dois mandatos do tião.

  12. Anônimo

    3 de abril de 2012 - 21:07 - 21:07
    Reply

    Estão enganados,Maurino hoje é o mais votado em toda a zona rural,nas ocupações urbanas,Anônimo das 14:13,VC tem a Noção de quantos eleitores evangêlicos têm em Marabá.a Maioria vota no Maurino, foi o único prefeito que deu apoio aos projetos evangêlicos.falam de Maurino mais foi em seu governo que o povo teve condições de fornecer serviços,antigamente era só uma panelinha.converse com os esportista e procure se teve algum prefeito de deu apoio mais do que o Maurino,procure aos professorês, se ouve em algum governo mais ganho para a classe do quê na gestão de Maurino.se for comparar com quem conhêce Marabá.só em 4 anos proporcionalmente Maurino deu um banho em vários aspectos.Politicas Públicas,Habitação,regularização Fúndiária,legalização úrbana,Esporte,Educação,Transporte é o que mais beneficiou os nossos irmãos da zona rural.agora qué é a hora de beneficiar ,laranjeiras,liberdade,idependência,marabá pioneira e folhas mais precisadas.

  13. Carajaense de Marabá

    3 de abril de 2012 - 15:30 - 15:30
    Reply

    Terceira via é o que precisamos. O Tião não foi bom, tanto não foi que veio o Maurino. Pobre coitado, mais feliz q “pinto no lixo”, porém, mais perdido que “cego em tiroteio”. Não vingou. A eleição tá chegando, e para minha surpresa uma boa opção surgiu. Com a campanha do plebiscito um Deputado, que nunca havia ganhado um voto meu, se destacou, lutou, empenhou-se de verdade e ganhou meu voto, ou melhor, mais que meu voto, ganhou meu respeito, pois não se acovardou e veementemente debateu e combateu os “paraenses de belém”, que pouco tão somando se o estado está em calamidade total, pois o que importa pra eles é ter um Pará Grande! JOÃO SALAME se sua candidatura se confirmar o meu voto é seu!
    BOB MARLEY

  14. Observador

    3 de abril de 2012 - 15:27 - 15:27
    Reply

    Ô “Eleitor” burro e puxa-saco esse aí acima, hem?

  15. Anônimo

    3 de abril de 2012 - 14:13 - 14:13
    Reply

    Não conheço nenhuma pessoa que vote no Maurino. João salame é a única via que pode vencer Tião.

  16. Eleitor

    3 de abril de 2012 - 11:46 - 11:46
    Reply

    Paulo Porto, explique-nos sobre o EstatuTo do PPS.

  17. Paulo Porto

    3 de abril de 2012 - 10:40 - 10:40
    Reply

    O desespero tá batendo na turma do Tião e do Maurino. Tudo por causa do crescimento do deputado João Salame nas pesquisas. Salame já mostrou que o governo não controla ele no plebiscito do Carajás. E ele tem o comando do partido na região. Portanto, não prospera a tese de que ele depende do PPS estadual para ser candidato. O PPS é um partido que dá muita autonomia aos diretórios municípais, tanto que o PPS está coligado com o PT em vários municípios, como Parauapebas. Salame é membro do Diretório Nacional do partido e muito respeitado na legenda. Engana-se o “eleitor” que faz comentário acima. O cidadão marabaense continua indignado com quem frustrou nosso sonho de criação do Estado de Carajás e esse tema vai ser um dos centros da campanha. Tanto que o Tião vem caindo nas campanhas, porque não teve coragem de enfrentar o governador. Já o Maurino, esse tá morto politicamente. Deve ser algum puxa-saco com DAS no governo pra falar que ele ainda tem chances…A realidade é essa: só o Tião e o Salame, crescendo, disputam a prefeitura de Marabá

  18. Eleitor 2

    3 de abril de 2012 - 10:19 - 10:19
    Reply

    A realidade é que João Salame e Tião Miranda caiu nas pesquisas e Maurino subiu. Hoje Tião continua na frente com vantagens, Maurino em segundo e Salame caiu pra terceiro. Qual o segredo de Maurino? Sua titularizam de lotes que na verdade até hoje nem foram resolvidas na justiça e os verdadeiros donos não foram indenizados. Pergunto ao MPF de Marabá, até quando esse prefeito atual vai fazer o que quiser nessa cidade? Quanto custará a população esses títulos feitos a torta a direta? É sabido a indenização da invasão do km7, onde a família Mutram está sendo indenizada e o invasores não vão pagar nada por estes lotes? E as invasões da cidade nova? Segundo dizem os invasores do local, alguns invasores já estão recebendo os títulos. Quer dizer que basta invadirem uma propriedade particular, titulada e depois indenizarem os donos reais e ninguém paga por este imóvel? Quanto custará essas indenizações aos cofres da prefeitura? Cadê a JUSTIÇA (MPF) que não enxerga isso?

  19. Eleitor

    3 de abril de 2012 - 09:11 - 9:11
    Reply

    Salame não é candidato, todo mundo sabe disso. O PPS é da base do governo. Ele, Salame, não pode endossar sua própria candidatura e não pode candidatar-se por outro partido. Somente o PPS estadual pode autorizar sua candidatura. E isso só aconteceria se o PPS deixasse o governo. A eleição em Marabá será entre Maurino e Tião. Os demais candidatos serão coadjuvantes, com claras intenções de fecharem acordos visando alguns cargos com quem eles acreditam que ganhará a eleição. Salame visa ser o fiel da balança. E essa conversa de que foi a favor do SIM não vai ajudá-lo. O plebiscito passou. A realidade é que Salame não tem votos em Marabá. Até a Bernadete o supera. Ponto final.

  20. Anônimo

    3 de abril de 2012 - 09:03 - 9:03
    Reply

    Boa notícia! Meu voto está definido, João Salame. ´´E diifícil ver alguém na política lutar por uma região contrariando até mesmo o governo do Estado. João se mostrou competente e capaz no que diz respeito ao plebiscito. já Tião “Afinou” e foi o bobo da corte no processo. Sua queda se dá claramente devido a sua, digamos, indiferença ao processo. para quem alardeava que estava eleito, parece que o barco está afundando. Os ratos já começaram a correr!

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *