Hiroshi Bogéa On line

Balsa de buriti começa a ganhar contorno

 

 

 

S

Ao final da tarde de quinta-feira,  11, os construtores da balsa de buriti que fará trajeto de Estreito (MA) a Marabá, descendo ao comportamento da correnteza o rio Tocantins, haviam edificado quatro embornos (foto acima).

Durante a quarta-feira, chegou-se a conclusão  de que a quantidade de talos de buriti prevista (600 unidades)  não  daria para concluir a obra.

Os construtores do meio de transporte informaram a Bruno Scherer, coordenador do projeto da Fundação Casa da Cultura de Marabá, que seria necessário mais quatrocentos talos.

Impasse, devido a  dificuldade para se encontrar a matéria-prima na região de Estreito.

No entanto, consultado  representante da Secretaria de Cultura daquele município, soube-se que havia uma reserva de buritizal na região de Carolina, numa distância de 40 km do local onde está sendo construída a balsa.

Imediatamente, Bruno e os construtores  se deslocaram pela BR-010, sentido Carolina, numa área de brejo que deságua no rio Tocantins.

Ali, foi possível obter o produto.

Somente por volta de 19 horas, a equipe chegou a Estreito, descarregando a matéria-prima.

Esse impasse atrasará em um dia  a entrega da balsa, no entanto, a quantidade de talos obtida permitirá concluir a obra, dentro de seu tamanho projetado.

Nesta sexta-feira, por volta de 14 horas, equipe de cinegrafistas e repórteres da VídeoV chegará a Estreito, para iniciar trabalhos de gravação para a produção de um vídeo documentário do projeto Balsa de Buriti, acompanhando seu trajeto até Marabá.

 

S

 

Equipe trabalha na construção da balsa de buriti, às margens do Tocantins, na cidade de Estreito (MA).
Equipe trabalha na construção da balsa de buriti, às margens do Tocantins, na cidade de Estreito (MA).
Post de 

3 Comentários

  1. david

    14 de abril de 2013 - 19:08 - 19:08
    Reply

    gostaria de saber se na passagem por imperatriz tera alguma solenidade.um abraço ao povo de marabá e parabêns pelo blog..

    • Hiroshi Bogéa

      14 de abril de 2013 - 19:37 - 19:37
      Reply

      David, a balsa de buriti ficará ancorada em Imperatriz. Na programação da Casa da Cultura, a data é dia 22 de abril, mas como não se sabe ainda a velocidade com que ela descerá o rio, já que não tem propulsores, estima-se para o final desta semana a divulgação de uma data exata. Isto será possível, calculando-se a média percorrida por dia, da saída da balsa de Estreito, quarta-feira, até a próxima sexta-feira, dia 21. O blog divulgará aqui. Em Imperatriz, há programação oficial elaborada pela prefeitura local.

  2. Jane Dailha

    12 de abril de 2013 - 21:07 - 21:07
    Reply

    Caros amigos e amigas leitoras deste blog. Quero compartilhar minha indignação e revolta. Hoje fiquei precisamente 04:25min na agencia 565 do Banco do Brasil Nova Maraba. E lamentável que tenhamos de passar por tal situação. Na agencia você fica uma hora pára legar senha do lado de fora. Quando consegue entrar no Banco espera-se no mínimo 02:00 para ser atendida. Os direitos do consumidor estão sendo totalmente esquecidos e a lei municipal que garante atendimento de ate 30min nao tem valor algum, o que fazer? Postei minhas indignações no face, inclusive para o executivo que já se manifestou solidário a minha indignação. Nós clientes destas agencias precisamos que alguém tome as providencias legais, sem que tenhamos que acionar a justiça. Obrigada e tenho dito.

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *