Carnaval com muita animação e segurança

Publicado em 14 de fevereiro de 2013

 

Na Praça São Félix, milhares de foliões brincaram com tranquilidade
Na Praça São Félix, milhares de foliões brincaram com tranquilidade

 

 

Na avaliação da Secretaria Municipal de Cultura, o carnaval de Marabá foi melhor do que no ano anterior. “Pelo menos é essa a leitura feita por  pequenos vendedores, brincantes e a própria população que assistiu de perto a programação, elaborada em cima de um  orçamento pequeno, menos de R$ 100 mil, que nos permitiu, mesmo assim,  contemplar vários setores como a Liga de Carnaval de Marabá, reativar a festividades tradicionais em bairros mais distantes como Morada Nova e Liberdade”, disse.

Feitosa reconhece as prioridades do governo diante de tantos outros compromissos, a exemplo dos salários de servidores em atraso e muitas obras, antigos anseios da população. Mesmo assim, como pontapé inicial, “fizemos o possível e vamos ao centenário de emancipação político-administrativa”.

Carnaval com segurança

A “Operação Carnaval Seguro 2013” foi um sucesso.

Seguindo orientação do prefeito João Salame,  a  Secretaria Municipal de Segurança Institucional executou a operação  utilizando um efetivo de 412 agentes, sendo 160 da Segurança Patrimonial, 127 servidores do DMTU; e 120 agentes da Guarda Municipal, reforçando a fiscalização nas vias de acesso e perímetro urbano dos principais locais festivos, durante os quatro dias  carnavalescos.

Resultado: carnaval sem acidentes graves no trânsito de Marabá.

No carnaval de 2012, como exemplo, ocorreram dois acidentes de trânsito graves com uma vítima fatal.  Este ano, nenhum acidente grave  registrado.

Durante o carnaval, a operação deteve sete condutores alcoolizados , autuou 250 e recolheu 55 veículos ao pátio do DMTU – Departamento de Trânsito e Transporte Urbano.

Além dos agentes do município, participaram da “Operação Carnaval Seguro” agentes do Detran, Polícia Militar, Polícia Civil e Polícia Rodoviária Federal.

 Samu trabalhou intensamente

Embora o DMTU não tenha registrado acidentes de trânsito em Marabá no período de carnaval, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192) prestou 95 atendimentos, dos quais 24 relativos a acidentes de trânsito.

A maioria das ocorrências foram casos clínicos (26), sendo 24 adultos e duas crianças.

O trânsito, sem vítimas fatais, causou 18 quedas de motos, 16 em Morada Nova e duas em São Félix.

Dentre outros, no trânsito, houve atendimento em razão de colisões de carro com carro (1), carro com moto (1) e moto com animal (2), esses dois últimos no bairro Liberdade e em Morada Nova.

O SAMU ainda atendeu a sete agressões físicas, dois feridos por arma branca, três feridos por arma de fogo, uma queda, um chamado obstétrico, problemas psiquiátricos, transporte inter-hospitalares dentre outros.