Hiroshi Bogéa On line

Câmara aprova criação da Unisfesspa

 

 

Terminou agora mesmo a votação, na Comissão da Constituição e Justiça da Câmara Federal, do projeto de criação da Universidade Federal do Sul/Sudeste do Pará.

Era o último entrave, na  CF, para a matéria seguir rumo ao Senado.

Na outra Casa,  a proposta de criação da Unisfesspa será votada apenas em duas comissões.

Quem informa é o presidente da Comissão de Implantação da  Universidade, Maurílio Monteiro, em contato telefônico direto do plenário da CCJ.

Pelo texto  da proposta, (PL 2206/11, do Executivo), a nova instituição será resultado do desmembramento do campus de Marabá da Universidade Federal do Pará (UFPA).
A nova estrutura será integrada também por campi a serem criados em Rondon do Pará, Santana do Araguaia, São Félix do Xingu, Xinguara e Parauapebas. Este último foi incluído no projeto pelo relator, deputado Cláudio Puty. Atualmente em construção, o campus de Parauapebas foi projetado como parte da UFPA.

Os recursos para cobrir as despesas criadas com a nova universidade estão previstos na Lei Orçamentária de 2012, conforme proposição do deputado federal Cláudio Puty, que designou  emenda para deixar claro que as verbas necessárias para o provimento dos cargos e funções criados serão previstos anualmente no orçamento.

Ao terminar a votação no início desta tarde, em Brasília, pelo telefone, Claudio Puty disse que “foi dado mais um passo importante, para o definitivo funcionamento da Unifesspa. Como no Senado os projetos têm circulação mais célere, acreditamos que ainda neste primeiro semestre teremos a presidente Dilma Roussef, em Marabá, lançando a pedra fundamental de construção do Campus da Universidade Federal do Sul/Sudeste do Pará”.

Puty acredita que é possível já haver vestibular, no meio do ano, para  os cursos da Unifesspa, que funcionpario no atual campi da UFPA e em outros prédios que serão alugados, enquanto se constrói a estrutura da universidade.

Cálculos do Ministério da Educação estimam as despesas com a Unisfesspa em R$ 41,2 milhões em 2013.

Até 2017, quanto está prevista a contratação completa de pessoal para a instituição, a estimativa é de R$ 260,6 milhões.

O projeto cria 506 cargos de professor, 238 cargos técnico-administrativos de nível superior e outros 357 cargos técnico-administrativos de nível médio. Serão criados também um cargo de reitor, um de vice-reitor, outros 90 de direção, além de 462 funções gratificadas. Todos os cargos e funções poderão ser providos a partir de agosto de 2013.

Post de 

7 Comentários

  1. Marcus

    11 de abril de 2013 - 09:26 - 9:26
    Reply

    A área para as futuras instalações da Unifesspa é aquela no final do loteamento Cidade Jardim, respondendo o questionamento da Karina Morais

  2. Elvys

    11 de abril de 2013 - 02:58 - 2:58
    Reply

    E mais um centro de formação acadêmica na nossa cidade, mas não citaram os cursos inicialmente a serem ministrados, e onde vão encontrar corpo docente pra essa nova universidade, que as existentes ufpa e uepa encontram dificuldade nesse aspecto.

  3. Gilberto leite

    11 de abril de 2013 - 01:30 - 1:30
    Reply

    Caro amigo Hiroshi, gostei muito da aprovação do Projeto da nossa Universidade pela CCJ Da Camara, um passo importantíssimo a nosso favor e a favor do conhecimento, parabéns ao Maurilio Monteiro, aos Deputados Federais, Miriquinho e Claudio Puty, sempre a frente, alem do apoio de toda nossa bancada Federal.
    Quanto aos Amigos acima, a área foi o primeiro passo em forma de doação apresentada ao MEC, ele foi doado em forma de compensação pelo Loteamento Burity/Leolar, 100 há que abriu as portas para o Projeto. Quanto ao Santa Terezinha fala-se na Rua que o Governo vai desapropria-ló a favor da UEPA.
    Por enquanto é só… Abs Amigo

  4. Joaquim Dos Santos

    10 de abril de 2013 - 19:39 - 19:39
    Reply

    Hiroshi e verdade que está sendo sondado a area do Colegio Santa Terezinha para estalar essa faculdade, pois uma area daquela totalmente largada bem que poderia ser estalada, até a estrutura so teria que ajustar ou ampliar

  5. Pedro Henrique

    10 de abril de 2013 - 17:06 - 17:06
    Reply

    Fico muito Feliz, com noticias como esta. A região merece mais desenvolvimento, principalmente na área de educação. Parabéns a todos do Sul e Sudeste Paraense, essa conquista é de vocês.

  6. Keila Olegário Rattes

    10 de abril de 2013 - 16:27 - 16:27
    Reply

    Parabéns.Que venha mais progresso para o estado do Pará. Precisamos de melhorias na educação,

  7. Karina Morais

    10 de abril de 2013 - 15:49 - 15:49
    Reply

    Hiroshi, onde será instalada a estrutura física da Unisfesspa?
    Será que é naquela área da Cidade Jardim?

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *