Hiroshi Bogéa On line

Carroceiros de Algodoal recebem capacitação

No carnaval de 2017, o blogueiro esteve na Vila de Algodoal, município de Maracanã, aproveitando o feriado carnavalesco ao lado de Eliane e Mariana.

Durante estadia na ilha, fizemos amizade com Antonio (foto acima), nativo do lugar que nos acolheu maravilhosamente, guiando-nos em sua carroça para os diversos pontos daquela vila que tem parte de suas praias banhadas pelo Oceano Atlântico.

Antonio pegou logo afeição pela nossa presença, da mesma forma que nos sentimos “em casa” diante da acolhida sincera e cordial do carroceiro.

Foram três dias de muita conversa e troca de experiências.

Na oportunidade, Eliane questionou a falta de cursos de capacitação para a classe de carroceiros, responsáveis pela único meio de transporte da ilha.

O próprio Antonio confessou que trabalhavam à base da intuição, sem nenhuma treinamento, essas coisas.

Ontem, ficamos felizes de saber que o Detran  está ministrando aos carroceiros o tão desejado curso.

Com carga horária de 30 horas, a formação visa formar condutores em condições de garantir a própria segurança, dos passageiros e pedestres, além de enfatizar os cuidados para o bem-estar dos animais e proporcionar um transporte de qualidade.

Realizado em parceria com a Secretaria de Estado de Turismo (Setur), o curso reúne cerca de 60 condutores, que estão sendo capacitados para prestação do serviço de locomoção à população e turistas, que procuram a ilha não só durante as férias de julho.

“Acreditamos que muita coisa vai mudar com esta formação, já que os condutores, agora, têm noção da sua responsabilidade nas vias da ilha, com noção de circulação, manutenção, cuidado com os animais e trato na condução das pessoas, o que deve reduzir ou praticamente zerar o número de acidentes”, informa o coordenador do curso, Edmilson Lima, para quem a capacitação vai contribuir para “um novo tempo para o serviço prestado por aqui”.

A partir do curso, só poderá prestar o serviço profissional de condução de pessoas na ilha quem tiver a certificação.

Em parceria com o posto de saúde local, o treinamento de primeiros-socorros é um diferencial importante para os participantes, além das noções de atendimento ao público.

O Código de Trânsito Brasileiro (CTB) prevê algumas normas que devem ser observadas pelos condutores de veículos como charretes.

As disciplinas no curso incluem noções de legislação de trânsito, direção defensiva, primeiros-socorros, relacionamento interpessoal e ética e cidadania no trânsito.

Algodoal é uma das quatro vilas que formam a Ilha de Maiandeua, onde o transporte é feito basicamente por veículos de tração animal.

Esta manhã, o blogueiro fez uma ligação de celular para o Antonio, que se encontrava numa sala recebendo treinamento dos orientadores.

Na hora, ele lembrou de mim.

E disse que estava radiante pela oferta do curso.

“Quando fui avisado do curso, lembrei de você e da Eliane. Do jeito que vocês disseram, o curso vai nos ajudar muito. Vou até receber um certificado. Tô muito feliz”, arrematou nosso amigo.

Combinamos de uma próxima oportunidade retornar a Algodoal, para abraça-lo e ver de perto o que Antonio aprendeu na capacitação.

Na carroça do Antonio, sentindo de perto as belezas de Algodoal.
Post de 

0 Comentários

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *