A gigantesca procissão do Círio de Nazaré só ocorre no segundo domingo do mês de outubro.

Mas bem antes, quinze dias antes, o paraense residente na capital do Estado já sente os cheiros que exalam de diversos pontos da cidade provenientes dos preparatórios da maior manifestação religiosa do Brasil.

O clima do Círio de Nazaré invade a capital paraense e os principais complexos turísticos do Pará.

A partir de quinta-feira (26),a Estação das Docas promove diversas programações culturais gratuitas, como duas exposições com a temática do Círio, além de vários eventos voltados para música e teatro.

A programação segue até domingo (29).

Quinta-feira (26)

A programação tem início com Exposição Fotográfica da Guarda de Nossa Senhora de Nazaré, que poderá ser visitada até 20 de outubro, a partir das 10h, nos armazéns 1 e 2.

No mesmo dia, o Coral Vou Festejar interpreta grandes clássicos do samba dentro do Projeto Uepa (Universidade do Estado do Pará). O repertório inclui obras de Almir Neto, Fundo de Quintal, Zeca Pagodinho, Diogo Nogueira, Bezerra da Silva e outros. O show será na orla, às 17h.

Sexta-feira (27)

O carimbó tomará conta da Estação no Projeto Pôr do Som, com o encerramento do Grupo Amazônia e apresentação na orla, das 18h30 às 20 h.

Sábado (28)

No dia 38, um dos maiores símbolos do Círio de Nazaré é tema central da Exposição da Corda do Círio 2019. A mostra segue no armazém 2 até o dia 12 de outubro, véspera da grande procissão. Na madrugada do dia 13, a corda será levada para a Catedral, de onde sai a maior das 12 romarias.

Tanto a Exposição Fotográfica da Guarda quanto a Exposição da Corda ficarão abertas ao público no horário de funcionamento da Estação das Docas, que nos dias 12 e 13 de outubro será alterado devido à Trasladação e ao Círio.

Domingo (29)

Para fechar a programação do fim semana, a Estação terá música e teatro. Karla Pessoa será responsável pela contação de história “Círio de Nazaré, a Festa da Fé”, no Projeto Teatro ao Pôr do Sol. Na ocasião, as crianças também poderão participar de uma oficina de confecção de dedoches inspirados em N. Sra. de Nazaré, às 16h, no armazém 2. Também no domingo se apresentarão os músicos Diego Cavaco e Jade Lima, no palco montado entre os armazéns 1 e 2, a partir das 17h.

As programações culturais são uma realização do Governo do Estado, por meio da Organização Social Pará 2000, que administra a Estação das Docas.