Casos de tuberculose aumentam em Marabá

Publicado em 4 de agosto de 2011

Cerca de 50 casos novos de tuberculose foram registrados no período de janeiro a junho/2011 em Marabá, sendo 14 nos primeiros três meses e o restante no segundo trimestre, o que demonstra aumento superior a 250%. O crescimento também foi muito significativo em relação ao primeiro trimestre de 2010, quando a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) registrou 19 casos novos.

A razão para o crescimento da doença no município está associada a diversos fatores, que vão desde a higiene e alimentação precárias à grande movimentação de pessoas pelo município. Considera-se também a facilidade de transmissão do bacilo de Koch, feita de pessoa para pessoa, via gotículas de saliva contendo o agente infeccioso.

São sintomas da tuberculose: Tosse seca e contínua, apresentando depois de algum tempo secreção e com duração de mais de quatro semanas; sudorese noturna, cansaço excessivo, palidez, falta de apetite e rouquidão também são sintomas da doença. Nos casos mais graves a pessoa tem dificuldade para respirar, elimina sangue e tem acúmulo de pus na pleura pulmonar.