Blog busca informações para produção de vídeos

Publicado em 14 de novembro de 2014

 

O blog estará ganhando nova roupagem, futuramente.

O publicitário Átila Giovanni, web publicitário que anualmente cuida  dos novos  layouts deste sítio, já está trabalhando mudanças.

Uma das novidades, semanalmente postaremos um vídeo  com  proposta de resgatar elementos em extinção, valorizar a arte regional, desvendar personagens e, sobretudo, apresentar costumes populares por meio de atividades que revelam a originalidade de nosso  povo.

Pautados muitas atividades, entre elas, as rezadeiras, os calafetadores e construtores e pilotos de embarcações  do rio Tocantins, pessoas que trabalhavam descarregando os barcos de castanha – depoimentos entremeados por imagens de arquivo ou produzidas.

Queremos ouvir as tradicionais rezadeiras, figuras lendárias de tempos não muito distantes, agora ameaçadas pelo desinteresse das novas gerações em dar continuidade a essa cultura.

Além disso, valorizar as manifestações culturais não só de Marabá, como dos municípios do Sul/Sudeste.

Há um vasto campo a ser pesquisado e trabalhado.

Toda segunda-feira, teremos um vídeo novo.

Para  iniciar as gravações, precisamos de informações.

Por exemplo, quem souber do paradeiros de nossas antigas rezadeiras, calafetadores, construtores navais, pilotos dos barcos de castanha  (nomes e locais onde possamos localizá-los.

Informem  pelo emeios:

vvvideovprodutora@gmail.com

hiroshyb@gmail.com

Outra coisa: nos ajudem também a pautar os vídeos, sugerindo temas ou atividades em processo de extinção, bem como as atividades culturais desenvolvidas em seus municípios.

O jornalista Eleutério Gomes, agora participando da produção de textos no blog, estará conosco nessa empreitada, juntamente com outras pessoas em fase de contratação.