Balé Folclórico da Amazônia se apresenta em Marabá

Publicado em 26 de novembro de 2014

 

Cultura

O  espetáculo Dançares Amazônicos, do Balé Folclórico da Amazônia,  fará duas apresentações na cidade, nos próximos dias 29 e 30 – numa iniciativa da Secretaria de Cultura de Marabá, com apoio do Ministério da Cultura.

O espetáculo envolve cerca de 30 artistas, entre músicos e bailarinos de projeção folclórica, e  terá como palcos, a Escola Irmã Theodora, no Bairro Liberdade, onde a apresentação ocorre a partir das 16h de sábado (29); e a Praça São Félix de Valóis, na Marabá Pioneira, onde será montado um cenário, onde a apresentação está prevista para iniciar às 19h.

Musical se mistura com a dança clássica e contemporânea, em meio as cores dos figurinos.

Carimbó, siriá e lundu são as danças tradicionais paraenses que compõem a apresentação, que conta ainda com uma representação de tradições indígenas em sua abertura.

O Balé Folclórico da Amazônia nasceu no distrito de Icoaraci há 24 anos, mais precisamente em 1990, usando  inicialmente  o nome de Grupo de Tradições da Amazônia (GTAM), tem como fonte de inspiração de seus espetáculos as manifestações do folclore e cultura popular da Amazônia.

Ao longo de sua trajetória o grupo já realizou 10 turnês internacionais, participando como representante do Brasil em mais de 100 festivais internacionais realizados na Europa e Américas. Além de cerca de 20 apresentações em todas as regiões do Brasil, destacando-se: Encontro Nacional de Folguedos do Piauí; Encontro das Nações-SC; Festival Internacional do Folclore de Passo Fundo-RS; Festival Internacional de Folclore de Pirenópolis (GO); Festival Nacional do Folclore de Tocantins; Festival Nacional de Folclore de Olímpia-SP.

Tendo obtido inúmeras premiações internacionais, destaca-se em ser o único grupo brasileiro a obter a medalha de bronze na mostra competitiva de Dijon na França, e ser indicado no México para o prêmio Lunas Del Auditório, na categoria melhor espetáculo de folclore e tradição.