BRT: Jatene e Duciomar tentam salvar seus projetos

Publicado em 22 de março de 2012

 

 

O governador Simão Jatene, a ministra do Planejamento, Miriam Belchior, e o prefeito de Belém, Duciomar Costa, se reuniram nesta quarta-feira (21), em Brasília, para discutir o impasse nas obras dos governos estadual e municipal que visam agilizar e modernizar o tráfego na Região Metropolitana de Belém. Segundo a ministra, a presidente Dilma Roussef deve anunciar na primeira semana de abril investimentos para as capitais brasileiras, destinados à aquisição do Bus Rapid Transit (BRT). Belém poderá não receber os recurso, caso as incompatibilidades não sejam sanadas a tempo.

O grande impasse na implementação é causado pela superposição dos projetos do Estado e da Prefeitura na Avenida Almirante Barroso. O governo propõe à Prefeitura que implante o projeto na Rodovia Augusto Montenegro até o distrito e Icoaraci, e o Estado assumirá o trecho da Almirante Barroso.

Para ajudar na solução, a ministra disse que o governo federal está disposto a assumir o financiamento de R$ 320 milhões, prometido pela Agência de Cooperação Internacional do Japão (Jica), que condicionou os recursos à execução das obras na Avenida Almirante Barroso pelo governo do Estado.

 

Matéria completa.