Hiroshi Bogéa On line

Bernadete vai à guerra

Nem bem desembarcou na cidade, na manhã deste sábado, 8, o poster tomou conhecimento de desavenças da deputada estadual Bernadete ten Caten (PT) com a cúpula do governo do Estado. O tititi está correndo na boca da militância do “PT Pra Valer”, tendência comandada pela deputada no município.

O conflito, dizem, já vem de meses, no vácuo da resistência com que a Casa Civil encara os insistentes pedidos de Bernadete para nomear pessoas de sua corrente em pontos chaves da administração, em detrimento a parceiros da aliança que ajudou a eleger Ana Júlia.

Dois fatos teriam gerado a explosão de ira da parlamentar e de seu marido, o Secretário-Adjunto da Secretaria Estadual de Planejamento, Luiz Carlos Pies.

(Consta, inclusive, que Luiz teria ido ao gabinete de Cláudio Puty desabafar mágoas e exigir tratamento diferenciado aos pedidos de Bernadte. O poster não conseguiu localizar, pelo telefone, o Chefe da Casa Civil, para saber da procedência desse fato. Fica aqui narrado, mas com ressalvas).

Detran

Primeiro, a negativa do governo em substituir o gerente do Detran de Marabá, Aderson Mutran Junior, a pedido de Bernadete, para colocar o advogado Pedro Marinho Filho, que preside o PMN local e é um dos aliados da petista.

Além de Aderson Junior estar realizando excelente trabalho à frente do Detran, mudando completamente a imagem que se tinha do órgão como antro de corrupção, o Departamento Estadual de Trânsito faz parte da gestão compartilhada com o PMDB.

A própria governadora, ao tomar conhecimento do assédio com que Bernadete apostava proceder mudanças no órgão de trânsito, determinou à Casa Civil não permitir que o assunto fosse tocado novamente dentro do governo.

Assombração no Incra

Outro fato, segundo a mesma fonte do “ PT Pra Valer”, conta que chegara ao conhecimento de Bernadete, a suposta intenção do Superintendente do Incra do Sul do Pará, Raimundo de Oliveira Filho, candidatar-se a deputado estadual, quebrando ao meio, caso isso se confirme, a espinha dorsal da estrutura logística que tonificou a excelente votação obtida pela deputada, em 2006.

Ex-superintendente do Incra em Marabá, Bernadete contou com o apoio decisivo de Raimundo Oliveira para abocanhar a quase unanimidade dos votos em quase todos os assentamentos sob a jurisdição do órgão.

Trocando em miúdos, Bernadete teria ficado apavorada. Ela sabe que se isso ocorrer, é quase impossível sua reeleição.

Enganos imperdoáveis

Muito bem.

Acumulando dois petardos, em menos de uma semana (desconsideração a seus pedidos de nomeação no Detran e a suposta pré-candidatura de Raimundo), a reação de Bernadete foi partir pro ataque.

Atacou, mas estrategicamente errada.

Ao articular, com o apoio do deputado federal Zé Geraldo, a substituição de Raimundo Nonato na Superintendência do Sul do Pará do Incra, não imaginava que os prefeitos da região se uniriam contra a retaliação dela.

Resultado: o governo federal receberá documento subscrito por eles pedindo a manutenção do atual superintendente, “ sujeito de bom trato e cumpridor de compromissos com as prefeituras”, acabou de declarar um dos prefeitos que colocou assinatura no papel.

Pior: não passava pela cabeça de Raimundo candidatar-se a cargo eletivo. A partir do momento em que ele soube da articulação de Bernadete para demiti-lo do Incra, o superintendente pegou gosto pela probabilidade e já fala, agora sim, encarar a deputada estadual na mesma faixa de eleitorado, buscando uma vaga à AL.

Post de 

13 Comentários

  1. Carmen Américo

    2 de fevereiro de 2010 - 11:26 - 11:26
    Reply

    Acompanhei de Raimundo Oliveira desde que era só mais um "Raimundo" no Incra. Me pergunto: não é possível a construção de novas lideranças ? Ora bolas ? Como um partido pode crescer se não há renovação?

    O que ele deveria fazer ? Voltar para a diretoria da escola, depois de servir, e bem aos interesses de TEn Caten e seu marido ?

    Hum !! Hum !!! Hum !!!

  2. Anonymous

    12 de agosto de 2009 - 23:42 - 23:42
    Reply

    raimundo oliveira e o melhor superintendente do pará.
    quem fala isso e os movimentos sociais.

  3. Anonymous

    12 de agosto de 2009 - 23:39 - 23:39
    Reply

    caros amigos, este tál luiz carlos e um ditador. isso tudo ele esta criando para tentar garantir a reeleição da sua mulher.

  4. Hiroshi Bogéa

    12 de agosto de 2009 - 01:25 - 1:25
    Reply

    10:17 PM, peço apenas que desminta o teor da informação do post. Se provares que estou errado, me penitencio. Quanto aos comentários, eles são de responsabilidade dos comentaristas.

