A estabilidade econômica do Estado e o potencial na atração de investimentos, mesmo diante da crise que atinge o país, são destaque no cenário nacional. O jornal O Globo, do Rio de Janeiro, apresentou na edição desta segunda-feira (14), os projetos do Governo do Estado que possibilitam o escoamento da produção e, consequentemente, garantem grandes investimentos para o desenvolvimento local através da geração de emprego e renda.

A reportagem, assinada pelo jornalista Danilo Fariello, fala sobre a ampliação da saída rumo ao Norte e a dificuldade com a licitação do trecho da ferrovia Norte-Sul entre Açailândia (MA) e Barcarena (PA), que conectará os trilhos aos portos. A matéria também mostra que, mesmo diante de projetos federais que ainda não deslancharam, o Pará está apostando em alternativas como a Ferrovia Paraense (Fepasa), que cortará o Estado, do Mato Grosso até seus portos, assim como o trabalho do governo do Estado em acelerar o processo de implantação por meio da participação da iniciativa privada, saída mais rápida para o desenvolvimento do projeto e de toda a região.

O governador Simão Jatene já apresentou às autoridades federais o projeto de instalação e, segundo ele, o primeiro trecho do projeto, no valor de R$ 17 bilhões, deve receber licença ambiental do órgão estadual no segundo semestre e pode ir a leilão ainda este ano. Entre os investidores que já manifestaram interesse nos trechos está o grupo chinês China Railway Construction Corporation, além da argelina Cevital.

Em outra reportagem, na mesma edição, o jornal detalha os avanços, no Pará, nos projetos de escoamento agrícola, ressaltando a importância e os interesses de empresas multinacionais para que sejam colocados em prática e assim encurtar a rota entre a produção agrícola no interior do país e a Ásia, pelos portos da Região Norte.

Ainda segundo a publicação, os investimentos priorizados pelo governo do Estado nas diversas possibilidades de transporte como hidrovias, rodovias e ferrovias seriam fundamentais para a redução dos fretes e aumento da competitividade dos fornecedores no mercado internacional.

As matérias publicadas em O Globo podem ser conferidas nos links:

À espera da Norte-Sul, Pará quer leiloar ferrovia

Avançam projetos para escoar grãos pelo Norte

Em destaque As potencialidades do Estado e o enfrentamento da crise com a atração de novos investimentos também foram destaque na edição de março da IstoÉ Dinheiro, importante revista sobre economia e negócios do Brasil. O periódico citou os grandes investimentos que contribuem para o desenvolvimento local com a participação da iniciativa privada em áreas como a mineração, logística, infraestrutura, entre outros.

O periódico também faz referência ao “Pará 2030”, plano estratégico que usa a sustentabilidade como base para dinamização da economia e melhoria dos indicadores socioeconômicos do Estado. Para isto, foram detectadas 23 possibilidades de negócios no Estado em diversas cadeias econômicas e haverá ações prioritárias que contemplam investimentos em pesquisa e desenvolvimento, capacitação técnica, melhoria dos métodos de produção e atração de novos negócios. A expectativa é que, juntas, essas atividades aumentem o Produto Interno Bruto (PIB) paraense em R$ 76 bilhões até 2030.

De acordo com projeções de instituições financeiras, o Pará foi o único estado que não apresentou retração do PIB em 2015, apesar da forte crise econômica que atinge o país. Especialistas ouvidos pela IstoÉ Dinheiro avaliaram positivamente este cenário e acreditam no desenvolvimento contínuo. A revista também traz uma entrevista com o governador Simão Jatene. Na oportunidade, o chefe do executivo estadual falou sobre o desafio de manter as contas do Estado equilibradas, mesmo diante da instabilidade econômica nacional, a importância das parcerias, da criação de infraestrutura para atração de investidores, entraves sociais, entre outros temas.

Também recentemente, a coluna Mercado Aberto, da Folha de São Paulo, uma das mais lidas do país, citou o esforço do Estado na busca por investimentos e o projeto da Ferrovia Paraense. (Agência Pará)

A matéria na íntegra foi publicada aqui no blog, ontem.