Ao final da tarde de quinta-feira, 11, os construtores da balsa de buriti que fará trajeto de Estreito (MA) a Marabá, descendo ao comportamento da correnteza o rio Tocantins, haviam edificado quatro embornos (foto acima).
Durante a quarta-feira, chegou-se a conclusão de que a quantidade de talos de buriti prevista (600 unidades) não daria para concluir a obra.
Os construtores do meio de transporte informaram a Bruno Scherer, coordenador do projeto da Fundação Casa da Cultura de Marabá, que seria necessário mais quatrocentos talos.
Impasse, devido a dificuldade para se encontrar a matéria-prima na região de Estreito.
No entanto, consultado representante da Secretaria de Cultura daquele município, soube-se que havia uma reserva de buritizal na região de Carolina, numa distância de 40 km do local onde está sendo construída a balsa.
Imediatamente, Bruno e os construtores se deslocaram pela BR-010, sentido Carolina, numa área de brejo que deságua no rio Tocantins.
Ali, foi possível obter o produto.
Somente por volta de 19 horas, a equipe chegou a Estreito, descarregando a matéria-prima.
Esse impasse atrasará em um dia a entrega da balsa, no entanto, a quantidade de talos obtida permitirá concluir a obra, dentro de seu tamanho projetado.
Nesta sexta-feira, por volta de 14 horas, equipe de cinegrafistas e repórteres da VídeoV chegará a Estreito, para iniciar trabalhos de gravação para a produção de um vídeo documentário do projeto Balsa de Buriti, acompanhando seu trajeto até Marabá.

david
14 de abril de 2013 - 19:08gostaria de saber se na passagem por imperatriz tera alguma solenidade.um abraço ao povo de marabá e parabêns pelo blog..
David, a balsa de buriti ficará ancorada em Imperatriz. Na programação da Casa da Cultura, a data é dia 22 de abril, mas como não se sabe ainda a velocidade com que ela descerá o rio, já que não tem propulsores, estima-se para o final desta semana a divulgação de uma data exata. Isto será possível, calculando-se a média percorrida por dia, da saída da balsa de Estreito, quarta-feira, até a próxima sexta-feira, dia 21. O blog divulgará aqui. Em Imperatriz, há programação oficial elaborada pela prefeitura local.
Jane Dailha
12 de abril de 2013 - 21:07Caros amigos e amigas leitoras deste blog. Quero compartilhar minha indignação e revolta. Hoje fiquei precisamente 04:25min na agencia 565 do Banco do Brasil Nova Maraba. E lamentável que tenhamos de passar por tal situação. Na agencia você fica uma hora pára legar senha do lado de fora. Quando consegue entrar no Banco espera-se no mínimo 02:00 para ser atendida. Os direitos do consumidor estão sendo totalmente esquecidos e a lei municipal que garante atendimento de ate 30min nao tem valor algum, o que fazer? Postei minhas indignações no face, inclusive para o executivo que já se manifestou solidário a minha indignação. Nós clientes destas agencias precisamos que alguém tome as providencias legais, sem que tenhamos que acionar a justiça. Obrigada e tenho dito.