Belém sai do período de obrigatoriedade de uso de máscaras

O prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, anunciou o fim da obrigatoriedade do uso de máscara contra covid-19 em ambientes fechados na capital paraense.

A medida entrou em vigor ainda nesta segunda (23).

A determinação da gestão municipal foi veiculada no perfil pessoal do gestor municipal e está fundamentada no monitoramento de incidência da doença efetuado pelo Departamento de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde (Sesma).

Esse estudo indicou a manutenção do cenário de estabilidade da pandemia da covid-19, mesmo após a flexibilização do uso de máscaras em ambientes abertos na capital, em 14 de abril deste ano.

Apesar da desobrigação do uso do acessório de proteção, a Sesma segue orientando o uso de máscara nos seguintes casos: por pessoas que possuam fatores de risco para agravamento da covid-19 (comorbidades, imunossuprimidas, mulheres grávidas e idosos de 70 anos ou mais); por qualquer pessoa nos transportes de passageiros (ônibus, veículos ou embarcações), bem como, em seus respectivos locais de acesso (embarque e desembarque); e por pessoas que estejam apresentando sintomas gripais.