A balsa de buriti que desce o rio Tocantins desde o dia 18 de abril ganhou notoriedade.
Expedição é alvo da curiosidade de ribeirinhos e populações de municípios localizados às margens do rio.
Depois de sair de Estreito, aportar em Tocantinópolis, Itaguatins, Imperatriz e Jatobal, onde fez parada técnica para fazer revisão na estrutura do meio de transporte, expedicionários ficaram algumas horas em Praia Norte, onde a balsa serviu de palco para a visitação de alguns moradores.
Jatobal
A parada por algumas horas em Jatobal, logo abaixo de Imperatriz, foi precedida de forte chuva que se abateu sobre o rio Tocantins, com vento à proa e águas maroladas.
O céu escuro que cobria o Tocantins e as rajadas de vento, serviram de ingredientes para ilustração de quantas tempestades os desbravadores do rio encararam, ao longo de suas viagens enfadonhas.
Ficção e realidade, bem no meio do rio, canalizando um pouco do passado.
Quando a balsa aportou em Jatobal, Noé von Atzingen, comandante da expedição, orientou a equipe a buscar talos de buritis num bambuzal localizado próximo ao porto da localidade. A balsa precisava passar por alguns reparos, antes de seguir viagem.
No buritizal, o vogueiro Gabriel foi atacado por sanguessugas.
A coleta de talos de buritis teve de ser suspensa, por alguns minutos, a fim de que o rapaz fosse atendido. Algumas sanguessugas foram retiradas dos pés de Gabriel.



Praia Norte
O município localizado no Estado do Tocantins tem sua sede fora das margens do rio Tocantins, fato que influenciou os coordenadores da expedição a não incluir a cidade como parada oficial da balsa, embora esta tenha ficado algumas horas na rampa do porto local.
Josy Cruz, assessora do prefeito de Praia Norte, Jader Pinheiro (PSB), lamenta não tenha havido maior articulação para que algumas escolas locais participassem do projeto, saudando a passagem da balsa. “O prefeito sabia que a balsa passaria por aqui, só que o nosso município não foi incluído na programação oficial, mas isto não tira o brilho da aventura. Nas poucas horas que a balsa ficou parada em nosso porto, muitas pessoas chegaram a visitá-la, e isto nos deixa orgulhosos por termos registrado a marca de nossa gente nesse bela iniciativa de importante valor histórico”, diz a assessora.



Sampaio
Município de Sampaio, 30 minutos abaixo de Praia Norte, serviu de abrigo para o pernoite da expedição.
No trecho entre Praia Norte e Sampaio, balseiros aproveitaram para assar carne de sol (foto abaixo), dividir testemunhos da experiência vivida no interior de um meio de transporte construído a partir de talos de buriti e atualizar diários.
Em Sampaio, no amanhecer desta quarta-feira, 25, o diretor de fotografia Helder Messias registrou imagens lindas do Tocantins saudado pelas primeiras luzes de Sol.
São Sebastião do Tocantins
No final da tarde desta quarta-feira, 25, foi triunfante, a chegada a São Sebastião do Tocantins, município de 5 mil habitantes, o mais setentrional do Estado do Tocantins, juntamente com Esperantina.
O alvoroço promovido pela população emocionou todos os integrantes da balsa.
Foguetório, faixas, gritos, aplausos, e até manifestações culturais aguardavam os expedicionários.






—————————–
Nota do blog (NB): Fotos são de autoria do craque Helder Messias. Ele acompanha a balsa como repórter fotográfico, e dirigindo imagens para um documentário que a VídeoV irá produzir.
Wilson Araujo Barros
26 de abril de 2013 - 13:57Meu amigo, estas fotos trouxeram-me imagens da nossa inesquecível infância marabaense. Êta saudades…
railaine
25 de abril de 2013 - 10:26foi muito bom ver essa balsa
Jorge Antony F. Siqueira
25 de abril de 2013 - 04:55Caro Hiroshi, confesso uma pontinha de inveja dos componentes da balsa. Uma verdadeira aventura a viagem. Mais uma vez, parabens aos tripulantes. Registros(fotos) sensacionais. Desde já, estou ansioso e sou candidato à aquisição do vídeo quando, e se assim for disponibilizado. Para o lançamento do documentario(vídeo), que tal uma noite por exemplo, num dos hoteis da cidade ? Em 25.04.13, Mba.-PA.