  5. Anonymous

    12 de agosto de 2009 - 01:17 - 1:17
    Reply

    Caro hiroshi Bogéa…Vc primeiro antes de construir seus comentários vc, precisar se atualizar, primeiramente…Raimundo Oliveira, e o Alessandro Bulhões, os mesmo estam no INCRA, por indicação da DEPUTADA BERNADET, DEPUTADO ZÉ GERALDO E DA TENDÊNCIA PT PRÁ VALER, tendência está que teve na nossa região mais candidato a Prefeito do que o PSDB e o DEM…Portanto o Raimundo Oliveira, traiua confiança do PT PRÁ VALER, se ele fosse uma pessoa e´tica, já tinha desocupado o INCRA…Ele é um traidor político…
    Sou do PT PRÀ VALER…O que plantamos,,,colheremos…

  6. Anonymous

    11 de agosto de 2009 - 14:10 - 14:10
    Reply

    Parábula do espertinho
    Era uma vez um grupo de 500 ingênuos trabalhadores. Trabalharam durante 26 anos, dia e noite, inclusive aos sábados e domingos. Construíram uma próspera cooperativa.
    Viviam felizes e otimistas. Achavam que todo mundo era honesto.
    Depois de 23 anos de labuta, convidaram um senhor de Ray para gerenciar 80% do patrimônio político dos cooperados. Passados mais 03 anos, Ray passou a considerar-se o dono desse patrimônio. Os demais 499 militantes ficaram muito tristes.
    Depois de ter sido retirado do cargo, Ray passou a ser procurado por dezenas de lideranças e dirigentes, oferecendo-lhe um outro cargo de confiança…
    Autor desconhecido

  7. Anonymous

    11 de agosto de 2009 - 13:36 - 13:36
    Reply

    o PT não e de um só dono (luiz carlos) ele q ser um verdadeiro coronel, e nunca tinha achado alquem para em frenta -ló a altura, viva a libertação do PT em marabá e região, todo apoio a raimundo oliveira no incra de marabá.

  8. Hiroshi Bogéa

    10 de agosto de 2009 - 02:25 - 2:25
    Reply

    12:09 PM, agradeço a dica e boa semana. Abs

  9. Hiroshi Bogéa

    10 de agosto de 2009 - 02:24 - 2:24
    Reply

    Val, como sempre, suas preocupações com os amigos superam os limites da generosidade. Obrigado, parceiro, e beijos em toda a família, com Lucinha à frente.

  10. Anonymous

    9 de agosto de 2009 - 15:09 - 15:09
    Reply

    Hiro quem vai pro INCRA de Maraba é o Luis Carlos Pies.

  11. Val-André Mutran

    9 de agosto de 2009 - 04:57 - 4:57
    Reply

    "Se dou comida à um pobre, me chamam de santo, se pergunto por que o pobre nâo tem comida? me chamam de comunista!"

    Dom Helnder Camara.

    Cabe como uma luva.

    Bom domingão Hiroshi.

    Folgo em ver o teu blog com o template devidamente recuperado, -e, claro, as jóias da Corôa: os arquivos.

    Estou te mandando por e-mail, o software para back-up integral do conteúdo do blog.

    O programa é específico para a nossa plataforma blogspot.

    Em alguns minutos gerará um arquivo que te permite salvar no HD e fazer um back-up confiável na mídia que optares.

  12. Anonymous

    9 de agosto de 2009 - 00:21 - 0:21
    Reply

    O Incra está fechado com o Raimundo pelo trabalho q ele vem desenvolvendo no orgão, ele tem todo apoio da Governadora, n adianta a Deputada espernear, pois ela n pertence a tendência do PT da Ana Júlia. O pt precisa renovar em Marabá.

  13. Anonymous

    8 de agosto de 2009 - 21:51 - 21:51
    Reply

    Raimudo já vinha construindo sua candidatura, empolgado com a a babação dos Prefeitos da região, os mesmos que babavam Benadete, quando esta estava à frente do órgão.
    Ele, o Raimundo, foi guindado à função pelo Luís Carlos, que o garimpou no Sul do Pará, onde não passava de um obscuro diretor de escola estadual.
    No Incra se arvora de candidato, está minando as bases da Bernadete. Alessandro Bulhões, ex-protegido da deputada desde tenra idade, é, agora, seu principal articulador político. Possui até gabinnete no INCRA.
    Ele, Raimundo, tem todo o direito de postular sua candidatura, mas deveria apresentar sua pretensão ao grupo que o colocou no INCRA, para que fosse avaliado.
    Agiu erradamente ao articular essa candidatura pela via transversa, como se a deputada fosse sua inimiga figadal.
    Com a palavra, Luís Carlos Pies, padrinho do Raimundo Oliveira.

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *