Hiroshi Bogéa On line

Casa de Tábua, distrito de Santa Maria das Barreiras, terá ensino médio

Entrega da Ordem de Serviço

A população do distrito de Casa de Tábua, em Santa Maria das Barreiras, distante 110 quilômetros de Redenção, que hoje conta apenas com ensino médio modular, recebeu a notícia de que ano que vem terá ensino médio regular. Nesta quinta-feira (9), o Secretário Regional de Governo do Sudeste do Pará, Jorge Bittencourt, entregou a ordem de serviço para a conclusão da construção da escola nova com 12 salas de aula, cujo valor de contrato é de R$ 3.429.976,61. Ele solicitou que os estudantes montem uma comissão para avaliar a obra

“Eu queria dar uma missão para os estudantes, que montem uma comissão de alunos para fiscalizar o andamento dessa obra, juntamente com vereadores. A entrega dessa obra é muito mais importante que um asfalto porque a escola transforma, muda a realidade social. Agradeço o engajamento de todos, os parlamentos estadual e municipal, as lideranças, os estudantes”, pontuou o secretário regional de governo.

O evento, realizado em uma igreja do distrito, contou com a presença de vereadores, o deputado Raimundo Belo, integrantes da sociedade civil e vários estudantes. Laylon Henrique Silva, de 16 anos, que cursa o nono ano do ensino fundamental, está feliz em saber que vai poder fazer o ensino médio regular pertinho de casa.

“Com a escola vamos ficar aqui, não precisaremos ir pra sede do município, ficar longe de pai. Vamos montar essa comissão e frequentar a obra para ver se a obra está indo pra frente mesmo”, declarou o estudante.

Segundo o mestre de obras da empresa, Manuel Evangelista, os serviços essenciais que faltam para a conclusão são os de acabamento. Ele afirma que pretende acelerar o trabalho para entregar a escola até o final do ano.

“Primeiro lugar será feito a casa d’água, coberturas, fazer a quadra de esporte, que já está com a base pronta e o acabamento. Temos onze meses para entregar a obra, mas pretendo acelerar para tentar entregar até o final do ano”, afirmou o mestre de obras.

Um dos grandes lutadores por melhorias no local como o avanço da educação no distrito é o senhor Emivaldo Amâncio. Para ele essa é uma conquista de todos. Agora o sonho dele é implantar um campus universitário em Casa de Tábua.

“Essa é a obra mais importante que Casa de Tábua pode ganhar, para ter uma sociedade justa e honesta tem que se começar pela educação, me deixa orgulhoso de saber que essa obra será finalizada. Agora vamos lutar para que uma extensão da UEPA venha para cá e se forme dentro da nossa localidade”, esclareceu seu Emivaldo Amâncio.

Além da escola, em Santa Maria das Barreiras, o Governo do Estado construiu três pontes de concreto foram construídas no distrito, duas sobre o rio Arrais no valor de 800 mil reais, e outra sobre o Rio Inajá, orçada em 8 milhões e meio de reais. O município também recebeu 400 mil reais para recuperação das vicinais, resultado de um convênio emergencial entre Setran, Defesa Civil Estadual e Centro Regional de Governo do Sudeste. Está prevista a obra de construção de uma unidade do Banco do Estado d Pará na cidade.

Post de 

1 Comentário

  1. Tiago

    9 de novembro de 2020 - 13:56 - 13:56
    Reply

    Só para avisar que estamos em 2020 e ainda não tempo ensino médio.

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *