Hiroshi Bogéa On line

BRT: Jatene e Duciomar tentam salvar seus projetos

 

 

O governador Simão Jatene, a ministra do Planejamento, Miriam Belchior, e o prefeito de Belém, Duciomar Costa, se reuniram nesta quarta-feira (21), em Brasília, para discutir o impasse nas obras dos governos estadual e municipal que visam agilizar e modernizar o tráfego na Região Metropolitana de Belém. Segundo a ministra, a presidente Dilma Roussef deve anunciar na primeira semana de abril investimentos para as capitais brasileiras, destinados à aquisição do Bus Rapid Transit (BRT). Belém poderá não receber os recurso, caso as incompatibilidades não sejam sanadas a tempo.

O grande impasse na implementação é causado pela superposição dos projetos do Estado e da Prefeitura na Avenida Almirante Barroso. O governo propõe à Prefeitura que implante o projeto na Rodovia Augusto Montenegro até o distrito e Icoaraci, e o Estado assumirá o trecho da Almirante Barroso.

Para ajudar na solução, a ministra disse que o governo federal está disposto a assumir o financiamento de R$ 320 milhões, prometido pela Agência de Cooperação Internacional do Japão (Jica), que condicionou os recursos à execução das obras na Avenida Almirante Barroso pelo governo do Estado.

 

Matéria completa.

Post de 

2 Comentários

  1. Francisco Sampaio Pacheco

    26 de março de 2012 - 11:56 - 11:56
    Reply

    Amigos,

    Desde o 1ª primeiro mandado do Srº Ducionar, nunca fui de acreditar na pessoa do Prefeito, e hoje, a maioria pensa assim, não tenho dúvida. Infelizmente parte das autoridades o errado é o certo. Só queria entender.
    No que diz respeito a BRT, é uma piada a prefeitura querer fazer obra deste porte, e mais ainda tão pouco tempo de mandato. Cito como exemplo: A passarela de poucos metros denominado Pórtico Metrópole agregando elevadores, escadas rolantes e seja o que for mais, levou uma eternidade para ser concretizado, que já apresenta problemas.. Há coisas que só acontece em Belém. Fala sério seu Prefeito! Teoria não é a mesma coisa que prática. Chega de propaganda enganosa. Não estou supresso com tal atitude.

    Um abraço.

  2. Jorge Taiguara

    24 de março de 2012 - 18:31 - 18:31
    Reply

    Desde sempre, Belém tem sido vitima das intransigências dos governantes, não é de hoje que padecemos desse mal, sempre que alguem quer fazer algum benefício para a cidade com reflexo direto na qualidade de vida da populção, sempre tem um espirito de porco para atrapalhar.
    Se o projeto do govêrno do estado é muito mais abrangente, pois interliga toda a área metropolitana, – Ananindeu, Marituba, Benevides e Sta. Izabel – por que o prefeito de Belém, não se limita a fazer somente o trecho, da Augusto Montenegro ligando Icoaraci a Belém? Que outros interesses existem, para o prefeito de Belém, que nem verba garantida para seu projeto tem? Belém merece outro tratamento, que nossas autoridades priorizem os interesses do povo ao invés de privilegiar intransigências pessoais e administrativas.

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *