Chega em Belém, no próximo sábado (17) o Barco Hospital Papa Francisco.

A embarcação levará serviços de assistência médica às comunidades ribeirinhas, entre elas, consultas, cirurgias de baixa e média complexidade, além da realização de exames e diagnósticos.

A missão é chegar aos mais necessitados, e aos que têm pouco ou nenhum acesso ao atendimento de saúde na região amazônica.

Os voluntários que fazem parte desse projeto são missionários e religiosos compromissados com a missão de levar assistência médica à população ribeirinha.

A bênção de inauguração do Barco Hospital Papa Francisco, para serviços sociais nos rios da Amazônia, ocorrerá às 16 horas do sábado (17) no Hotel Grand Mercure, em Belém. Às19h, na Escadinha do Cais do Porto, acontece a bênção da embarcação. Durante a cerimônia, ocorrerá a entronização da imagem de Nossa Senhora de Nazaré, que será levada ao interior do barco.

A cerimônia contará com a condução e benção do arcebispo metropolitano de Belém, dom Alberto Taveira Corrêa, e do bispo diocesano de Óbidos e presidente do Regional Norte 2 da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Braisl), dom frei Bernardo Bahlmann.

Estarão presentes o monsenhor Massimo Catterin, da Nunciatura Apostólica no Brasil, os bispos auxiliares de Belém, dom Irineu Roman e dom Antônio de Assis Ribeiro, entre outras autoridades e apoiadores do Pará e outras regiões do Brasil.

 

Ação Social em Belém

A primeira ação na capital belenense ocorrerá neste domingo (18), com celebração eucarística em ação de graças, às 8 horas, na Igreja Nossa Senhora do Carmo, no bairro da Cidade Velha. Ao longo do dia haverá a “Ação Solidária” no Porto Palmeiraço, também na Cidade Velha, com a presença do Barco Hospital.

A programação  contará com assistência à população mais necessitada com atendimentos médicos, clínico geral, neurologia, odontologia, raio-x, mamografia, ultrassonografia, exames laboratoriais, cirurgias de baixa e média complexidade, entretenimento para crianças, atendimentos espirituais e outros serviços e atividades.

Todas as ações são gratuitas.

A programação é fruto de uma parceria entre a Fraternidade e Associação Lar São Francisco de Assis na Providência de Deus e Arquidiocese de Belém do Pará e contará com apoiadores dos diversos setores.

Barco Hospital 

Construído em Fortaleza, no Ceará, o Barco Papa Francisco serve para a oferta de acesso à saúde básica às pessoas que moram às proximidades dos rios.

A ideia do barco hospital, com atendimento médico, surgiu a partir do incentivo do papa Francisco, na Jornada Mundial da Juventude de 2013.

No período, o papa visitou um hospital, no Rio de Janeiro, administrado pela Associação e Fraternidade São Francisco e questionou se a Associação já havia implantado o projeto de assistência médica na Amazônia.

A partir desse encontro iniciou-se, com o dom Frei Bernardo Bahlmann e demais religiosos da Fraternidade, a idealização do projeto com a missão de levar atendimento à população ribeirinha na Amazônia.

O Barco Hospital Papa Francisco tem o comprimento de 32 metros e contará com até 23 profissionais da área da saúde, com capacidade para até 30 tripulantes.

Abriga salas para os serviços médicos: raio-x, mamógrafo, ecocardiograma, teste ergométrico, sala cirúrgica, laboratório de análises, farmácia, sala de vacinação, consultórios médicos, consultório oftalmológico e odontológico, e ainda, leitos de internação. Saiba mais sobre o projeto.